iStock-963142602.jpg

Sasha Brazhnik

Sempre ouvimos dizer que a vitamida D é boa para nós, certo? Aconselhada, sobretudo, em casos perda de massa óssea, é uma grande ajuda para pessoas que tenham tendência para a osteoporose. Ainda assim, e como tudo, quando tomada em excesso, pode ser bastante perigosa. E um homem de 54 anos, do Canadá, aprendeu a lição da pior forma possível.

O caso de estudo foi publicado no Canadian Medical Association Journal, onde é explicado que a pessoa em questão tinha acabado de voltar de uma viagem Ásia, onde apanhou bastante sol, quando decidiu consultar um médico. Este, por sua vez, detetou altos níveis de creatinina no sangue do paciente, o que normalmente significa que os rins não estão a funcionar bem, já que costumam filtrar estes excessos. Foi encaminhado para especialistas, que acabaram por perceber o que se tinha passado.

Ora, tinham sido prescritas ao homem, por um neuropata, elevadas doses de vitamina D, mesmo este não tendo deficiência de tal, nem histórico de perda de massa óssea. E se tal não bastasse, o paciente decidiu, por si mesmo, tomar o dobro do recomendado. Isto é, tomou cerca de oito a 12 gotas da vitamina, todos os dias, o que equivale a oito mil ou 12 mil unidades internacionais. E a dose recomendada é de 400 a mil, ou de 800 a 2 mil, em casos de osteoporose ou pessoas idosas.

A combinação da exposição solar com a toma excessiva da vitamina fez com que os rins da pessoa falhassem. Tinha uma quantidade perigosa de cálcio no sangue, e os órgãos não conseguiram filtrá-lo bem. O incidente causou-lhe danos permanentes nos rins e, hoje, sofre de doença renal crónica, podendo mesmo virr a precisar de diálise.

“Os suplementos de vitamina são supostamente para preencher uma falha ou atingir uma dose ideal que não se consegue somente através da comida“, afirma, à Health, a nutricionista Cynthia Sass. E isto significa que, não tendo deficiência de qualquer vitamina, a sua toma não traz benefícios e pode mesmo ser perigosa.

Outras vitaminas – quando em excesso – terão outras consequências. A vitamina C, por exemplo, pode causar diarreias e a B6 pode levar a danos nos nervos. Sass diz que várias outras podem ditar danos graves em diferentes órgãos do corpo, pelo que a consulta de um especialista, antes da toma, é esas importa referir que, por norma, uma dieta saudável, é suficiente.

Relacionados

Mais no portal

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Comportamento

Como lidar com a frustração sexual?

Existem várias causas para a insatisfação com a vida íntima, que pode afetar a qualidade de vida em geral.

Moda

Saiba como fazer uma mala de férias sem complicações

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para escolher os derradeiros essenciais de viagem.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

Celebridades

O interior do frigorífico de Selena Gomez revela muito sobre a cantora

A estrela norte-americana mostrou o que armazena neste eletrodoméstico, bem como no congelador.

Beleza e Saúde

5 produtos de skincare que testei há um ano e agora fazem parte da minha rotina

O mais barato custa menos de 3 euros.

Moda

Criei 5 visuais diferentes com uma peça de roupa que todas temos no roupeiro

Por vezes - e falo por experiência própria -, só precisamos de um pouco de originalidade para não nos cansarmos daquilo que vestimos.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel