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D.R.

Quem diria? De acordo com um novo estudo, por volta das 17H30, quando o dia começa a acalmar, o seu corpo faz o oposto, atingindo o seu pico de queima de calorias.

“Descobrimos que queimamos naturalmente 10% mais calorias no fim da tarde do que no fim da noite,” diz Kirsi-Marja Zitting, neurocientista no Brigham and Women’s Hospital, em Boston, instrutora na Harvard Medical School, e autora principal do trabalho, que foi publicado na revista especializada Current Biology.

Quer isto dizer que o corpo está a queimar 130 calorias extra sem qualquer esforço extra da nossa parte. Apesar de os investigadores não terem uma explicação para isto, suspeitam que o metabolismo reflui e flui de acordo com nossos ritmos circadianos. Ou seja, à noite, enquanto dormimos, os nossos sistemas gastam menos energia, portanto o ritmo meabólico abranda.

Se comer tarde, o seu corpo não terá a capacidade de queimar essas calorias, o que poderá levar ao aumento de peso, diz Zitting. Sincronizar as nossas dietas com os nossos relógios internos pode ter benefícios significantes para a saúde. Aqui ficam algumas dicas que podem ajudar.

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Para o bem-estar, no geral, a coisa mais importante é manter um horário regular, afirma Zitting.

“Acorde e vá dormir às mesmas horas todos os dias,” aconselha. E tome o pequeno-almoço, almoço e jantar também às mesmas horas.”

O corpo está preparado para fazer coisas em determinados momentos. Se sair da linha, o seu sono, saúde e peso podem ser afetados.

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É claro que nem sempre é possível manter a rotina. Digamos que chega a casa às 22H depois de um dia de loucos: evite fazer uma grande refeição, porque o seu corpo está em ‘modo abrandamento’ e a probabilidade de gastar essas calorias é menor. Em vez disso, ingira um jantar saudável antes de sair do trabalho.

Seguindo a mesma linha, nos dias em que tem de acordar muito cedo, não aposte num pequeno-almoço pesado. “O seu corpo queima um mínimo de calorias às 04H00,” diz Zitting. Se fizer uma refeição antes das 06H00, o seu sistema vai armazenar mais daquilo que consumir.

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Pode ser benéfico consumir hidratos de carbono durante o dia e alimentos com um teor de gordura mais alto à noite.

“A nossa pesquisa concluiu que temos uma maior tendência para queimar hidratos de carbono de manhã e lipidos [gorduras] à noite,” diz Xitting. “A diferença era pequena, mas significativa.”

Apesar de sublinhar que a conclusão é superficial e que pretende fazer uma investigação mais aprofundada com a sua equipa, a especialista considera que tomar um pequeno-almoço mais rico em hidratos de carbono (como uma taça de papas de aveia) e alimentos que contenham gorduras boas (como abacate, queijo e salmão) ao jantar pode ser uma ideia inteligente.

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