iStock-637138796.jpg

Oliver Fernandez

Se se sente cansada e com as energias em baixo, veio ao lugar certo.

O HuffPost reuniu algumas estratégias de especialistas que podem ajudá-la a ter mais vigor e ânimo ao longo do dia. E a melhor parte é que não requerem grandes esforços.

Conheça-as, abaixo.

1. Mastigue Mais

giphy.gif

Giphy

Edwina Clark, chefe de nutrição e de conteúdo editorial na plataforma Raised Real, descreve a digestão como um processo exigente e explica que se os alimentos forem mastigados rapidamente, o corpo tem de trabalhar mais para absorver os nutrientes, acabando com as reservas de energia no processo. “Não há um número ideal certo, contudo já foi sugerido que é necessário mastigar a comida entre 25 a 40 vezes para beneficiar de uma digestão correta”.

_____________________________________________________________________________________________

2. Beber menos uma chávena de café

giphy (4).gif

Giphy

A cafeína presente no café bloqueia certos recetores no cérebro de receberem adenosina, um neurotransmissor que causa fadiga. “Apesar de a cafeína evitar que o cérebro receba adenosina, não impede o corpo de produzi-la,” explica Niket Sonpal, professor assistente na The Touro College of Osteopathic Medicine, em Nova Iorque. Portanto, assim que passa o efeito da cafeína, é o acumular de adenosina que causa a famosa quebra e a necessidade de consumir mais cafeína, criando um ciclo vicioso.

Para sair deste labirinto, considere doses menores de café e dividi-las, para que não as consuma umas atrás das outras. Esta mudança subtil pode diminuir o consumo sem a sensação de privação e, consequentemente, aumentar os níveis de energia. “Apesar de reduzir a nossa dependência do café parecer assustador, pode ajuda-nos a sentirmo-nos com mais energia a longo prazo,” conclui Sonpal.

_____________________________________________________________________________________________

3. Dê 250 passos extra

giphy (1).gif

Giphy

Mais movimento significa uma maior circulação sanguínea, o que diminui a quantidade de esforço que o corpo tem de fazer para manter os sistemas em funcionamento. “Ao acrescentar mais 250 passos à sua rotina diária todas as semanas, está a treinaro corpo e mente a moverem-se mais e a ficarem melhores a fazê-lo,” diz Menachem Brodie, treinador no Human Vortex Training.

À medida que a condição cardiorrespiratória melhorar, terá mais energia para as lides do dia-a-dia, diz Brodie. Andar rápido durante chamadas telefónicas ou a sair do escritório, e subir escadas em vez de apanhar o elevador são formas simples de aumentar o seu número de passos diários.

_____________________________________________________________________________________________

4. Respire fundo

giphy (3).gif

Giphy

As suas células precisam de oxigénio para a obtenção de energia. Assim sendo, quando a respiração é lenta, o corpo segue o exemplo.

A respiração rasa é um dos (muitos) efeitos colaterais do stress, explica Sonpal. Quando uma pessoa não respira profundamente o suficiente, muitas vezes acaba por enviar um sinal ao sistema nervoso que amplia ainda mais a sua ansiedade. Mudar os hábitos respiratórios, com respirações longas e lentas ao longo do dia, reduz a resposta ao stress enquanto energiza as células.

Para lá chegar, experimente fazer um exercício de respiração abdominal: simplesmente inspire pelo nariz, contando até três. e expire pela boca, contando até três. Repita conforme necessário. “Quanto mais praticar a respiração profunda, mais natural se torna e, com o tempo, o seu corpo vai respirar dessa maneira sem que tenha de lembrar-se de fazê-lo, diz Dori Gatter, uma psicóloga que exerce no estado norte-americano do Connecticut.

_____________________________________________________________________________________________

5. Acrescente mais uma dose de fibra às suas refeições

giphy.gif

Giphy

Os hidratos de carbono complexos, que são encontrados em alimentos como cereais integrais, vegetais, legumes e sementes, contêm glicose, que é a principal fonte de energia para o cérebro e o corpo, diz a dietista Lisa Cooper. E como eles também contêm fibra, são digeridos num ritmo mais lento, “fornecendo energia mais sustentada ao longo do tempo.”

Como bónus, a fibra ajuda a dormir melhor, o que, por sua vez, aumentará a sua energia. “Os alimentos com maior teor de fibra têm sido associados ao aumento do sono de ondas lentas, a fase do sono tipicamente associada à sensação de estar mais descansado no dia seguinte”, explica Vikas Jain, especialista em medicina do sono no Hospital Northwestern Medicine Central DuPage, no Illinois.

_____________________________________________________________________________________________

6. Verifique a cor da sua urina

giphy (2).gif

Giphy

“Quando uma pessoa está desidratada, a pressão arterial cai, a frequência cardíaca aumenta e a circulação sanguínea para o cérebro fica mais lenta – e tudo isso pode deixá-la cansado,” diz Sonpal. Ao certificar-se de que bebe água suficiente, garante que o seu corpo não terá de fazer um esforço tão grande para funcionar.

Preste atenção à cor da sua urina quando for à casa de banho – deve ser um amarelo claro, estilo palha, para garantir que está bem hidratado, diz Cooper. Se for mais escuro que isso, está na hora de beber mais água.

_____________________________________________________________________________________________

7. Anote três coisas que correram super bem no seu dia

giphy (1).gif

Giphy

“Os nossos cérebros lembram-se das coisas más e esquecem as boas,” afirma a psicóloga clínica Elizabeth Cohen. “Isto acontece porque era evolutivamente vantajoso recordar onde foi encontrada dor, enquanto fazer o mesmo em relação à alegria foi menos essencial para a sobrevivência.”

Hoje em dia, não é bem assim: quando uma pessoa remói o que deu errado e preocupa-se com o que pode falhar a seguir, o corpo liberta mais hormonas de stress, algo para o qual não foi concebido.

Tire algum tempo para refletir sobre o positivo, anotando três coisas que correram bem durante o dia ou apenas itens pelos quais se sente grato. Este exercício pode estimular a mente nesse sentido, freando os picos de hormonas do stress ao mesmo tempo que ajuda a proteger as reservas de energia.

Relacionados

Beleza e Saúde

Mente sã em corpo são: os segredos de três influencers

Estas mulheres inspiradoras levam um estilo de vida assente em três pedras basilares: alimentação cuidada, exercício e ter as pessoas que amam por perto. Sem dúvidas!

Beleza e Saúde

Glúten: quem pode ou não comer

Há quem seja celíaco, intolernte, e... nada. Mas o glúten afeta o organismo de várias maneiras (ou não).

Beleza e Saúde

Cinco zonas importantes onde nos esquecemos de aplicar protetor solar

Saiba como proteger-se na temporada mais quente do ano.

Mais no portal

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: os alimentos e o Feng Shui

Entenda esta relação, que pode ajudar-nos a entender quais os tipos de alimentos que devemos privilegiar.

Moda

Este truque de styling é uma arma secreta para parecer mais alta

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, partilho um segredo simples que alonga as pernas de uma forma natural.

Lifestyle

ACTIVA de outubro: olhar para dentro

Já nas bancas.

Beleza e Saúde

7 sinais que podem indicar que já esteve infetado com covid-19

Sabe identificar os avisos que o seu organismo lhe dá?

Lifestyle

Experimentei um pequeno-almoço com menos de 200 calorias

Três ingredientes fazem desta uma receita saborosa e muito fácil de preparar (até no microondas).

Celebridades

Será que já nasceu a bebé de Gigi Hadid?

Eis os motivos que têm feito os fãs acreditar que sim.

Celebridades

Júlia Palha mostra como o soutien certo pode elevar a autoestima

A embaixadora da Intimissimi revela como escolhe soutiens, qual a sua peça preferida e como usar uma lingerie para deixar um visual sensual e divertido

Moda

10 malas à prova de chuva

Quando a meteorologia é incerta, há que fazer escolhas seguras.

Celebridades

Michelle Obama lembra quando o irmão foi acusado de roubar a própria bicicleta

O incidente ocorreu com dois agentes da polícia de Chicago.

Celebridades

A surpreendente origem do nome "Beyoncé"

A mãe da artista revelou um facto inesperado acerca da filha.

Celebridades

Cardi B e Offset vão divorciar-se

Foi a artista quem avançou com os documentos.

Beleza e Saúde

As três grandes tendências de cabelos para as estações mais frias

A Schwarzkopf Professional lança uma nova coleção para reiventar os seus fios.