iStock_79579741_XLARGE.jpg

Sukharevskyy Dmytro

Nos regimes para emagrecer tem sido hábito ao longo de anos introduzir produtos lácteos, sobretudo nas refeições intercalares, naquilo a que se vulgarizou chamar snacks.

Quando falamos de produtos lácteos estamos a falar de leite, de iogurtes e de queijo. Um copo de leite de 2 dl (uma embalagem pequena) varia entre 70 e 110 kcalorias conforme é magro, meio gordo ou gordo. A embalagem de 2 dl de leite meio-gordo, que é prática para levar no saco ou na mochila tem 95 kcalorias. O mesmo que algumas barritas. E é rico em nutrientes, particularmente proteínas e cálcio.

Infelizmente a moda da intolerância ao leite, que só é verdade para algumas pessoas, levou ao comércio de bebidas vegetais que substituem o leite, como é o caso da soja, e que não têm o mesmo valor nutricional e não fazem parte da nossa cultura ancestral. O nosso organismo não foi selecionado para a ingestão de soja ao longo de milénios, porque a cultura deste vegetal não faz parte das tradições da região europeia.

O abandono do leite, dos iogurtes e dos queijos para os snacks pode ser uma perda para os regimes alimentares. E também os intolerantes poderão comer iogurtes e queijo, nos quais ou não há lactose de todo ou existe em quantidades insignificantes.

Para investigar os efeitos dos produtos lácteos sobre a evolução do peso, um grupo de investigadores (Susanne Routiainen e colaboradores) levaram a cabo um grande trabalho de avaliação dos seus efeitos, que publicaram em Fevereiro passado (2016) no American Journal of Clinical Nutrition. A ideia foi avaliar o efeito de consumo de produtos lácteos num longo período em mulheres de peso normal.

Estudaram o que é que se passou com o peso de 18.439 mulheres com idade igual ou superior a 45 anos, sem doenças cardiovasculares, cancro ou diabetes, com peso normal. Seguiram-nas ao longo de uma média de 11 anos, sendo que alguns seguimentos foram até 18 anos, com questionários de frequência alimentar e registo dos pesos. No final, deste conjunto de mulheres 8238 tinham-se tornado pessoas com excesso de peso ou obesidade. Curiosamente aquelas que tinham ingerido produtos lácteos totais ganharam menos peso que as que ingeriram produtos magros e portanto tinham menos risco de ganharem excesso de peso. Concluíram que um maior consumo de produtos lácteos totais tem importância na prevenção de ganho de peso em mulheres de meia idade ou mais velhas que tenham um peso normal.

Embora inicialmente todas tivessem um peso normal, poderemos pôr a hipótese que aquelas que notavam maior tendência para engordar tenham começado a usar produtos lácteos magros. Mas não há dúvida é que não foi o consumo de produtos lácteos que constituiu um risco de ganhar peso, pelo contrário.

*Médica endocrinologista

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Mais no portal

Inspirações

Paulo Pascoal: "Temos de deixar de ver os negros como 'os outros'"

Falámos com o ator Paulo Pascoal sobre o significado do assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, e o impacto que este teve (e continua a ter) em todo o mundo.

Lifestyle

Diz quem sabe: este caso real prova que é possível poupar no crédito habitação

Saiba como, através destas dicas.

Celebridades

Foi revelada a causa da morte de Gregory Tyree Boyce e da namorada

O ator de "Crepúsculo" e a companheira foram encontrados em casa, sem vida, no passado mês de maio.

Celebridades

Meghan reflete sobre as suas experiências com o racismo em vídeo de 2012

Num vídeo viral que ressurgiu online, Meghan, que é fruto de uma relação inter-racial, entra em detalhes sobre como o racismo a afetou pessoalmente.

Celebridades

Atores de "Glee" acusam Lea Michele de racismo durante as gravações

As denúncias são bastante explícitas e algo chocantes.

Beleza e Saúde

Maquilhadora de Kendall Jenner revela os segredos de beleza da modelo

Numa entrevista recente, Mary Phillips ensinou a recriar os momentos de beleza de uma das suas clientes mais famosas, Kendall Jenner.

Comportamento

Diz quem sabe: Vai ficar tudo bem no regresso à escola

Os conselhos de parental coach Carolina Vale Quaresma para esta nova fase.

Beleza e Saúde

Os 5 principais erros cometidos na utilização da máscara de proteção

Veja se está a fazer um uso correto deste produto que se tornou tão importante nas nossas vidas devido à atual pandemia.

Beleza e Saúde

Dois ingredientes, um tratamento incrível para a celulite e a retenção de líquidos

Está é daquelas dicas que vocês vão amar. Quer tenham retenção de líquidos ou celulite, esqueçam. Já foi!

Beleza e Saúde

Os 5 passos que todas as pessoas com pés bonitos seguem

Siga estas dicas e prepare as sandálias e os chinelos!

Lifestyle

Dia de Portugal assinalado com Maratona de Leitura d'Os Lusíadas

Uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II que pode ser assistida online.

Comportamento

Teletrabalho: saiba quantos colaboradores admitem ver conteúdos para adulto nos computadores profissionais

Uma análise à mudança de comportamentos e à dificuldade de separar a vida pessoal da laboral.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel