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chokja

Não há como negar que livrarmo-nos daquela gordurinha teimosa na barriga fica mais difícil à medida que envelhecemos.

A boa notícia é que com a orientação e certa e um pouco de motivação, pode passar a perna às hormonas e ao metabolismo, e transformar o seu corpo.

“As mulheres têm dificuldades em ver resultados depois dos 40 porque não incorporam treinos de força nas suas rotinas e têm medo de comer alimentos a sério,” diz a especialista em fitness Sarah Kusch, criadora do programa The Toning Transformation DVD, ao site da revista Prevention. “Uma alimentação saudável e levantar pesos – mesmo os leves – são as formas mais fáceis de mudar o corpo.”

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“A chave para o sucesso no exercício é a consistência,” diz Kusch. “É preciso um plano simples que começa devagar e vai ficando mais desafiante à medida que você fica mais forte, e isso não requer muito tempo ou esforço.”

Tente fazer exercício físico durante 20 minutos de cada vez, usando rotinas que possa adaptar ao seu nível de fitness.

Tonificação e fortalecimento completo: estudos comprovam que levantar pesos pode fazer uma grande diferença no seu corpo, por fora e por dentro, e é por isso que os treinos de força são uma parte essencial do plano The Toning Transformation. Aliás, de acordo com um trabalho publicado na revista científica Menopause, quando as mulheres em pós-menopausa faziam duas sessões de treino de força numa semana, reduziram significativamente a sua massa gorda e perímetro abdominal em seis semanas.

Queime mais calorias: combine a tonificação com momentos curtos e intensos de ação para estimular a formação de tecido muscular e fazer disparar o metabolismo.

Não se esqueça do core…: envolva os músculos abdominais, da região lombar, pélvis e ancas em todos os movimentos para otimizar a tonificação. O resultado? Uma barriga mais firme e lisa, e uma postura melhor.

…e dos alongamentos: com apenas alguns minutos de movimentos suaves, liberta tensão, potencia a recuperação e melhora a flexibilidade

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Opte por comidas como, por exemplo, frutas e vegetais da época, cereais integrais e proteínas magras, e evite alimentos processados. Ao alimentar-se desta forma, vai rechear o prato de iguarias ricas em nutrientes, que aumentam a energia, fortalecem os músculos e combatem a inflamação. Há ainda um outro bónus: vai cortar açúcares acrescentados e calorias extra, sem sequer sentir a sua falta.

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