iStock-478158788.jpg

m-imagephotography

Ahh, o drama dos cabelos danificados pelo calor. Quem nunca?

Neste enredo, os secadores, alisadores e modeladores são os grandes vilões e, muitas vezes, causam estragos irreversíveis a cabelos crespos e encaracolados. Mas calma. Estamos aqui para ajudar. Hoje, vamos dar algumas dicas para quem está a pagar caro pelo recurso recorrente a estes aparelhos.

Quais são os sinais?

Numa fase inicial, pode reparar que o seu cabelo está baço ou que dá mais nós que o costume, e talvez seja uma boa altura para (re)avaliar a sua rotina. Ignorar os sinais pode levar a mais pontas espigadas, à quebra dos fios, ou até mesmo a alta porosidade. Também é possível que os caracóis fiquem mais ‘soltos’ e, neste caso, há duas formas de fazer o teste:

1. Puxe um fio de cabelo com os dedos até que este fique liso e, de seguida, largue-o. Se ele não voltar ao seu estado natural, então o cabelo sofreu danos causados pelo uso excessivo de calor.

2. Se esticou o cabelo, molhe-o. Mais uma vez, se os fios não regressaram ao seu estado natural, então está na hora de começar a pensar num plano de damage control.

Se se identificou com algum destes cenários, repetimos: calma. Nada de começar já a pensar em tesouras. Com paciência e persistência, a recuperação é possível. O corte é o último recurso e, apesar de os danos causados pelo calor serem irreversíveis, até lá ainda existem outros passos a ser dados.

Como resolver o estrago?

Lavagem. O primeiro passo para recuperar os seus caracóis deve sempre envolver um champô, de preferência um que não contenha sulfatos. O objetivo aqui é remover a sujidade acumulada de séruns protetores e/ou de produtos anti-frizz, que muitas vezes contêm silicones e impedem que a hidratação penetre os fios;

Máscara Reparadora. Um tratamento intensivo de proteína vai ajudar a reparar temporariamente os danos feitos à cutícula. O calor pode alterar a estrutura das proteínas do cabelo, e este produto tem o potencial de ajudá-las a voltar ao normal – o que, por sua vez, estimula o regresso da textura natural;

Máscara Hidratante. Quando o cabelo é esticado com um secador ou ferro, este fica com ‘sede’ de hidratação. Restaurar o equilíbrio com uma sessão super nutritiva vai pôr tudo nos eixos. Quase todas as máscaras forao concebidas para atingirem o máximo de eficácia em 30 minutos ou menos, mas neste caso específico, uma hora ou mais seria o ideal.

Tratamentos de Óleo Quente. Se o seu cabelo ainda não tem o aspeto (ou sensação) normal, então talvez esta seja uma boa forma de recuperar o brilho e elasticidade, e de aumentar a suavidade. O óleo de coco, por exemplo, é uma excelente opção porque consegue penetrar no cabelo, hidratando-o por dentro e por fora. Na noite anterior à lavagem, aqueça o seu óleo (ou mistura de óleos) favorito, divida o cabelo em quatro partes e distribua-o pelo fios, da raiz às pontas;

Efeito Estufa. Se o seu cabelo não for fã de tratamentos de óleo quente, a solução pode estar neste método, que consiste em ‘encurralar’ o cabelo num ambiente super hidratante para ajudar na absorção do máximo de hidratação possível. Para tal, basta cobrir o cabelo húmido com uma touca de plástico e com um lenço durante 30 minutos;

Corte. Este é o último recurso. Se já fez de tudo e a sua textura não volta ao normal, cortar as pontas, ou até mesmo mais alguns centímetros poderá ser necessário. Como as pontas são a parte mais velha do cabelo, é provável que tenham sofrido mais danos. Por sorte, isso pode ser resolvido com uma tesourada – os danos mais severos vão requerer um corte maior.

Pronto! Isto deve ser o suficiente para que os cabelos danificados voltem a sorrir. Escusado será dizer que é boa ideia manter distância de ferramentas de beleza que emitem calor nos próximos tempos.

Já nas bancas!

Assine a ACTIVA por 6 meses a partir de 10 euros Assine já

Relacionados

Beleza e Saúde

Curly Mistakes: os cinco erros mais comuns

No que diz respeito a cuidados com cabelos naturalmente encaracolados ou crespos, às vezes, mais importante que 'o que fazer', é 'o que não fazer'.

Mais no portal

Moda

Victoria's Secret vendida a fundo de investimento por quantia milionária

A Victoria's Secret voltará a ser uma empresa privada, com capital fechado.

Inspirações

Quem é a Carolina Deslandes? A cantora responde

Na #VozActiva deste mês.

Celebridades

Tudo o que Meghan vai poder voltar a usar ao deixar a casa real britânica

Unhas coloridas, vestidos curtos ou sandálias abertas são algumas das opções.

Celebridades

"O maior arrependimento da minha vida": é assim que Ben Affleck descreve o seu divórcio com Jennifer Garner

Jennifer Garner e Ben Affleck estão separados desde 2015.

Moda

Letizia usa capa oversize da Zara que é um must-have da estação

A rainha esteve presente na sede da UNICEF em Madrid.

Comportamento

Voz ACTIVA Podcast: Margarida Vieitez e Patrícia Matos revelam-nos o lado menos conhecido de 24 personalidades nacionais

As autoras do livro 'Sucesso Emocional' entrevistaram 24 personalidades para tentar compreender como gerem as emoções.

Celebridades

Aos 16 anos, Millie Bobby Brown faz desabafo sobre hipersexualização

A atriz de "Stranger Things" diz-se frustrada pelo tratamento que recebe da imprensa.

Moda

Meghan Markle e os seus sapatos feitos a partir de garrafas de água

Meghan tem privilegiado o uso de marcas de moda mais sustentáveis.

Moda

Disney lança coleção de vestidos de noiva inspirados nas princesas

É a primeira vez que a Disney faz uma parceria com a marca de vestidos Allure Bridal.

Celebridades

Nova Miss Alemanha tem 35 anos, é empresária e mãe

Leonie Charlotte von Hase foi a grande vencedora desta edição do concurso, que pretende acabar com os estereótipos.

Beleza e Saúde

Esta é a receita caseira perfeita (e deliciosa) para os lábios secos

Só vai precisar de três ingredientes!

Celebridades

Namorada de Al Pacino termina relação e diz que o ator é "velho" e "mesquinho"

Meital Dohan é 39 anos mais nova que Al Pacino.

Assine a ACTIVA por 6 meses a partir de 10 euros

Já nas bancas!

Assine já