*artigo publicado originalmente em dezembro de 2016

Falta pouco tempo para o Natal e está na altura de fazer algumas mudanças simples, que se ainda não as adotou, trarão grandes benefícios para a sua saúde. Altere os seus hábitos alimentares e comece hoje a implementar um plano alimentar bem estruturado e equilibrado. Não se esqueça ainda da prática de exercício físico regular para potenciar a perda de calorias.

Ana Rita Santos, nutricionista da PronoKal Group, partilha algumas dicas que provavelmente já conhece, mas que são essenciais para ajudar a controlar o apetite e desta forma a minimizar os “estragos natalícios”.

Coloque estas estratégias em prática e verá que será menor a tendência para “atacar” os sonhos, as filhoses e todas as outras “tentações” doces desta época. Mas atenção isto não invalida que deva manter uma alimentação equilibrada e praticar o tão recomendado exercício físico durante toda esta época festiva.

Tome um pequeno-almoço equilibrado

O pequeno-almoço é mesmo a refeição mais importante do dia porque lhe fornece os nutrientes essenciais para ter energia ao longo do dia. Por isso, é fundamental que não salte esta refeição. Pela manhã inclua no seu pequeno-almoço alimentos ricos em proteína, fibras e vitaminas/minerais.

Coma de 3 em 3 horas

Respeitar os horários das refeições é fundamental para o sucesso de um plano alimentar, sobretudo nos dias frios. No Outono e no Inverno há uma tendência generalizada para o consumo de alimentos densamente calóricos, que nos trazem mais conforto como os chocolates, as bolachas, os chocolates quentes, as torradas, etc. Assim, é essencial comer de três em três horas, de forma a controlar os níveis de fome nas refeições principais (pequeno-almoço, almoço e jantar) e nas refeições intermédias optar por snacks saudáveis, tais como: fruta, iogurtes naturais, frutos secos, bolachas ricas em fibra.

Diga sim aos líquidos

Os líquidos sem adição de açúcar podem ser um bom aliado na purificação do seu organismo, auxiliando na eliminação das toxinas resultantes de uma alimentação desequilibrada. Nesta fase do ano pode também reforçar a sua ingestão de líquidos através de consumo de chás e de infusões de ervas, uma vez que em dias de frios as bebidas quentes dão-nos um maior conforto.

Diga não aos fritos

Grande parte dos doces natalícios são fritos e esse é um dos principais fatores que influencia o peso na balança. O que acontece é que o seu organismo não está habituado ao elevado número de calorias ingeridas, absorvendo por isso grande parte delas. O meu conselho é que aja com moderação, limitando a frequência de consumo e as porções ingeridas. Quer provar as rabanadas e os sonhos? Partilhe com alguém a assim só come metade de cada! Uma forma de também compensar a ingestão calórica excessiva é reforçar a prática de atividade física, por exemplo fazendo uma caminhada em família no dia de Natal.

Aposte no exercício físico

Apesar de estar numa época de festejos e convívios com família e amigos, o exercício físico não pode ser deixado de lado. Aposte em fazer 30 a 40 minutos de caminhada ou corrida e sentir-se-á melhor consigo mesmo. Se pretende tonificar existem alguns exercícios que a ajudarão a alcançar o seu objetivo: o lunge, a elevação da pélvis, os agachamentos, os abdominais, alguns exercícios com pesos, etc. Tanto os pode fazer no ginásio como em casa. Não se esqueça que para ver resultados o plano de treino deve ser adaptado aos seus objetivos e à sua condição física.

Não se esqueça que o Natal é a época da família e dos amigos e não apenas a época da comida. Aproveite as festividades da melhor forma e, claro, sempre em forma.

Relacionados

Beleza e Saúde

12 superalimentos que não podem faltar na sua cozinha

Camu camu, matcha ou baobab são apenas alguns dos nomes de superalimentos que vemos nas prateleiras das lojas de produtos naturais e que parecem saídos da imaginação de alguém que gosta de brincar com palavras. A nutricionista Lillian Barros diz-nos o que são e como incorporá-los na nossa alimentação.

Beleza e Saúde

Excesso de peso na época de festas: mitos e verdades

Será que tudo o que dizem da relação entre o Natal e a obesidade é verdade?

Beleza e Saúde

Como comer no Natal sem arruinar a saúde (ou a dieta)

Fizemos 11 perguntas a uma nutricionista sobre como usufruir de tudo o que esta quadra tem de bom à mesa... mas sem grande estragos - e todas tiveram resposta!

Mais no portal

Beleza e Saúde

5 produtos de skincare que testei há um ano e agora fazem parte da minha rotina

O mais barato custa menos de 3 euros.

Moda

Springkode e Portugal Fashion juntos em novo projeto

Uma iniciativa que visa promover uma consciência ética e reformular o modo de funcionamento da indústria da moda.

Moda

Criei 5 visuais diferentes com uma peça de roupa que todas temos no roupeiro

Por vezes - e falo por experiência própria -, só precisamos de um pouco de originalidade para não nos cansarmos daquilo que vestimos.

Moda

Camila Coelho usa T-shirt de marca portuguesa

Temos todos os detalhes sobre a peça.

Lifestyle

Entenda como criar objetivos de poupança em família

No novo episódio da rubrica Finanças de A a Z, explico-lhe como conseguir fazer um planeamento financeiro de modo a juntar algum dinheiro ao fim do mês.

Beleza e Saúde

COVID-19 e queda de cabelo: entenda a relação

E perceba o motivo pelo qual os médicos não estão surpreendidos com esta "consequência".

Celebridades

Kourtney Kardashian choca seguidores com novo visual do filho

O pequeno Reign sofreu uma mudança radical - e a internet não está a saber lidar.

Lifestyle

Livro da semana: "O Enigma do Quarto 622", um mistério repleto de emoções e reviravoltas

Um livro de Joël Dicker, publicado pela Alfaguara.

Celebridades

Megan Fox declara-se a Machine Gun Kelly

Após a separação de Brian Austin Green, a atriz vive um romance ao lado do artista.

Moda

10 macacões a menos de 20 euros

Inspire-se nestas sugestões de uma das peças mais práticas para o verão.

Lifestyle

Receitas Felizes: salada de lentilhas

Uma opção fresca, cheia de nutrientes e poucas calorias.

Moda

Rita Ora desfila duas grandes tendências de swimwear deste verão

A cantora britânica fez subir as temperaturas com uma publicação recente nas redes sociais.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel