Bebé dormir.jpg

Tinha algumas dúvidas sobre o conceito de depressão pós-parto e sentia que estava a passar por uma situação semelhante. Falámos durante algum tempo, e pedi-lhe autorização para copiar para o blog este excerto da nossa conversa, pois já não é a primeira vez que ‘ouço’ alguém constatar este tipo de afirmação.

Falo-vos do medo de assumir a possibilidade de uma depressão pós-parto. No medo de assumir que algo não está bem, por medo de se ser confrontado com a opinião ‘dos outros’ face ao que se sente. Por medo de se ser considerada má mãe por não se viver a maternidade de forma tão feliz como as outras mães. Por medo de se ser julgada quanto ao que se sente no momento. Por medo de se ser mal interpretada. Por medo de se achar que uma mulher que poderá estar a desenvolver uma depressão pós-parto “está com manias e que depressão pós-parto é coisa de gente fraca”.

Ora, em 1547, o Dr. João Rodrigues de Castelo Branco exemplificou este tipo de perturbação num dos seus registos clínicos na época, referindo-se a “uma mulher que ao dar à luz se tornava melancólica e louca“. Contudo, esse tipo de caracterização rapidamente se começou a verificar ultrapassada, pois como o povo diz (e bem, no meu ponto de vista) – de médicos e loucos, todos nós temos um pouco. Assim sendo, caros leitores, chamo a vossa atenção para a afirmação que farei de seguida e que nada mais é do que a constatação da mais pura realidade neste contexto: A “Depressão” , no sentido profundo e lato da palavra, é pura e ‘simplesmente’, uma doença. Não é loucura. Não é mania. Não é coisa de gente fraca.

E tendo em conta esta afirmação, recordei-me de imediato de uma imagem que uma vez partilhei no facebook do blog e que anexo neste post, para reforçar ainda mais a última afirmação. Foi uma das capas de uma revista de psicologia.

Seja uma Depressão Pós-Parto, ou não, à qual a respetiva leitora se referia, a verdade é que muitas são as mulheres e homens que passam por este tipo de realidade, e se confrontam com o medo e com a vergonha de assumirem o seu problema perante os próprios e perante terceiros. Isto, leva a que qualquer tipo de apoio que seja necessário – desde o diagnóstico até à reabilitação – chegue, muitas vezes, tardiamente.

Já o Prof. Dr. António Macedo e a Dra. Ana Telma Pereira, no seu livro referem que “As mulheres também podem adiar o pedido de ajuda para tentarem conformar-se ao mito ocidental da felicidade na maternidade. Isto é, na gravidez e pós-parto qualquer mulher deve sentir-se feliz. As mulheres que não sentem essa suposta felicidade podem desenvolver sentimentos de vergonha, culpa, fracasso ou medo de serem estigmatizadas ou que lhes sejam retirados os filhos por receio de serem vistas como más mães” (p. 11).

E a realidade, à qual também vou tendo acesso com o trabalho que vou realizando através do blog, é que muitas são as mulheres que passam por uma experiência deste género, menos feliz no pós-parto, e dessas, muitas são as que referem este tipo de receio.

Também sei perfeitamente que este tipo de estigmatização continuará a existir, enquanto por detrás de um qualquer ser humano estiver uma sociedade pouco informada e nulamente sensibilizada para questões deste género. No entanto, é também para isso que espaços como estes servem.

Uma das formas que aqui se encontrou para combater o estigma sentido por muitas mulheres que passam por este tipo de realidade foi o Movimento Depressão Pós-Parto. Não deixem de lhe dar uma expressão: a vossa.

Ao aderirem, contribuem também para fazer face ao estigma que muitas destas pessoas sentem, por não terem iniciado o percurso da maternidade de forma tão feliz como sentiam que seria expectável.

Qualquer dúvida, questão ou sugestão, não hesitem!

blog@mulherfilhamae.pt

Relacionados

Beleza e Saúde

Infertilidade: quando ter um filho é um sonho adiado (mas não impossível)

Falámos com dois especialistas da área da infertilidade, da AVA Clinic, e desmistificámos algumas das questões sobre este tema.

Beleza e Saúde

Estudo: 1 em cada 6 casais portugueses sofre de infertilidade

A Sociedade Portuguesa de Medicina de Reprodução (SPMR) decidiu fazer um estudo sobre a Fertilidade dos Portugueses

Beleza e Saúde

Filipa Fonseca Silva: O lado menos cor-de-rosa da maternidade

É publicitária, mãe de Tiago e Carlota, blogger (Crónicas de uma Fashion Victim) e publicou um livro, ‘Coisas que uma mãe descobre (e ninguém fala)’, no qual desabafa, na primeira pessoa e com muito humor, sobre o mundo da gravidez e a da maternidade, nas partes menos ‘cor-de-rosa’ que descobriu à sua custa.

Beleza e Saúde

Grávidas têm agora uma app gratuita com tudo o que precisam

A marca promete revolucionar o acompanhamento da maternidade

Beleza e Saúde

Vamos falar sobre Depressão Pós-Parto?

O que sabe sobre um tema que afecta tantas mulheres?

Beleza e Saúde

Baby blues e Depressão Pós-parto: Duas realidades (muito) diferentes.

A verdade é que ter um bebé é por si só stressante! Não interessa o quanto se desejou este momento ou o quanto se ama esse filho.

Mais no portal

Celebridades

Simon Cowell no hospital após acidente de bicicleta

O jurado do 'America´s Got Talent' está no hospital.

Lifestyle

Unique Sushi Lab: onde comer é sempre uma (boa) surpresa

O restaurante que os amantes de sushi têm de conhecer e que ér capaz de converter mesmo os mais desconfiados em fãs da culinária japonesa. A culpa é do chef Johnny Keep.

Moda

"Eco friendly', portuguesa e trendy: esta é a marca de denim que tem de conhecer

A loja online da My Fair by Just.O disponibiliza ainda alguns best sellers da coleção primavera-verão de 2020, como o Curry Hoddie ou o camisolão oversized.

Beleza e Saúde

Aprenda a recriar esta maquilhagem perfeita para um "date" de verão

Na rubrica Beauty Spot desta semana, partilho o tutorial de um visual simples para um encontro romântico.

Beleza e Saúde

#ActivaEmCasa. O treino da semana do CrossFit Cais

Mais uma segunda-feira, mais um circuito de exercícios preparado pela personal trainer Susana Carromeu.

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel