iStock-881572090.jpg

Jose_M_Feito

Os especialistas da PronoKal Group®, empresa líder em tratamentos médicos para emagrecimento para pacientes com sobrepeso ou obesidade, compilaram 7 mitos e verdades sobre a relação entre o Natal e o aumento de peso.

Essa lista surge da disposição da empresa em se comprometer com a melhoria da saúde das pessoas, aumentar a consciencialização e promover as festividades de Natal mais saudáveis.

1. O Natal pode fazer ganhar peso até 4 kg

Verdadeiro: a Sociedade Espanhola de Endocrinologia e Nutrição tem alertado que, especificamente, causa um aumento médio de 2 a 4 kg de peso. Para uma pessoa que perdeu peso recentemente, estas datas são algumas das mais stressantes, porque é preciso encarar os compromissos sociais que giram à volta do consumo de doces e comida.

2. Não fazer atividade física no Natal tem as mesmas repercussões que não fazer em qualquer outra época do ano

Falso: Tendo em conta que no Natal as refeições são mais abundantes e é comum comer muitos doces, é ainda mais importante fazer atividade física. Está cientificamente provado que 30 minutos de exercício por dia, cinco dias por semana, e seguir uma dieta variada e completa, favorece o controlo do peso, pressão arterial e glicemia.

3. Natal, você está com fome antes, apesar de comer compulsivamente

Verdadeiro: Devido ao alto consumo de açúcar que ocorre na altura do Natal é fácil para o corpo sentir fome mais rapidamente e é uma das formas que o organismo tem para detetar se precisa comer por causa da quantidade de glicose no sangue. Portanto, o corpo irá consumi-los muito rapidamente no formato de glicose, e isso fará com que, após o consumo, os níveis sejam muito altos por algum tempo, mas depois desça rapidamente, o que gere uma sensação de fome mais rapidamente do que com outro alimento.

4. Uma única refeição de Natal pode exceder a ingestão diária recomendada de calorias para um adulto homem ou mulher

Verdadeiro: Durante os feriados somos dominados pela fome do prazer, um fator que pode ser estabelecido como uma das causas fisiológicas do ganho de peso no Natal. Isso pode causar, a ingestão de entre 2.500 e 3.000 calorias em cada uma das refeições ou jantares de Natal, excedendo a ingestão de calorias recomendadas para um homem ou uma mulher num dia todo.

5. No Natal aumentam os enfartes

Verdadeiro: A taxa de pessoas que sofrem ataques cardíacos nesta época do ano é tão significativa, que existe o chamado “enfarte de Natal”. Isso pode ocorrer devido a vários fatores, como aumento do consumo de gorduras, álcool, stress emocional ou frio. Esses fatores podem ser decisivos no momento de sofrer um ataque cardíaco, por isso os especialistas recomendam manter uma dieta saudável também nestas datas e realizar atividades físicas.

6. No Natal, o melhor treino para queimar gordura e compensar os excessos de comida é fazer exercícios físicos cardiovasculares

Falso: O músculo é o órgão principal para favorecer um ambiente hormonal adequado para queimar gordura, sendo o alvo terapêutico com o qual devemos trabalhar para evitar um aumento no peso após a ingestão acima da nossa Kcal diária recomendada. Tendo em conta que um treino cardiovascular queima uma grande quantidade de calorias, mas também reduz o músculo, se quisermos fazer atividade física, o ideal é realizar um treino de musculação / tonificação, pois além de melhorar a regulação da glicemia no sangue e controlar o colesterol, reduz os triglicerídeos, melhora a sensibilidade à insulina e aumenta o metabolismo basal até 48 horas após o treino.

7. Contar as calorias do que comemos faz perder peso.

Falso: Nem todas as calorias são as mesmas. As contribuições calóricas são diferentes dependendo de que comemos, por exemplo, 1 copo único de vinho fornece 120 kcal “vazio”. Ou seja, o álcool, além de não fornecer nenhum nutriente, aumenta a ingestão calórica na nossa digestão. Mas por outro lado o salmão ou o abacate, também são ricos em calorias, mas fornecem um tipo de gordura cardio-saudável, que é muito necessário para o nosso corpo. A melhor recomendação é manter o hábito de fazer 5 refeições por dia, distribuindo a ingestão calórica total ao longo do dia, em vez de concentrar toda a ingestão calórica de um dia apenas numa refeição.

Relacionados

Beleza e Saúde

5 Dicas para um Natal em forma

Se quer entrar nas épocas festivas com uma silhueta invejável, este artigo é indicado para si.

Lifestyle

12 dicas para fazer boas compras de Natal

Está bem, a época é de paz, amor e contenção de despesas, mas, ainda assim, vai ter de encontrar o presente perfeito para família e amigos. Se vai fazer-se à maratona das compras 'em cima do joelho', leve estes conselhos no sapatinho.

Lifestyle

Se viajar está nos seus planos para 2019, este é o presente de Natal mais original

Que tal oferecer um bilhete de avião dentro de uma mala a alguém especial?

Mais no portal

Beleza e Saúde

5 produtos de skincare que testei há um ano e agora fazem parte da minha rotina

O mais barato custa menos de 3 euros.

Moda

Springkode e Portugal Fashion juntos em novo projeto

Uma iniciativa que visa promover uma consciência ética e reformular o modo de funcionamento da indústria da moda.

Moda

Criei 5 visuais diferentes com uma peça de roupa que todas temos no roupeiro

Por vezes - e falo por experiência própria -, só precisamos de um pouco de originalidade para não nos cansarmos daquilo que vestimos.

Moda

Camila Coelho usa T-shirt de marca portuguesa

Temos todos os detalhes sobre a peça.

Lifestyle

Entenda como criar objetivos de poupança em família

No novo episódio da rubrica Finanças de A a Z, explico-lhe como conseguir fazer um planeamento financeiro de modo a juntar algum dinheiro ao fim do mês.

Beleza e Saúde

COVID-19 e queda de cabelo: entenda a relação

E perceba o motivo pelo qual os médicos não estão surpreendidos com esta "consequência".

Celebridades

Kourtney Kardashian choca seguidores com novo visual do filho

O pequeno Reign sofreu uma mudança radical - e a internet não está a saber lidar.

Lifestyle

Livro da semana: "O Enigma do Quarto 622", um mistério repleto de emoções e reviravoltas

Um livro de Joël Dicker, publicado pela Alfaguara.

Celebridades

Megan Fox declara-se a Machine Gun Kelly

Após a separação de Brian Austin Green, a atriz vive um romance ao lado do artista.

Moda

10 macacões a menos de 20 euros

Inspire-se nestas sugestões de uma das peças mais práticas para o verão.

Lifestyle

Receitas Felizes: salada de lentilhas

Uma opção fresca, cheia de nutrientes e poucas calorias.

Moda

Rita Ora desfila duas grandes tendências de swimwear deste verão

A cantora britânica fez subir as temperaturas com uma publicação recente nas redes sociais.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel