Gelados fruta.jpg

Não há nada como a frescura de uma bola de gelado no verão. Mas por mais delicioso que seja, a seguir ficamos a pensar nos estragos na operação biquíni. A boa notícia é que nem todos são ‘maus’. Aliás, “os que são à base de leite ou iogurte podem até ser interessantes do ponto de vista nutricional já que são fonte de minerais como o fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B e D. O que estraga tudo são as natas, que os tornam ricos em gorduras saturadas, e as adições de açúcares e corantes”, lembra Lillian Barros. No caso dos gelados de água, o cenário altera-se: têm menos calorias, mas também pouca concentração de macro e micronutrientes. A regra a não esquecer, em qualquer tipo de gelado, é ver sempre os açúcares adicionados. Mas há outros cuidados fundamentais para aproveitar os gelados ao máximo e ter as calorias no mínimo.

Regra de ouro. Leia sempre a lista de ingredientes. “Os que aparecem em primeiro lugar são os que existem em maior quantidade, por isso esteja atenta, se ler nata, açúcar, caramelo, os mais prejudiciais para a linha!”

Gelado de nata vs Gelado de iogurte. É uma troca inteligente, pois pode dar-nos o prazer de comer um gelado sem pensar (tanto) nas calorias. Os gelados à base de leite têm natas adicionadas, para se tornarem mais cremosos. Ou seja, estão cheios de gordura saturada e são mais calóricos. Já o gelado de iogurte, normalmente menos gordo, tem um conteúdo proteico mais elevado e é menos calórico.

Na lista a evitar. Independentemente da marca, os mais calóricos são normalmente os de manteiga de amendoim, de caramelo, de chocolate e cheesecake.

A quantidade ideal. Comer um gelado (dose individual) pode ser um bom truque para limitar a quantidade, sem reduzir na dose de satisfação. Quando temos uma caixa de gelado no congelador, começamos a comer e depois torna-se difícil parar. E com uma televisão em frente torna-se ainda mais difícil ter controlo. Esquecemo-nos das doses recomendadas e excedemos de forma astronómica as calorias.
A escolha certa. As gelatarias são verdadeiras tentações com mil hipóteses para colorir e tornar os gelados ainda mais doces e apelativos. Evite males maiores escolhendo fruta fresca, frutos secos (não caramelizados) ou até raspas de chocolate negro com mais de 70% de cacau. Para não estragar a ‘pintura’ ficam de fora as bolinhas de chocolate e os toppings (de qualquer tipo).

Opções nos supermercados. Comer um gelado sem sair da dieta não é uma missão impossível. “No mercado existem algumas opções sem adição de açúcar (ex. Pura Vida do Pingo Doce) ou então basta procurar gelados sem base de leite, como é o caso dos sorbets, preparados a partir do puré de fruta. Aqui, a regra é sempre a mesma: verificar os rótulos e analisar a quantidade de açúcar”, reforça a nutricionista.

Gelado sob controlo. É possível fazer um gelado caseiro em 5 minutos e bastante saudável. Junta o melhor de dois mundos, um gelado saboroso e com poucas calorias. O truque é escolher os ingredientes para uma sobremesa rica em nutrientes e sem os açúcares e gorduras dos gelados normais.

RECEITAS

Gelado detox
• Utilize sumo de frutas e vegetais feito em casa. Pode usar uma combinação simples
e saborosa: abacaxi, pepino e hortelã. Depois é só congelar na caixa com os pauzinhos e está pronto! Outra alternativa é fazer batido de fruta com uma bebida de origem vegetal (leite de coco, amêndoa ou aveia) ou com água de coco e congelar.

Gelado de banana e frutos vermelhos
• Congele banana em rodelas e frutos vermelhos. Depois de congelados coloque todos os ingredientes no processador e bata até obter uma pasta cremosa. A esta mistura pode adicionar uma clara de ovo e stevia. Volte a congelar e quando servir pode salpicar por cima sementes de chia e canela.

Mais no portal

Comportamento

As nossas posições sexuais favoritas revelam muito sobre nós

Aquilo de que gostamos entre quatro paredes está intrinsecamente ligado ao tipo de pessoa que somos.

Moda

Estes vestidos da Mango são a cara do verão

Curtos ou longos, de cores mais discretas ou em tons mais arrojados, todos eles condizem na perfeição com a estação quente.

Moda

Os tons naturais e terracota vão dominar neste verão

Este shopping promete fazer as delícias das fãs de uma estética mais minimalista.

Lifestyle

No Spot by Fortaleza do Guincho, há pratos deliciosos e uma vista incrível para o mar

Uma sugestão agradável para aproveitar os dias de calor.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: Estratégias para manter o foco numa perda de peso

São 10 e prometem ajudar a manter aquilo que realmente importa em perspetiva

Beleza e Saúde

Ginásio fechado? Dê a volta à situação com este circuito de treino em casa

Mais um dia, mais um circuito de exercícios preparado por Susana Carromeu, personal trainer do CrossFit Cais.

Beleza e Saúde

"No-Makeup Makeup": Maquilhagem fácil e rápida para o dia-a-dia

Hoje estreia mais uma rubrica em Activa.pt. A Beauty Spot será um espaço destinado a tudo o que diz respeito ao mundo da beleza, com dicas simples e práticas que se adaptam à rotina de cada mulher.

Lifestyle

Fomos conhecer um hotel com selo Clean&Safe e isto é o que temos para lhe contar

O que mudou e o que permanece igual nos hotéis em Portugal? Fomos até Évora para tentar descobrir.

Moda

Eis a blusa capaz de dar um toque de classe a qualquer visual

À venda por quase metade do preço original.

Comportamento

Como ser feliz para sempre em apenas quatro passos

Neste artigo da rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, falo sobre como podemos tomar as rédeas da nossa própria felicidade.

Comportamento

Assisti a "365 dias" e achei o filme muito problemático

Aqui estão os motivos.

Celebridades

As cenas bizarras que estão a intrigar os fãs de "Gossip Girl"

Quem se lembra da série protagonizada por Blake Lively e Leighton Meester?

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel