Frutos vermelhos: os super alimentos do século XXI

O aumento do número de casos de cancro em vários países coincide com o desenvolvimento da indústria alimentar, que levou a alterações desfavoráveis dos hábitos alimentares da população. Esses alimentos prejudiciais são sobretudo alimentos processados, refinados, açucarados, muitos deles carregados de aditivos.

A consciência alimentar é uma questão que poderá fazer toda a diferença na sua vida e que o poderá ajudar a prevenir o cancro e até a tratar, quando aplicada em concomitância com outras terapias com a mesma finalidade.

É importante referir que se quer realmente prevenir o cancro ou se está em tratamento da doença, deverá abolir determinados alimentos prejudiciais, nomeadamente: Açúcares (bolos, bolachas, chocolates, refrigerantes, etc.), lacticínios (leite, queijos, iogurtes), cereais refinados (optar sempre pelos integrais). Se está em tratamento de cancro deverá considerar seriamente abandonar o consumo de alimentos de origem animal. Se a sua ideia é adoptar uma medida preventiva, deverá evitar o seu consumo, principalmente no que toca às carnes vermelhas.

Obviamente que os hábitos alimentares não são os únicos a determinarem o desenvolvimento, ou não, do cancro. Outros factores como o stresse e o sedentarismo (já para não falar em tabagismo e consumo de álcool), influenciam fortemente o desenvolvimento desta doença. Mas sendo a alimentação um apecto que controlamos de uma forma mais directa, através das nossas decisões diárias sobre os alimentos que iremos ou não consumir, acredito que valerá muito a pena, lançar um olhar mais atento e criterioso aos produtos que iremos permitir que entrem nas nossas casas.

Muitos mais existem, mas comece por incluir na sua dieta os 8 alimentos anticancro que se seguem:

 

1.       Frutos vermelhos

Framboesas, mirtilos, amoras, morangos, cerejas, são frutas de alto potencial antioxidante, protegendo o organismo contra substâncias denominadas por radicais livres, que se formam devido a factores como o stresse, toxicidade, alimentação inadequada e que são susceptíveis de causar cancro.

 

2.       Açafrão

O açafrão é a especiaria que confere a cor amarelada aos cozinhados tradicionais da Índia. Ele possui um fito-nutriente, a curcumina, que possui um efeito positivo comprovado na inibição de células cancerígenas, para além de ter também um excelente efeito ati-inflamatório.

 

3.       Brócolo

Possui importantes fito-nutrientes que promovem a desintoxicação das células afectadas por determinadas substâncias nocivas, susceptíveis de causar cancro.

 

4.       Alho

O alho contém mais de 200 compostos biologicamente activos, nomeadamente enxofre, glutatião e cisteína que protegem contra a formação de células cancerígenas e contra o desenvolvimento de metástases.

 

5.       Cogumelos

Muito utilizados na China e no Japão para melhorar o funcionamento do sistema imunitário, os cogumelos como o reishi, shiitake e maitake, podem ser utilizados para prevenção e também para o tratamento do cancro. Se não os encontrar para consumo como alimentos, poderá tomá-los como suplemento.

 

6.       Espinafres

As suas propriedades anticancerígenas estão relacionadas com o seu teor em clorofila e caroteno, importantes substâncias na prevenção e tratamento do cancro.

 

7.       Romã

Estudos recentes comprovam a acção inibitória de células cancerígenas conferida pela romã. Esta fruta possui também fito-nutrientes com acção antioxidante e anti-inflamatória. Pode utilizá-la na preparação de sumos ou batidos.

 

8.       Gengibre

Esta raiz ganha cada vez mais popularidade no ocidente devido às suas inúmeras utilizações terapêuticas. O gengibre tem um papel de destaque face ao cancro, já que possui uma elevada capacidade anti-inflamatória, assim como estimula o sistema imunitário. Pode utilizá-lo ralado para fazer chá, ou na confecção de pratos, nomeadamente em saldadas.

 

Para mais informações poderá contactar via e-mail para:

dianapatricio.naturopata@gmail.com

Para marcação de consulta contacte:

Gabinete de Saúde (Lisboa)

Telefone: 21 317 41 44 ou 92 912 51 12

Gabinete de Saúde (Carnaxide)

Telefone: 21 410 56 33 ou 91 211 60 61

Clínica FEM (Mafra)

Telefone: 261 812 198 ou 96 365 50 55

Mais no portal

Beleza e Saúde

Experiementei a receita de dois ingredientes que dizem ser muito saciante

Se o desafio envolve comida, não há como recusar, não é?

Lifestyle

2021 irá trazer uma boa dose de funk a Portugal

O próximo ano ficará marcado pela 1ª edição do Kondzilla Festival em Lisboa. Kevinho e David Carreira já estão confirmados.

Beleza e Saúde

7 motivos pelos quais não consegue ter um orgasmo

Se não é o seu caso, com certeza já ouviu as queixas de alguma amiga, certo? Entenda por que algumas mulheres sentem esta dificuldade.

Celebridades

Ex-namorada de Drake Bell acusa-o de violência doméstica

A atriz conta que o companheiro a chegou a arrastar pelas escadas de casa.

Celebridades

Angelina Jolie acredita que está a acontecer algo estranho no divórcio com Brad Pitt

Apesar de já estarem oficialmente divorciados, os dois ainda têm algumas questões a decidir, nomeadamente sobre os filhos e finanças.

Celebridades

Pippa Middleton não queria convidar Meghan para o casamento

Rumores de que a irmã de Kate sentia alguma inveja da companheira de Harry parecem ter sido confirmados numa obra recente.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: truques para comer gelados sem engordar

Não precisa de eliminar este tipo de alimento por completo, mas sim saber as melhores dicas para o consumir com moderação.

Celebridades

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger dão as boas-vindas ao primeiro filho

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger celebraram o primeiro aniversário de casamento em junho e assinalam agora a chegada do primeiro filho.

Moda

Estes são os ténis que vão dar um novo fôlego à sua corrida

O regresso de um clássico, em novas cores.

Celebridades

Simon Cowell no hospital após acidente de bicicleta

O jurado do 'America´s Got Talent' está no hospital.

Lifestyle

Unique Sushi Lab: onde comer é sempre uma (boa) surpresa

O restaurante que os amantes de sushi têm de conhecer e que ér capaz de converter mesmo os mais desconfiados em fãs da culinária japonesa. A culpa é do chef Johnny Keep.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel