iStock-502320166.jpg

sergeyshibut

Já ouviu falar em Marie Kondo, certo? Pois bem, esta especialista em organização pessoal tornou-se famosa, sobretudo, graças às dicas que fornece com o objetivo de tornar a vida das pessoas mais “leves”, através da arrumação e da escolha de produtos ou peças de roupa que já não usamos. E se, habitualmente, associamos este processo ao nosso roupeiro, saiba que a cozinha é uma das divisões da casa em que pode aplicar os princípios de Kondo. E melhor: isto ainda pode ajudá-la a perder peso!

De acordo com a revista Health, vários estudos mostraram haver uma ligação entre uma cozinha arrumada e limpa e hábitos de alimentação saudáveis. Se houver mais desarrumação neste espaço, teremos tendência a consumir mais calorias e a comer de forma menos consciente. Mas a solução é simples. Basta seguir estes passos:

1 – Desarrume e faça a pergunta “Isto irá melhorar a minha saúde?”. Tire tudo o que tem nos armários da cozinha (só assim conseguirá fazer uma boa seleção) e pergunte-se, produto a produto, se tal irá promover um estilo de vida saudável. Caso a resposta seja negativa, doe os alimentos a bancos alimentares ou instituições e, ao arrumar os restantes produtos – após limpeza dos armários e gavetas -, organize-os por categoria (enlatados, massas, arroz, feijão…), de modo a facilitar o processo de cozinhar de modo saudável.

2 – Bancadas vazias. Certifique-se que não deixa nada em cima da(s) bancada(s) da cozinha. Desde o esfregão e detergente da loiça, às torradeiras ou tostadeiras, tudo deve ser guardado nos armários. A única exceção é ter uma taça com fruta fresca (e não bolachas ou snacks salgados) em cima da bancada, já que este truque promove um maior consumo de alimentos saudáveis. Além disso, manter as bancadas limpas poderá fazer ainda com que tenha mais vontade de cozinhar em casa, pelo simples facto de não haver desarrumação a causar-lhe stress ou ansiedade.

3 – Reorganizar o frigorífico. Tal como com os móveis, tire tudo do frigorífico e congelador. Siga o mesmo processo e dispense tudo o que não for saudável. Limpe-o e organize-o de forma a tornar acessíveis os produtos que mais utiliza e que mais são saudáveis. Tenha também atenção, na altura de ir às compras, de levar apenas os produtos de frio que pretende consumir rapidamente, como queijo ou fiambre, de modo a não encher o frigorífico com algo que possa não ser para uso imediato, e que se pode estragar.

4 – Estabeleça uma rotina de refeições. A própria Marie Kondo recomenda que se coma de forma consciente, ao consumir apenas as refeições e/ ou snacks à mesa (em vez de em pé ou a andar), já que, assim, não teremos tanta tendência a exagerar e perder o controlo das quantidades que ingerimos.

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Relacionados

Moda

Retome a atividade física (sem dores) com este plano de treino para iniciados

Com a ajuda do Fitness Hut, não há motivos para não voltar a treinar!

Beleza e Saúde

O grave perigo das dietas yo-yo de que ninguém fala

Perder e ganhar peso constantemente - mesmo que seja pouco - traz riscos associados.

Beleza e Saúde

5 formas saudáveis de ganhar peso

Recomendadas por uma nutricionista.

Mais no portal

Inspirações

Paulo Pascoal: "Temos de deixar de ver os negros como 'os outros'"

Falámos com o ator Paulo Pascoal sobre o significado do assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, e o impacto que este teve (e continua a ter) em todo o mundo.

Lifestyle

Diz quem sabe: este caso real prova que é possível poupar no crédito habitação

Saiba como, através destas dicas.

Celebridades

Foi revelada a causa da morte de Gregory Tyree Boyce e da namorada

O ator de "Crepúsculo" e a companheira foram encontrados em casa, sem vida, no passado mês de maio.

Celebridades

Meghan reflete sobre as suas experiências com o racismo em vídeo de 2012

Num vídeo viral que ressurgiu online, Meghan, que é fruto de uma relação inter-racial, entra em detalhes sobre como o racismo a afetou pessoalmente.

Celebridades

Atores de "Glee" acusam Lea Michele de racismo durante as gravações

As denúncias são bastante explícitas e algo chocantes.

Beleza e Saúde

Maquilhadora de Kendall Jenner revela os segredos de beleza da modelo

Numa entrevista recente, Mary Phillips ensinou a recriar os momentos de beleza de uma das suas clientes mais famosas, Kendall Jenner.

Comportamento

Diz quem sabe: Vai ficar tudo bem no regresso à escola

Os conselhos de parental coach Carolina Vale Quaresma para esta nova fase.

Beleza e Saúde

Os 5 principais erros cometidos na utilização da máscara de proteção

Veja se está a fazer um uso correto deste produto que se tornou tão importante nas nossas vidas devido à atual pandemia.

Beleza e Saúde

Dois ingredientes, um tratamento incrível para a celulite e a retenção de líquidos

Está é daquelas dicas que vocês vão amar. Quer tenham retenção de líquidos ou celulite, esqueçam. Já foi!

Beleza e Saúde

Os 5 passos que todas as pessoas com pés bonitos seguem

Siga estas dicas e prepare as sandálias e os chinelos!

Lifestyle

Dia de Portugal assinalado com Maratona de Leitura d'Os Lusíadas

Uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II que pode ser assistida online.

Comportamento

Teletrabalho: saiba quantos colaboradores admitem ver conteúdos para adulto nos computadores profissionais

Uma análise à mudança de comportamentos e à dificuldade de separar a vida pessoal da laboral.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel