mel.jpg

Getty Images/iStockphoto

Os gregos apelidavam-no de néctar dos deuses, tantas eram as propriedades que lhe reconheciam, e consta que os atletas olímpicos tinham por hábito tomá-lo antes e depois das competições, para um aporte de energia extra. Por cá, as receitas tradicionais à base de mel com limão para curar as constipações e gripes também são conhecidas, mas os benefícios do mel vão além de boa fonte energética e mezinha para a constipação.

E tudo começa nas abelhas, que tiram  o néctar das flores e o transformam através das enzimas presentes na sua saliva e estômago…

Um doce para a saúde

Apesar de ser composto por 82 por cento de açúcar e de ter um índice glicémico alto (104), o açúcar do mel é complexo, o que significa que é de absorção mais lenta do que o açúcar refinado, por exemplo.

Pode por isso usá-lo em substituição do açúcar para adoçar o chá ou outras bebidas – basta uma colher de chá. Junte canela para reforçar o sistema imunitário e use como substituto do doce no pão, tostas ou em  bolachas. Lembre-se que o seu consumo deve ser ainda mais moderado em caso de diabetes ou obesidade.

O mel é também rico em vitaminas do complexo B, tiamina, riboflavina e ácido pantoténico, e tem pequenas quantidades de minerais, como potássio, fósforo, ferro, magnésio, sódio e zinco. Também contém um teor considerável de antioxidantes, sobretudo as variedades florais mais escuras.

Este alimento natural tem inúmeras propriedades conhecidas da tradição popular e reconhecidas pela comunidade científica, nomeadamente como antibacteriano, antissético, cicatrizante e fungicida, o que faz dele um bom aliado no tratamento de feridas e pequenas queimaduras.

Atenção aos antibióticos 

A Deco tem vindo a seguir a presença de antibióticos no mel vendido em Portugal. Em 2003, na análise de 20 amostras detetou antibióticos em metade. Quatro anos depois, apesar de melhores resultados, algumas amostras continuavam com antibióticos. João Casaca, da Federação Portuguesa de Apicultores, garante que a situação melhorou: “Fizemos um rastreio e em 2008 já não havia resíduos no mel português.” Problema: muitas marcas têm na composição mel de várias proveniências e os rótulos atuais não obrigam à especificação do país de origem, bastando a menção ‘dentro ou fora da UE’. Melhores garantias oferece,  por isso, o  mel com ‘Origem Portugal’, só que este rótulo só é possível em produções inferiores a 500kg. Na prática, encontra-o em feiras ou quintas de produtores particulares. Vale a pena procurar.

Relacionados

Beleza e Saúde

Como permanecer em forma após o final do verão

No final do verão, em que o tempo de praia chegou ao fim, muitas pessoas tendem a descuidar da alimentação, passando a permitir-se a alguns excessos e descuidos. Com o regresso ao trabalho e às rotinas diárias, aliados à falta de tempo, esta tendência costuma acentuar-se. No entanto a atenção e o cuidado com a forma física e alimentação devem ser contínuos, uma missão que não é necessariamente complicada.

Beleza e Saúde

Os novos açúcares: amigos ou inimigos?

Aparecem como um eldorado para quem procura alternativas mais saudáveis ao açúcar tradicional. serão mesmo melhores? Fomos investigar.

Beleza e Saúde

Os beneficios do agrião

Multiplicam-se os estudos que comprovam os benefícios do agrião para a saúde, sobretudo na prevenção do cancro.

Beleza e Saúde

Alimentos que casam bem

A nutrição partilha o mesmo princípio de um casamento: dois alimentos devem ser mais poderosos juntos que separados. Seja uma ‘casamenteira’ perfeita e aposte nas relações com mais futuro.

Beleza e Saúde

Os 5 Alimentos que Estão a Destruir os Seus Ossos

Descubra o que pode estar a sabotar o seu 'intake' de cálcio

Mais no portal

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Comportamento

Como lidar com a frustração sexual?

Existem várias causas para a insatisfação com a vida íntima, que pode afetar a qualidade de vida em geral.

Moda

Saiba como fazer uma mala de férias sem complicações

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para escolher os derradeiros essenciais de viagem.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

Celebridades

O interior do frigorífico de Selena Gomez revela muito sobre a cantora

A estrela norte-americana mostrou o que armazena neste eletrodoméstico, bem como no congelador.

Beleza e Saúde

5 produtos de skincare que testei há um ano e agora fazem parte da minha rotina

O mais barato custa menos de 3 euros.

Moda

Criei 5 visuais diferentes com uma peça de roupa que todas temos no roupeiro

Por vezes - e falo por experiência própria -, só precisamos de um pouco de originalidade para não nos cansarmos daquilo que vestimos.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel