iStock-685722924.jpg

LightFieldStudios

*artigo publicado originalmente na revista ACTIVA de agosto de 2018

1. Para quem está a começar


Se sempre pensou que era daquelas que não ia habituar-se a uma aula em grupo, que era muito difícil, que estava toda a gente a olhar para si, que ia ser chato, aqui ficam duas modalidades fantásticas para qualquer iniciado que troque os pés.

iCycle/RPM/Spinning

O que é – Um treino intervalado de ciclismo ‘indoor’ onde os praticantes experimentam vários tipos de intensidade, alternando a carga de treino e a cadência da pedalada.

Para quem – Aula recomendada a todos os níveis de praticantes, porque cada um ajusta o seu ritmo e esforço. Tanto pode ser praticada por iniciados como por atletas que queiram esforçar-se ao máximo e gastar imensas calorias, sendo um treino ao mesmo tempo desafiante e fácil de seguir por quem não seja adepta de coreografias.

Benefícios – Promove melhorias da capacidade aeróbica e gasto calórico elevado.

Activate/Total

O que é – Uma aula de condicionamento global que utiliza o peso corporal, halteres e toalha para melhorar coração e músculos. Tem intensidade leve, baixa complexidade e baixo impacto, e foi pensada especialmente para aquelas pessoas que sempre acharam que não iam ser capazes de fazer ginásio.

Para quem – Recomendada a praticantes que se iniciam em treinos de grupo ou para quem procura um treino equilibrado que garanta energia sem provocar exaustão.

Benefícios – Aumento gradual da coordenação, força e resistência muscular.

iStock-692882668.jpg

Anchiy

2. Para reforçar os músculos

As mulheres começam a perder massa muscular de forma acelerada a partir dos 40 anos e especialmente depois da menopausa, o que explica o ganho de peso. Os exercícios musculares são especialmente importantes porque nos tornam mais resistentes e aumentam o metabolismo e o gasto calórico do corpo em repouso.

MIB (Made in Brasil)/Bunda

O que é – Um treino específico para glúteos e coxas, o sonho de qualquer mulher.

Para quem – Para quem quer ter glúteos dignos, pronto, de uma telenovela. Enfim, diga-se de passagem que é preciso treinar a sério e dar o litro, não é só aparecer lá.

Benefícios – Aumento de força e resistência muscular dos membros inferiores, aumento de coordenação e de equilíbrio.

Body Pump

O que é – Uma das modalidades ‘clássicas’ de todos os ginásios. Pode parecer uma ‘seca’ mas é aquela aula a que uma mulher nunca deve faltar. Fácil de seguir e desafiante, o objetivo é trabalhar todos os grupos musculares, com a ajuda de pesos que cada pessoa coloca conforme a sua resistência, o que permite ir aumentando a intensidade da aula.

Para quem – Para quem queira ficar mais tonificada e aumentar o metabolismo.

Benefícios – Desenvolve a força muscular, a resistência geral e o equilíbrio.

3. Para quem já tem treino

Já passou muitas etapas e precisa de uma coisa mais desafiante? Então, jovem, vem saltar connosco. Que é como quem diz, tem muito que fazer à sua espera.

Spartans

O que é – O próprio nome indica que não há de ser qualquer coisa levezinha (afinal, os espartanos eram os maiores guerreiros da Grécia Antiga). É um treino em grupo baseado em movimentos e não em grupos musculares. Uma aula dinâmica e desafiante, que inclui um treino inicial e uma parte feita em circuito, com equipamentos de treino como bolas, cordas ou pesos. É divertido mas muito puxado.

Para quem – Para quem já tenha experiência em treino de grupo e queira melhorar a velocidade, agilidade, capacidade aeróbica e resistência muscular.

Benefícios – Aumento da capacidade cardiovascular, resistência e força. É um dos treinos mais completos.

Xcelerate/Body Attack

O que é – É um primo não muito distante da velhinha aeróbica, com todos os seus benefícios e nenhum do seu kitsch. É uma aula de impacto misto, bastante completa, que combina aeróbica de alta intensidade com exercícios de força e resistência.

Para quem – Para quem goste de correr e pular e queira uma aula intensa.

Benefícios – Aumento de agilidade e velocidade e melhoria da coordenação muscular e da capacidade cardiovascular.

iStock-941830464.jpg

Rachaphak

4. Para se divertir enquanto treina

Há quem queira fazer exercício mas não seja capaz de manter a rotina se não for ao ginásio acima de tudo para se divertir.

Zumba/Sh’bam

O que é – Um treino cardiovascular que incorpora vários tipos de dança e diferentes estilos musicais. É uma aula divertida e contagiante que permite ao praticante abstrair-se do quotidiano, aliviando os níveis de stresse e ansiedade, melhorando a autoconfiança e autoestima.

Para quem – Para apaixonados por música e dança e sem medo de coreografias, que pretendam melhorar a sua capacidade aeróbica, coordenação e equilíbrio.

Benefícios – Além de ser um treino bastante divertido, não se arrisca a ficar com dores no corpo todo no dia seguinte. Tenha apenas em atenção as rotações de joelhos.

Air Fit/Power Jump

O que é – Uma aula onde se utilizam trampolins para treinar o sistema cardiovascular e o equilíbrio dinâmico. É divertida e fácil de seguir, e o equilíbrio consegue-se facilmente.

Para quem – Para quem se quer exercitar de forma diferente, desafiante e original.

Benefícios – Acima de tudo, melhoria da coordenação, do equilíbrio e da capacidade cardiovascular. Reforço da zona central do corpo.

Warrior/Body Combat

O que é – Um treino misto, que combina desportos de combate com fitness. É um treino dinâmico, e a rapidez dos exercícios torna-o desafiante.

Para quem – Para quem procura uma experiência de artes marciais combinada com treino cardiovascular e não se assusta com uma aula rápida e intensa.

Benefícios – Aumento da capacidade cardiovascular, da coordenação e equilíbrio, da agilidade e velocidade, da autoestima e confiança.

iStock-670724074.jpg

filadendron

5. Para as almas Zen

Os treinos de coordenação sem impacto não são para quem quer qualquer coisa ‘sossegada’: são para aprender a reforçar a concentração, a ‘ouvir’ o corpo, a corrigir a postura, a treinar a respiração, a testar a força. E isso é a base de qualquer treino.

Antigravity/Aerial Yoga

O que é – Parece que se está no circo mas é mesmo uma aula, que usa ‘trapézios’ de tecido para fazer exercícios em que se fica suspenso, e muitas vezes ‘de cabeça para baixo’. Combina movimentos de descompressão da coluna vertebral, invertendo o corpo, procurando melhoria do alinhamento e postura corporal. Parece estranho, mas torna-se bastante fácil dominar os exercícios.

Para quem – Para quem não tem medo de experimentar coisas novas e procura um treino completo mas leve e calmo.

Benefícios – Descompressão da coluna vertebral, melhor circulação no sistema linfático, reforço muscular geral.

Pilates

O que é – Basicamente, pode ser descrito como o treino do controlo dos movimentos. Aqui se aprende a controlar a postura, os abdominais e os músculos das costas (que são quem nos sustenta), a respirar e a alongar.

Para quem – Para toda a gente. Deve ser utilizada como a base de todos os restantes treinos.

Benefícios – Reforço da musculatura profunda do centro do corpo, melhoria do alinhamento postural, melhoria da mobilidade das articulações.

Yoga

O que é – A prática de um conjunto de disciplinas que melhoram a flexibilidade, força, mobilidade e equilíbrio físico e mental.

Para quem – Para quem procura uma prática holística integrada num treino focado e equilibrado.

Benefícios – Melhoria da concentração e da flexibilidade, reforço geral dos músculos.

iStock-881952958.jpg

Weedezign

Outras modalidades

Ballet Fitness – Mistura passos de ballet com exercícios de condicionamento físico e Pilates, para tonificar o corpo como uma bailarina. Onde praticar: Clube VII


Crossfit/ Cross Moves/ Cross Training – Um treino intervalado de alta intensidade com exercícios variado que trabalham todo o corpo. É bastante cansativo e queima imensas calorias. Onde praticar: Em quase todos os ginásios


Float Fit Um treino de 30 minutos com exercícios de fitness… em cima de uma prancha, numa piscina. É muito divertida e a necessidade De manter o equilíbrio redobra a intensidade dos exercícios. Onde praticar: Holmes Place

Relacionados

Beleza e Saúde

Be FHIT by ACTIVA: os benefícios do treino outdoor (com exemplos de alguns exercícios)

No segundo episódio do Be FHIT by ACTIVA, a personal trainer Rita Terruta fala sobre os principais benefícios do treino ao ar livre. Incluir este hábito na sua rotina é simples e gratuito, e acima de tudo promove o bem-estar do corpo e da mente.

Beleza e Saúde

Be FHIT by ACTIVA: exercício pós-parto

Se teve um bebé recentemente e está a pensar em voltar (ou começar) a praticar exercício físico, então veio ao lugar certo.

Beleza e Saúde

5 coisas que nunca deve fazer à sua pele

Mas mesmo nunca!

Mais no portal

Beleza e Saúde

Cabelos: Risco ao meio ou de lado? A melhor opção para cada formato de rosto

A forma como reparte o cabelo pode mudar muito o seu visual - num cenário ideal, sempre para melhor. Saiba como valorizar o seu rosto.

Comportamento

5 formas de ultrapassar momentos menos bons

De acordo com vários especialistas.

Beleza e Saúde

O resultado de uma semana sem qualquer tipo de exercício físico

Para qualquer adepto de um estilo de vida ativo, estar parado é um verdadeiro desafio. E foi assim que encarei esta semana.

Lifestyle

Saiba como fazer a deliciosa salada de espinafres de Julie Deffense

Simples e deliciosa.

Beleza e Saúde

Chiara Ferragni mostra-nos como o azul com glitter resulta sempre para fazer os nossos olhos brilhar

A influencer criou novamente uma coleção com a Lancôme, em que o glitter é a aposta.

Moda

O vídeo que nos fala de Paris, de mulheres e do que acontece quando se trocam duas malas

Esta produção é uma viagem ao mundo das mulheres parisienses com toda a emoção e “joie de vivre” da cidade de Paris.

Beleza e Saúde

Não vai acreditar com que idade Halle Berry teve o primeiro orgasmo

A confissão da atriz veio surpreender o público.

Moda

Esta é a prova de que o 'nightwear' pode ser usado o dia todo

Seda, cetim ou caxemira?

Beleza e Saúde

Quando deve anunciar a gravidez?

A norma é que se ultrapasse a meta das 12 semanas. Mas será que é mesmo preciso?