As pessoas estão, de uma forma geral, mais informadas acerca dos benefícios da batata-doce para a saúde e portanto parece-me que o aumento do consumo deste alimento, veio para ficar.

Este alimento reúne um conjunto de características que beneficia a saúde de todas as pessoas, para além de ter um sabor agradável à maioria, compondo assim um vasto leque de pratos deliciosos, incluindo sobremesas.

Deixo-vos aqui 5 factos acerca dos benefícios do consumo de batata-doce.

#1 Baixo índice glicémico

Estes é um dos factos preferidos da maioria das pessoas. O índice glicémico indica o impacto causado pela ingestão de determinado alimento, na subida dos níveis de açúcar no sangue (glicémia). O facto de a batata-doce ter um baixo índice glicémico, muito inferior ao da batata comum, faz com que ela seja muito apreciada por pessoas que estão a tentar perder, ou que têm a preocupação de manter um peso adequado, pessoas que sofrem de diabetes e pessoas que praticam desporto regularmente. Consumir batata-doce antes de praticar exercício físico é uma boa recomendação, já que a batata-doce liberta o açúcar de forma bastante lenta na corrente sanguínea, evitando picos de glicémia, sendo assim uma fonte de energia estável que confere uma boa capacidade de resistência durante o treino.

É importante referir que o excesso de picos de glicémia, e consequentemente, de insulina no sangue promovem o armazenamento de gordura, pelo que optar por alimentos baixos em hidratos de carbono ou que possuam hidratos de carbono complexos, ou seja, de absorção lenta, é sempre a melhor solução para uma boa saúde em geral e particularmente para quem quer perder massa gorda.

#2 Elevado valor nutricional

A batata-doce é muito rica em vitamina C, folatos, muito importantes para a saúde do sistema nervoso e para prevenir anemia, beta caroteno (que é convertido no nosso corpo em vitamina A) e nos minerais potássio e magnésio, muito importantes para a saúde muscular e para o sistema nervoso.

#3 Contém menos agro-tóxicos

Embora eu privilegie e recomende sempre a aquisição e o consumo de alimentos de produção biológica, existem alguns alimentos, que por não serem produzidos de forma massiva, terão menos agro-tóxicos e a batata-doce faz parte dessa lista.

#4 Excelente para a pele

Por ser muito rica em beta caroteno a batata-doce é um excelente alimento para a pele, já que a vitamina A que resulta do beta caroteno ajuda a combater os radicais livres que promovem o envelhecimento da pele. Na verdade, vários cosméticos de elevado custo, para a pele, contêm na sua composição retinol, que é uma substancia que deriva da vitamina A.

#5 Favorece a saúde digestiva

Por ser uma excelente fonte de fibras dietéticas, para além de se tornar um alimento bastante saciante, deixando-nos sem fome por mais tempo, contribui também para uma boa saúde do tracto digestivo, prevenindo a obstipação e o cancro do cólon.

Para contacto ou marcação de consultas deverá consultar o meu site www.dianapatricio.com

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