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Já sabemos, há muito, que o açúcar não é (de todo) o nosso melhor amigo. Não só ajuda a aumentar os números na balança, como está na origem de alterações hormonais, ou mesmo problemas de saúde graves. No entanto, é difícil recusar aquele chocolate entre as refeições, aquele bolinho ao lanche, ou mesmo uns quantos cafés por dia bem docinhos. E se lhe revelarmos 6 das fantásticas mudanças que sentimos quando nos libertamos deste “vício”?

1 – Pele com aparência mais jovem. De acordo com os especialistas, níveis elevados de açúcar no sangue podem desencadear um processo molecular chamado glicação. Por sua vez, este faz com que a reparação do colagénio da pele seja mais lenta, levando a uma aparência mais envelhecida. As rugas precoces e a perda de elasticidade são outras duas consequências de uma dieta rica em açúcar.

2 – Energia ao rubro. Os hidratos de carbono que ingerimos através do açúcar são digeridos rapidamente e desencadeiam um boost de energia. O problema é que este é apenas momentâneo e, após passar o efeito, sentimo-nos mais cansados que antes. Alimentos ricos em proteínas e gorduras saudáveis, como os frutos secos, são uma opção mais favorável para que os níveis de energia sejam mais duradouros.

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3 – Diminuição da gordura abdominal. A frequência dos picos de açúcar no sangue pode levar, a longo-prazo, a uma acumulação de gordura no corpo, em particular na zona abdominal. E esta consequência pode levar a outras, bastante graves. Conhecida como gordura visceral – aquela que envolve os órgãos internos -, é uma das mais perigosas para a saúde, podendo levar a problemas de coração e/ ou cancro. Menos açúcar, menos perigo!

4 – Facilidade na perda de peso. O consumo regular de açúcar leva a uma dispersão de células de gordura pelo corpo inteiro, facilitando a acumulação desta substância e, por sua vez, o aumento de peso. Diminuir o consumo deste “inimigo”, mantendo os níveis de insulina mais estáveis, faz com que o apetite seja mais reduzido, o metabolismo mais rápido, e a perda de peso mais fácil.

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5 – Diabetes? Não obrigada. Reduzir o açúcar na nossa dieta faz com que dimminua o risco de virmos a sofrer de Diabetes tipo 2. Isto porque uma dieta rica em hidratos de carbono de rápida digestão requere ao pâncreas que liberte quantidades excessivas de insulina, conduzindo a problemas no funcionamento das células.

6 – Melhoria da condição cardiovascular. Ao eliminar ou reduzir o açúcar do seu dia-a-dia, estará a contribuir para a saúde do seu coração. Um estudo realizado em 2014 revelou que pessoas com dietas em que o açúcar ocupava 17 a 21% das calorias diárias , tinham um risco 38% maior de morrer devido a doenças cardiovasculares, quando comparados com aqueles que apenas consumiam cerca de 8%.

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BernardaSv

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