iStock-509367644.jpg

iStock

*artigo publicado na revista ACTIVA de agosto de 2017

O dia a dia na clínica do médico dentista Hugo Madeira não podia ser mais imprevisível. Todos os dias surgem casos novos, e para cada um é preciso encontrar a solução ideal. A grande maioria dos pacientes procura-o para resolver problemas estéticos, a todos os níveis: tanto pode ser corrigir uma falha entre os dentes ou colocar implantes na boca inteira. E é aqui que o médico dentista marca a diferença.

“A nível de implantes já há muitas clínicas que fazem a reabilitação funcional, mas o nosso grande objetivo é conseguir fazer essa parte e ainda conseguir uma estética perfeita, como se a pessoa estivesse a usar facetas”, conta-nos.

Para chegar a estes resultados, na clínica é usada a técnica Digital Smile Design. Esta ferramenta compila fotografias, modelos, radiografias, e cria um paciente virtual. A partir daí, são usados templates em cima do que a pessoa tem, para traçar várias linhas para o sorriso ideal.

“Esta é sempre a base de tudo, tentamos sempre perceber qual é o sorriso que fica bem naquela pessoa, de acordo com o rosto, com a personalidade e com aquilo que quer expressar. Depois, tal como acontece com um designer que apresenta vários croquis para um vestido, faço várias propostas de sorriso ao paciente”, explica.

dentes novos: colocação de implantes

Neste tipo de tratamento, através de uma cirurgia colocam-se implantes dentários no osso, que funcionam como uma raiz para suportar os ‘novos dentes’. O tempo para este tratamento pode variar. Se estão reunidas as condições ideais, tudo pode ser feito em hora e meia. Prepara-se a boca para o implante e em apenas vinte minutos coloca-se a coroa provisória. Aproximadamente três meses depois, substitui-se pelos dentes definitivos. “Todos os dias temos casos mais complexos, em que temos de colocar implantes nas arcadas totais, e em 2 a 3 horas de cirurgia conseguimos extrair os dentes e colocar as coroas.” Depois, é necessário esperar cerca de seis meses para a colocação dos dentes definitivos.

Nível de dor: “Existe o desconforto durante o processo de colocação de implantes, pois estamos a falar de uma cirurgia. Mas não é normal existir dor, já que durante o procedimento é dada uma anestesia local e no pós-operatório o trauma é compensado com medicação.”
Preço: Entre E1100 e E1600 cada

dentes alimentos.jpg

dentes partidos: cara ou coroa?

O tratamento vai depender sempre da gravidade do problema. Há casos de fraturas em que a raiz do dente é afetada e aí pode ser necessário extrair o dente e colocar um implante. Se a raiz não for afetada pode ser colocada uma coroa, que não é mais do que um dente em cerâmica, feito em laboratório, para ser o mais parecido com o dente natural.
Preço: Entre E500 e €E800

Facetas: à conquista da forma perfeita

No caso de um dente fraturado, dependendo da gravidade, também podem ser usadas facetas. Mas na grande maioria dos casos as facetas, também chamadas de lentes de contacto, são usadas para fins estéticos. São finas capas de cerâmica, aplicadas sobre o dente natural, que permitem corrigir a forma, o volume e a cor. A única ‘desvantagem’ é que este tratamento é irreversível, ou seja, se não gostar do resultado não pode voltar atrás. “A técnica atual é tão desenvolvida que é mais fácil partir um dente do que a faceta sair.” Estas ‘lentes de contacto’ passam a ser parte integrante do dente, por isso, não é preciso qualquer tipo de manutenção especial. Tudo é feito como se fosse um dente natural e o paciente só tem que fazer a higiene oral de seis em seis meses, como é habitual. O tratamento é relativamente rápido. Num caso normal, em que o paciente faz entre seis a dez facetas, são necessárias três consultas com um intervalo ideal de uma semana entre elas. Primeiro é preciso fazer um branqueamento, para permitir facetas mais fininhas. O passo seguinte é usar o Digital Smile Design, fazer os moldes e perceber se é preciso provocar um desgaste mínimo para a faceta encaixar. Na consulta seguinte completa-se o tratamento.
Preço: Entre E550 e E850 cada

corrigir espaços entre dentes

Se o espaço for grande, é necessário usar um aparelho, pois permite corrigir os problemas e colocar os dentes no sítio certo. Em alguns casos, é necessário fazer a combinação dos dois métodos: usar o aparelho e depois colocar facetas.
“Atualmente, o Invisalign é o suprassumo dos aparelhos. Usei aparelho durante a minha infância e adolescência, e depois de experimentar este posso dizer que é muito mais confortável.” Não existe o incómodo da comida nas braquetes, a higiene é simples, é quase imperceptível e permite uma enorme independência – mas também exige muita responsabilidade por parte do paciente. “Temos casos de pessoas que não vivem em Portugal e que levam a caixa com todo o tratamento e os vários alinhadores que têm de ir trocando ao longo do tempo.” Este aparelho deve ser usado 22 horas por dia, ou seja, só é retirado para comer. “Como proporciona mais qualidade de vida do que os aparelhos tradicionais, as pessoas procuram cada vez mais esta solução.”
Preço: Entre E2500 e E5000

PASSATEMPO: TEMOS 15 KITS BRANQUEADORES DA VITAL DENT PARA OFERECER (PASSATEMPO ENCERRADO)

Higiene: os cuidados indispensáveis

• Lave os dentes de forma correta: com movimentos circulares e com a escova num ângulo de 45° em relação à gengiva.
A escovagem deve ser realizada no mínimo duas vezes por dia. Complemente com a utilização do fio dentário e/ou com o uso de escovilhões, consoante as necessidades.


• O uso de escova elétrica é recomendado, já que as suas características – cabeça mais pequena e movimentos vibratórios – facilitam a remoção da placa bacteriana.
Uma escova manual com o tamanho adaptado e filamentos uniformes também permite higienizar corretamente.


• As consultas de higiene oral devem ser feitas de seis em seis meses, no caso
de um paciente saudável. Em casos específicos, como seja o de doentes periodontais, que requerem um controlo mais apertado, devem ser realizadas consultas com um intervalo menor.

2013%2F01%2F31%2Fee%2Fgadgetshelp.89f39.jpg

D.R.

para dentes mais brancos

• Os alimentos não branqueiam os dentes, pois não têm o agente branqueador que só é encontrado em produtos específicos para branqueamento dentário.

• É possível fazer um branqueamento em casa, recomendado pelo médico dentista e cumprindo as suas indicações, de modo a permitir o sucesso do tratamento e impedir problemas associados.

• O método de branqueamento no consultório (E500), com resultados bastante positivos, consiste na aplicação de um gel branqueador (com peróxido de hidrogénio a 6%) durante uma hora. Não apresenta riscos para a saúde nem interfere na estrutura dos dentes, podendo apenas levar a uma ligeira sensibilidade dentária, normal neste tipo de procedimento.

• O resultado varia de paciente para paciente. Mas há sempre alteração da cor base para um tom mais branco.

Relacionados

Beleza e Saúde

O drama do 'heat damage'

Quem nunca foi vítima de um secador, alisador ou modelador para o cabelo?

Beleza e Saúde

Cancro da mama: um problema que é de todas

Se ainda pensa que este é um assunto que diz respeito apenas às outras mulheres, esqueça tudo. Com uma incidência de 6000 casos anuais em Portugal, morrem todos os anos 1500 mulheres na sequência desta doença. Estima-se ainda que, a nível mundial, meio milhão de mulheres morram todos os anos, vítimas da doença. São 500 mil histórias pessoais e familiares sideradas por um “fantasma”, um problema que é de todas.

Beleza e Saúde

Quer experimentar um smothie detox? Comece por este!

Quer perceber se gosta desta bebida da moda? Teresa Barata, a "Senhora Detox", recomenda receitas deliciosas no seu novo livro. E nós divulgamos uma das mais apreciadas!

Mais no portal

Beleza e Saúde

5 produtos de skincare que testei há um ano e agora fazem parte da minha rotina

O mais barato custa menos de 3 euros.

Moda

Springkode e Portugal Fashion juntos em novo projeto

Uma iniciativa que visa promover uma consciência ética e reformular o modo de funcionamento da indústria da moda.

Moda

Criei 5 visuais diferentes com uma peça de roupa que todas temos no roupeiro

Por vezes - e falo por experiência própria -, só precisamos de um pouco de originalidade para não nos cansarmos daquilo que vestimos.

Moda

Camila Coelho usa T-shirt de marca portuguesa

Temos todos os detalhes sobre a peça.

Lifestyle

Entenda como criar objetivos de poupança em família

No novo episódio da rubrica Finanças de A a Z, explico-lhe como conseguir fazer um planeamento financeiro de modo a juntar algum dinheiro ao fim do mês.

Beleza e Saúde

COVID-19 e queda de cabelo: entenda a relação

E perceba o motivo pelo qual os médicos não estão surpreendidos com esta "consequência".

Celebridades

Kourtney Kardashian choca seguidores com novo visual do filho

O pequeno Reign sofreu uma mudança radical - e a internet não está a saber lidar.

Lifestyle

Livro da semana: "O Enigma do Quarto 622", um mistério repleto de emoções e reviravoltas

Um livro de Joël Dicker, publicado pela Alfaguara.

Celebridades

Megan Fox declara-se a Machine Gun Kelly

Após a separação de Brian Austin Green, a atriz vive um romance ao lado do artista.

Moda

10 macacões a menos de 20 euros

Inspire-se nestas sugestões de uma das peças mais práticas para o verão.

Lifestyle

Receitas Felizes: salada de lentilhas

Uma opção fresca, cheia de nutrientes e poucas calorias.

Moda

Rita Ora desfila duas grandes tendências de swimwear deste verão

A cantora britânica fez subir as temperaturas com uma publicação recente nas redes sociais.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel