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sergeyshibut

Já ouviu falar em Marie Kondo, certo? Pois bem, esta especialista em organização pessoal tornou-se famosa, sobretudo, graças às dicas que fornece com o objetivo de tornar a vida das pessoas mais “leves”, através da arrumação e da escolha de produtos ou peças de roupa que já não usamos. E se, habitualmente, associamos este processo ao nosso roupeiro, saiba que a cozinha é uma das divisões da casa em que pode aplicar os princípios de Kondo. E melhor: isto ainda pode ajudá-la a perder peso!

De acordo com a revista Health, vários estudos mostraram haver uma ligação entre uma cozinha arrumada e limpa e hábitos de alimentação saudáveis. Se houver mais desarrumação neste espaço, teremos tendência a consumir mais calorias e a comer de forma menos consciente. Mas a solução é simples. Basta seguir estes passos:

1 – Desarrume e faça a pergunta “Isto irá melhorar a minha saúde?”. Tire tudo o que tem nos armários da cozinha (só assim conseguirá fazer uma boa seleção) e pergunte-se, produto a produto, se tal irá promover um estilo de vida saudável. Caso a resposta seja negativa, doe os alimentos a bancos alimentares ou instituições e, ao arrumar os restantes produtos – após limpeza dos armários e gavetas -, organize-os por categoria (enlatados, massas, arroz, feijão…), de modo a facilitar o processo de cozinhar de modo saudável.

2 – Bancadas vazias. Certifique-se que não deixa nada em cima da(s) bancada(s) da cozinha. Desde o esfregão e detergente da loiça, às torradeiras ou tostadeiras, tudo deve ser guardado nos armários. A única exceção é ter uma taça com fruta fresca (e não bolachas ou snacks salgados) em cima da bancada, já que este truque promove um maior consumo de alimentos saudáveis. Além disso, manter as bancadas limpas poderá fazer ainda com que tenha mais vontade de cozinhar em casa, pelo simples facto de não haver desarrumação a causar-lhe stress ou ansiedade.

3 – Reorganizar o frigorífico. Tal como com os móveis, tire tudo do frigorífico e congelador. Siga o mesmo processo e dispense tudo o que não for saudável. Limpe-o e organize-o de forma a tornar acessíveis os produtos que mais utiliza e que mais são saudáveis. Tenha também atenção, na altura de ir às compras, de levar apenas os produtos de frio que pretende consumir rapidamente, como queijo ou fiambre, de modo a não encher o frigorífico com algo que possa não ser para uso imediato, e que se pode estragar.

4 – Estabeleça uma rotina de refeições. A própria Marie Kondo recomenda que se coma de forma consciente, ao consumir apenas as refeições e/ ou snacks à mesa (em vez de em pé ou a andar), já que, assim, não teremos tanta tendência a exagerar e perder o controlo das quantidades que ingerimos.

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