iStock_000086474989_Large.jpg

Photographer:Marjan Apostolovic

Sim, eu sei que não é fácil.

Para as mulheres e homens que passam ou passaram na primeira pessoa por esta realidade, não é fácil. Para os filhos que presenciaram e sentiram, independentemente da fase de desenvolvimento em que se encontravam, esta realidade, não é fácil. Para os pais, tios, primos, amigos e as demais pessoas significativas que rodeiam e/ou rodearam pessoalmente estas personagens principais, não é, igualmente, de todo, fácil.

Não é fácil, mas é necessário.

Não é fácil porque parece que sentimos que nos estão a tocar, e por vezes a invadir, feridas muito profundas. Muitas delas, ainda não saradas. Feridas que derivaram da sensação de penetrante ansiedade, irritabilidade e/ou tristeza que assolou inúmeros momentos que se expectavam de grande felicidade e leveza e se tornaram em momentos densos – pequenos pesadelos – que preferimos maioritariamente esconder. Dos quais pretendemos fugir, ou ultrapassar o mais rapidamente possível, para viver, finalmente, os tais momentos ímpetos de doces e confortáveis sensações associadas à tal maternidade e paternidade, esperada por nós, e por todos, ao longo de tantos meses, e por vezes, anos.

E atenção, que fugir, tentar ultrapassar, não falar, esconder ou até mesmo fingir que não aconteceu, ou não está a acontecer, é de alguma forma, condenável. Não estou aqui para julgar. Estou simplesmente a escrever, para tentar sensibilizar todas as personagens que já fizeram parte do enredo do filme denominado por Depressão Pós-Parto, para a partilha. Estou simplesmente a escrever, porque acredito que falar sobre Depressão Pós-Parto, seja quem passou na primeira ou na segunda pessoa, seja quem viu de longe, ou nunca viu, seja muito melhor do que ficar calado. Se pensarmos bem, é exatamente por andarmos calados durante tantos anos (e continuarmos) que temas como este, temas como a Depressão Pós-Parto, ainda são motivo de ligação a sentimentos de culpa, vergonha e autojulgamento por parte de muitos homens, mulheres e respetivas famílias que passam ou já passaram por situações como esta.

Ficarmos calados perante esta realidade, é o mesmo que gritar silenciosamente uma dor que não passará por si só. Para mim, é o mesmo que sermos cúmplices das passagens que farão parte da nossa história como consequência da vivência desta realidade, desta patologia que é, e que precisa de acompanhamento especializado. Deste universo de informação que estudo, interpreto e falo todos os dias, acreditando que desta forma, outros se juntarão a mim para falar também sobre o tema. Falar, para também aliviar o que for possível dessa realidade que se instala, muitas vezes de fininho sem nos apercebermos, e outras de forma tão abrupta, nas pessoas que com ela lidam ou já lidaram. Deste apelo que é, a Depressão Pós-Parto.

Por isso, eu desafio-vos a falar, ou pelo menos, a refletirem sobre o tema e compreenderem se vos faz algum sentido.E então, vamos falar sobre Depressão Pós-Parto?

Ana Vale, autora do blog Mulher Filha Mãe

Movimento Depressão Pós-Parto

Mais no portal

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: os alimentos e o Feng Shui

Entenda esta relação, que pode ajudar-nos a entender quais os tipos de alimentos que devemos privilegiar.

Moda

Este truque de styling é uma arma secreta para parecer mais alta

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, partilho um segredo simples que alonga as pernas de uma forma natural.

Lifestyle

ACTIVA de outubro: olhar para dentro

Já nas bancas.

Beleza e Saúde

7 sinais que podem indicar que já esteve infetado com covid-19

Sabe identificar os avisos que o seu organismo lhe dá?

Lifestyle

Experimentei um pequeno-almoço com menos de 200 calorias

Três ingredientes fazem desta uma receita saborosa e muito fácil de preparar (até no microondas).

Celebridades

Será que já nasceu a bebé de Gigi Hadid?

Eis os motivos que têm feito os fãs acreditar que sim.

Celebridades

Júlia Palha mostra como o soutien certo pode elevar a autoestima

A embaixadora da Intimissimi revela como escolhe soutiens, qual a sua peça preferida e como usar uma lingerie para deixar um visual sensual e divertido

Moda

10 malas à prova de chuva

Quando a meteorologia é incerta, há que fazer escolhas seguras.

Celebridades

Michelle Obama lembra quando o irmão foi acusado de roubar a própria bicicleta

O incidente ocorreu com dois agentes da polícia de Chicago.

Celebridades

A surpreendente origem do nome "Beyoncé"

A mãe da artista revelou um facto inesperado acerca da filha.

Celebridades

Cardi B e Offset vão divorciar-se

Foi a artista quem avançou com os documentos.

Beleza e Saúde

As três grandes tendências de cabelos para as estações mais frias

A Schwarzkopf Professional lança uma nova coleção para reiventar os seus fios.