iStock_17709445_SMALL.jpg

Photographer: Ruslan Dashinsky

Tornou-se uma tendência nos últimos anos e não há quem não pense sobre o assunto. Guardar as células estaminais é um tema que passa pela cabeça de todos os pais e cuja decisão deve ser ponderada. Falámos com Mónica Brito, diretora de operações, administradora da Crioestaminal e mãe de três filhos, para compreender melhor todo o processo.

Como é que nasceu a Crioestaminal?

A Crioestaminal foi fundada em 2003 por investigadores e profissionais de saúde, constituindo o primeiro banco de criopreservação de células estaminais em Portugal. Sediada no Biocant, o maior parque de biotecnologia português, emprega mais de 70 colaboradores e tem uma significativa presença internacional. Os 15 anos de atividade e os mais de 10 milhões de euros investidos consolidaram a sua liderança ibérica. É também o banco português com mais amostras guardadas.

O que é que a maioria dos portugueses não sabe sobre células estaminais?

Ao longo dos últimos anos, e sobretudo na última década, tem sido feito um excelente trabalho de divulgação sobre a importância das células estaminais. Muitos estudos têm surgido, o que revela que é também uma área de interesse para a comunidade científica, e os casos de sucesso que ilustram bem o potencial terapêutico das células estaminais. As células do cordão umbilical podem efetivamente salvar vidas. As células estaminais do sangue do cordão umbilical são utilizadas há décadas como fonte de células hematopoiéticas capazes de reconstituir o sistema sanguíneo e imunológico, estando o seu potencial comprovado. Em todo o mundo já foram realizados mais de 40 mil transplantes num total de 80 doenças. Os resultados destes transplantes são semelhantes aos obtidos com transplantes que utilizam a medula óssea ou o sangue periférico mobilizado como fonte celular. Estes casos também se registaram em Portugal. No nosso país também há vários casos de sucesso.

Como funciona o processo de preservação das células estaminais?

O processo de criopreservação passa por várias fases. Em primeiro lugar está o processo de colheita, simples e totalmente indolor para a mãe e para o bebé. Após o nascimento do bebé, o cordão umbilical é desinfetado e faz-se uma punção na veia umbilical, permitindo que o sangue ainda presente no cordão umbilical flua, por gravidade, para dentro do saco de colheita. Seguidamente, corta-se um segmento de cerca de 30 centímetros de cordão umbilical e coloca-se num frasco estéril, destinado a esse efeito. Depois da colheita, o kit com as amostras colhidas é colocado no quarto junto à mãe. Após contacto com a Crioestaminal, o kit é recolhido na maternidade e dá entrada no laboratório nas primeiras 48 horas após o nascimento. Na fase de processamento do sangue do cordão umbilical, as células estaminais do sangue do cordão umbilical são separadas da fração de glóbulos vermelhos e de plasma, de forma a concentrar a amostra final numa fração rica em células estaminais, diminuindo e normalizando o volume final para armazenamento. Na Crioestaminal o tecido do cordão umbilical pode ser processado por 2 métodos distintos. Um dos processos envolve uma digestão enzimática, que conduz à obtenção de uma suspensão de células estaminais mesenquimais prontas a utilizar; o outro permite a obtenção de pequenos fragmentos de tecido do cordão umbilical sendo necessário um isolamento futuro das células estaminais presentes nos fragmentos de tecido armazenados. Após processamento quer do sangue quer do tecido do cordão umbilical, é adicionado um crioprotetor, o DMSO, que permite que as células permaneçam íntegras durante o seu congelamento e posterior armazenamento a temperaturas negativas. A fração de células estaminais isoladas do sangue do cordão umbilical são armazenadas num saco de criopreservação devidamente etiquetado (a cada amostra é atribuído um número sequencial único) e selado em 2 compartimentos (20 mL + 5 mL), para que seja possível descongelá-los independentemente. A fração de células estaminais do tecido do cordão umbilical obtida por digestão enzimática é igualmente armazenada num saco de criopreservação com 2 compartimentos (20 mL + 5 mL). No caso de se obterem os fragmentos de tecido do cordão umbilical, estes são armazenados em quatro tubos de criopreservação. Após cultura celular, estas células poderão ser aplicadas em terapia celular. Após o isolamento das células e adição do crioprotetor, inicia-se o processo de criopreservação, com descida controlada da temperatura até cerca de -150ºC. Depois deste arrefecimento controlado, as amostras são mantidas em tanques de criopreservação abastecidos com azoto líquido, a temperaturas muito baixas (na ordem dos -196ºC), durante o tempo de duração do contrato ou até serem requisitadas para tratamento.

Quais as grandes vantagens?

A colheita de células estaminais do sangue e do tecido do cordão umbilical é completamente inócua para a mãe e para o recém-nascido. Ao estarem criopreservadas, estas células encontram-se imediatamente disponíveis para poderem ser usadas no tratamento de várias doenças, em caso de necessidade. Uma vez criopreservadas em bancos familiares, podem ser usadas no próprio ou em algum familiar, desde que exista compatibilidade entre o dador e o recetor. As células estaminais do cordão umbilical são 100% compatíveis com o próprio e a probabilidade de compatibilidade entre irmãos é elevada. Sabe-se, também, que a probabilidade de sucesso de um transplante com um dador relacionado (da família) é superior à de um transplante não relacionado.

Quanto tempo de vida têm estas células?

Até ao momento, os estudos e a evidência científica indicam que as células do sangue do cordão umbilical criopreservadas mantêm as suas características durante um período de cerca de 25 anos. A Crioestaminal disponibiliza o serviço de criopreservação de células estaminais exatamente durante esse período.

Em que tipo de situações é particularmente útil fazer a reserva destas células? E em que doenças não é possível utilizar (ou, pelo menos, não existe evidência científica)?

Hoje sabemos que as células estaminais constituem um recurso terapêutico muito importante que pode ser utilizado no tratamento de mais de 80 doenças muito graves, e estima-se que, no futuro, este número venha a aumentar. No que diz respeito ao uso de células estaminais do sangue do cordão umbilical, nos últimos anos, além das doenças hematológicas, tem-se assistido à sua utilização noutras doenças. A diabetes tipo 1 e a paralisia cerebral foram das primeiras áreas de interesse neste contexto e que têm registado evoluções muito positivas. Além destas, estão ainda em curso vários ensaios clínicos que visam testar o potencial do sangue do cordão umbilical em lesões da espinal medula, perda da função auditiva, doença cardíaca congénita, acidente vascular cerebral (AVC) e autismo, entre muitas outras patologias. O futuro revela-se muito promissor no que diz respeito ao tratamento de várias doenças com recurso a células estaminais. A decisão de utilização das células estaminais criopreservadas será sempre do médico responsável pelo tratamento a realizar.

Quais os direitos legais dos pais e do próprio sobre as células estaminais?

As amostras sob a responsabilidade da Crioestaminal são propriedade dos pais até que o próprio dador das células estaminais atinja a maioridade, altura em que o próprio assume todos os direitos sobre a amostra. A libertação de uma amostra de células estaminais criopreservadas irá sempre requerer um pedido médico para aplicação num determinado tratamento médico devidamente autorizado.

Quais as principais preocupações na preservação das células?

Para os pais, a preservação da amostra constitui, por norma, a principal preocupação. Com a confiança conquistada de mais de 100 mil famílias, a Crioestaminal já libertou 10 amostras para 15 utilizações terapêuticas realizadas em Portugal, Espanha e EUA. A Crioestaminal tem capacidade para armazenar 300 mil amostras, é um dos maiores bancos europeus de células estaminais e distingue-se pela constante aposta num serviço de excelência reconhecido internacionalmente com a acreditação pela prestigiada American Association of Blood Banks (AABB) que garante os mais elevados standards de qualidade deste sector.

Sei que existem três preços praticados. Quais as principais diferenças?

A Crioestaminal disponibiliza o serviço de criopreservação de células estaminais, por um período de 25 anos, podendo a família optar apenas pela criopreservação das células estaminais do sangue ou, também, guardar uma amostra de células estaminais do tecido do cordão umbilical. Em ambas as opções estão disponíveis os serviços Basic e Advantage. O serviço Advantage garante uma tecnologia de processamento exclusiva e mais células estaminais guardadas. Além dos serviços Basic e Advantage, a Crioestaminal disponibiliza o serviço Maximum que, entre outras vantagens, permite a preparação de uma amostra de tecido do cordão umbilical para utilização imediata em caso de necessidade, processada por uma tecnologia exclusiva e acreditada pela AABB. Todas as soluções de criopreservação Crioestaminal incluem análises de avaliação clínica da grávida, painel completo de controlo de qualidade à amostra, kit de colheita das células estaminais, todos os custos de transporte (desde a recolha da amostra na maternidade até à utilização clínica) e um apoio ao tratamento, no valor de 20 mil euros, em caso de utilização clínica das células estaminais num tratamento devidamente autorizado.

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Intel apresenta computador neuromórfico, que funciona como cérebro humano

Intel apresenta computador neuromórfico, que funciona como cérebro humano

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Vamos falar de castas?

Vamos falar de castas?

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Antù: Um lugar aberto a várias artes no Porto

Antù: Um lugar aberto a várias artes no Porto

Estes são os cabeças de lista às europeias

Estes são os cabeças de lista às europeias

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

Samsung Galaxy Ring vai chegar em oito tamanhos

Samsung Galaxy Ring vai chegar em oito tamanhos

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Rir é com ela!

Rir é com ela!

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Rita Patrocínio revela

Rita Patrocínio revela "onde gostava de um dia viver"

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

IRS: Falta muito para receber o seu reembolso? Saiba como ler o estado da sua declaração

IRS: Falta muito para receber o seu reembolso? Saiba como ler o estado da sua declaração

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Apple compra startup francesa especializada em Inteligência Artificial e visão de máquina

Apple compra startup francesa especializada em Inteligência Artificial e visão de máquina

Em “Senhora do Mar”: Joana perdoa Manuel por a ter traído

Em “Senhora do Mar”: Joana perdoa Manuel por a ter traído

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Decoração: a liberdade também passa por aqui

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites