iStock_17709445_SMALL.jpg

Photographer: Ruslan Dashinsky

Afinal, como vou saber que chegou a hora do parto? Esta é uma das questões que todas as grávidas põem. Clinicamente, o trabalho de parto começa quando se iniciam as contrações uterinas dolorosas, promovendo o apagamento e dilatação do colo uterino, mas na prática há vários sinais que podem indicar que a hora pode estar para breve. No entanto, é importante saber que os sintomas variam de mulher para mulher e até há casos em que não se manifestam. Aqui ficam alguns dos mais comuns.

Contrações uterinas
O principal sintoma e também o mais óbvio. As contrações regulares e dolorosas indicam que a hora chegou. Começam por se manifestar regularmente a cada 20/30 minutos e com uma duração de 30/60 segundos. A este período inicial chama-se fase latente, em que as contrações moderadas dão início ao processo de dilatação. Pode demorar até 8 horas, ou menos para quem já teve filhos. O ideal é caminhar um pouco para aumentar as contrações e passar rapidamente à fase seguinte. E quando é que tem mesmo de ir para o hospital? Quando percebe que as contrações se tornam mais frequentes (de 15 em 15 minutos), longas (cerca de um minuto) e dolorosas, acompanhadas de uma crescente pressão intra-uterina.
Mas atenção, que existem falsas contrações, as chamadas Braxton Hicks, que surgem nas últimas semanas de gravidez, são irregulares e raramente se sentem mais do que duas vezes por hora.

Romperam-se as águas
Quase todas as grávidas já tiveram pesadelos com este momento e imaginaram que ele podia acontecer nos locais mais inconvenientes. Mas a verdade é que na maioria dos casos a grávida entra em trabalho de parto e só depois existe a rotura da bolsa de águas. O contrário também pode acontecer, as águas podem rebentar antes do trabalho de parto começar, o que deve acontecer nas 12 horas seguintes. Caso contrário, o parto terá de ser induzido. A rotura da bolsa de água raramente passa despercebida, a não ser que a perda seja mesmo muito discreta.

Muco fora do normal
Durante a gravidez forma-se um ‘tampão’ de muco no canal cervical, que faz a ligação entre a cavidade uterina e a vagina, chamado rolhão mucoso. Na prática, é uma forma de proteger o bebé de infeções. Assim que o corpo se começa a preparar para o parto, o colo do útero dilata e provoca a perda do rolhão mucoso. Este muco tem um aspeto pegajoso e espesso. Não tem cheiro, é acastanhado ou rosado e pode sair de uma vez só ou aos poucos, juntamente com vestígios de sangue. Perder o rolhão mucoso, por si só, não indica que está em trabalho de parto, mas significa ele está mais próximo.


Alterações no trânsito intestinal
Na primeira fase do trabalho de parto, o corpo começa a libertar prostaglandinas, que vão contribuir para o encurtamento e dilatação do colo do útero. Estas substâncias, que ajudam nesta fase, também estimulam os intestinos, o que pode provocar idas frequentes à casa de banho e até mesmo diarreia. Mas se for o seu único sintoma, não vá a correr para o hospital, pois o trabalho de parto propriamento dito ainda não começou.

O bebé mexe-se menos
Durante a gravidez é importante controlar os movimentos do bebé. São considerados normais os movimentos fetais iguais ou superiores a 10 em 24 horas. Mas quando no final da gestação, à medida que vai tendo menos espaço e quando se coloca na posição cefálica, é natural que mexa menos.

Perda de sangue
A perda de sangue na fase final da gravidez (e em qualquer fase!) constitui um sinal de alarme, pelo que deve sempre consultar o seu médico. Pode indicar que entrou em trabalho de parto, mas pode ter outras causas, como descolamento da placenta. Por outro lado, se a perda de sangue for pequena e estiver associada à saída do rolhão mucoso, não há motivo para alarme.

Desconforto pélvico
A sensação ou desconforto pélvico quando anda poderá ser indicativo de que o parto está para breve. Isto acontece porque o bebé começa a descer e a cabeça exerce pressão sobre o colo uterino, provocando a sua dilatação progressiva. No entanto, há grávidas que dizem sentir este desconforto não apenas na fase final da gravidez, o que pode estar associado com o crescimento do útero.

Fontes: Joana Amaral e Carla Nunes (obstetras)

Relacionados

Beleza e Saúde

Assumir uma Depressão Pós-Parto: dúvidas, medos e vergonhas

A semana passada uma leitora do blog veio falar comigo através do facebook.

Beleza e Saúde

Filipa Fonseca Silva: O lado menos cor-de-rosa da maternidade

É publicitária, mãe de Tiago e Carlota, blogger (Crónicas de uma Fashion Victim) e publicou um livro, ‘Coisas que uma mãe descobre (e ninguém fala)’, no qual desabafa, na primeira pessoa e com muito humor, sobre o mundo da gravidez e a da maternidade, nas partes menos ‘cor-de-rosa’ que descobriu à sua custa.

Beleza e Saúde

Baby blues e Depressão Pós-parto: Duas realidades (muito) diferentes.

A verdade é que ter um bebé é por si só stressante! Não interessa o quanto se desejou este momento ou o quanto se ama esse filho.

Beleza e Saúde

Gravidez e parto: como é que uma doula pode ajudar?

A presença de uma doula durante o trabalho de parto ajuda a reduzir a taxa de cesarianas. É o que dizem os obstetras e ginecologistas norte-americanos. Saiba o que é uma doula

Beleza e Saúde

Estudo: 1 em cada 6 casais portugueses sofre de infertilidade

A Sociedade Portuguesa de Medicina de Reprodução (SPMR) decidiu fazer um estudo sobre a Fertilidade dos Portugueses

Mais no portal

Moda

Springkode e Portugal Fashion juntos em novo projeto

Uma iniciativa que visa promover uma consciência ética e reformular o modo de funcionamento da indústria da moda.

Moda

Criei 5 visuais diferentes com uma peça de roupa que todas temos no roupeiro

Por vezes - e falo por experiência própria -, só precisamos de um pouco de originalidade para não nos cansarmos daquilo que vestimos.

Moda

Camila Coelho usa T-shirt de marca portuguesa

Temos todos os detalhes sobre a peça.

Beleza e Saúde

Blogger compara poses com a mesma roupa - e a diferença é enorme

O objetivo é mostrar que a maneira como nos posicionamos pode fazer toda a diferença no que toca a mostrar um corpo definido.

Lifestyle

Entenda como criar objetivos de poupança em família

No novo episódio da rubrica Finanças de A a Z, explico-lhe como conseguir fazer um planeamento financeiro de modo a juntar algum dinheiro ao fim do mês.

Beleza e Saúde

COVID-19 e queda de cabelo: entenda a relação

E perceba o motivo pelo qual os médicos não estão surpreendidos com esta "consequência".

Celebridades

Kourtney Kardashian choca seguidores com novo visual do filho

O pequeno Reign sofreu uma mudança radical - e a internet não está a saber lidar.

Lifestyle

Livro da semana: "O Enigma do Quarto 622", um mistério repleto de emoções e reviravoltas

Um livro de Joël Dicker, publicado pela Alfaguara.

Celebridades

Megan Fox declara-se a Machine Gun Kelly

Após a separação de Brian Austin Green, a atriz vive um romance ao lado do artista.

Moda

10 macacões a menos de 20 euros

Inspire-se nestas sugestões de uma das peças mais práticas para o verão.

Lifestyle

Receitas Felizes: salada de lentilhas

Uma opção fresca, cheia de nutrientes e poucas calorias.

Moda

Rita Ora desfila duas grandes tendências de swimwear deste verão

A cantora britânica fez subir as temperaturas com uma publicação recente nas redes sociais.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel