GettyImages-160977587.jpg

Chris Graythen

*artigo publicado originalmente em abril de 2016

Há mais de 15 anos que os hidratos de carbono começaram a ser apontados como os vilões, os culpados das taxas elevadas de excesso de peso e obesidade. Bem, é verdade e mentira ao mesmo tempo. É verdade se nos estivermos a referir aos hidratos de carbono simples (doces, bolachas, açúcares processados e refinados), estes convém serem mesmo retirados da nossa alimentação. Os outros, os complexos (cereais integrais, leguminosas, frutas e vegetais), não são vilões, pelo contrário, são fundamentais para o nosso organismo, para termos energia para efetuarmos todas as funções físicas, “porque cada movimento que faz e todo o pensamento que tem dependem dos hidratos de carbono que come”, escreve Marco Borges no seu livro ‘ Transforme o seu corpo e a sua vida em 22 DIAS’, que tem prefácio da cantora Beyoncé. Marco é defensor de um regime vegano (sem ovos, laticínios ou carne), com bastantes hidratos de carbono complexos (aleluia!), e garante-lhe que com esta alimentação não só vai perder o peso em excesso como ficar mais saudável. Vamos ver como funciona:

Apenas ‘22 dias’

“A dieta tem este nome porque os psicólogos descobriram que é o tempo que demoramos tanto a habituarmo-nos a algo como a desabituarmo-nos. Por isso, se criarmos um hábito saudável ao longo de 21 dias, no 22.º já estaremos na posse de um hábito saudável novo.”


O que precisa fazer

“Esta dieta é muito prática, baseada em plantas e vegetais, e o mais próxima possível da natureza. Isso pressupõe que à mesa haja muitos vegetais de folha verde, feijões, sementes, frutos secos, cereais e fruta. E já está. É tão simples quanto isto. Com esta informação tem a base para criar o programa que vai guiá-la até ao sucesso. Nós ajudamos ao dar-lhe as ferramentas [no livro há listas semanais de compras com os produtos que vai precisar para cada semana, a quantidade de cálcio, ferro, proteína que precisamos, exemplos de alimentos ricos nesses elementos…] e as receitas, depois só precisa de criar hábitos saudáveis à volta desta nova forma de se alimentar.”

320x.jpg

D.R.

Sem carências alimentares

“É um dos temas mais abordados no livro, o cuidado em ter uma alimentação completa sem carência de quaisquer vitaminas ou sais minerais, 100% equilibrada. E a verdade é que nesta dieta à base de vegetais, facilmente você irá cumprir as recomendações para a quantidade de proteína digerida diariamente e não exagerar como as pessoas que ingerem proteína de origem animal. Mais, os alimentos de origem vegetal são mais densos em vitaminas e sais minerais que os de origem animal por isso irá estar a ingerir muito mais vitaminas e sais minerais do que está acostumada.”

0% carne

“Esta dieta faz bem à sua saúde. Há muita gente a consumir, diariamente, duas vezes mais proteína do que devia. Vários estudos já revelaram que um aumento de ingestão de proteína animal aumenta também o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e cancro. Por outro lado, consome-se apenas 50% da fibra que é recomendada, o que pode dar origem a cancro colo-retal e a problemas digestivos. E a fibra só é encontrada em alimentos de origem vegetal…”

Mais plantas, menos doenças

“As pessoas estão cansadas de estarem doentes o tempo todo, de andarem medicadas. A ‘revolução’ dos 22 dias, como lhe chamo, permite-lhes reduzir o risco de muitas doenças ao mudarem a sua alimentação para uma dieta à base de vegetais. Ao fazê-lo, muitos dos sintomas das suas doenças desaparecem… e podem deixar os medicamentos.”

Relacionados

Beleza e Saúde

Como comer no Natal sem arruinar a saúde (ou a dieta)

Fizemos 11 perguntas a uma nutricionista sobre como usufruir de tudo o que esta quadra tem de bom à mesa... mas sem grande estragos - e todas tiveram resposta!

Beleza e Saúde

6 alimentos que podem alterar o seu sono

As insónias e a pouca qualidade do sono são um problema para milhares de portugueses. Mas sabia que existem vários alimentos, que até são recomendados por médicos e nutricionistas por serem saudáveis e ideais para uma dieta equilibrada, que podem contribuir para fazê-la dar voltas na cama?

Celebridades

Khloé Kardashian perdeu 4 quilos ao eliminar um item da sua dieta (descubra qual)

A estrela adotou um estilo de vida saudável e, como resultado, conquistou um novo corpo

Mais no portal

Beleza e Saúde

4 franjas que estão entre as tendências de cabelos para o novo ano

Qualquer uma destas sugestões é boa para quem dispensa a ideia de passar por uma transformação radical.

Celebridades

Kamala Harris revela a forma engraçada como conheceu o marido

E disse ainda tê-lo pesquisado na internet antes do primeiro encontro.

Beleza e Saúde

Tremer de frio pode emagrecer mais que alguns exercícios

Entenda como.

Celebridades

Gigi Hadid descobriu que estava grávida um dia antes de desfilar

Saiba como é que a modelo conseguiu controlar as náuseas.

Comportamento

Existem cinco tipos de casais - e parece que apenas três deles são felizes

Veja que características têm os casais que conseguem gerir conflitos de uma forma saudável.

Beleza e Saúde

As velas são tóxicas?

Entenda os potenciais efeitos na saúde.

Lifestyle

6 lugares em Lisboa que irradiam o otimismo do Illuminating Yellow

O Pantone Color Institute elegeu este amarelo vibrante como uma das cores de 2021.

Beleza e Saúde

Emily Ratajkowski usou este creme para acalmar a pele na quarentena

Conheça o produto que se encontra em saldos.

Beleza e Saúde

Adora "Bridgerton"? Revelamos os segredos de beleza da série da Netflix

O responsável pelos cabelos e maquilhagens de toda a produção revelou como criou os "looks" das personagens.

Beleza e Saúde

COVID-19: 1 em cada 8 dos pacientes britânicos que regressam ao hospital morrem

Foram analisados dados de mais de 47 mil pessoas.

Celebridades

Sobrinho de Beyoncé terá divulgado vídeos íntimos da ex-namorada na internet

Julez Smith poderá estar em apuros com a lei. Solange e Beyoncé, a mãe e a tia do jovem, respetivamente, estarão furiosas.