smoke smoking woman bed cama cigarro fumar.jpg

bymuratdeniz

Deixar um vício – qualquer um – pode ser uma tarefa bastante desgastante, cheia de altos e baixos. A questão é que, no final de contas, todo o esforço é recompensado. E no que toca a fumar, todos conhecemos alguém que está a tentar deixar (ou que, pelo menos, já passou por isso) e sabemos que não é fácil.

Mas, afinal, qual o principal impedimento para, simplesmente, deitar os cigarros ao lixo? Ora, todos os que têm este vício sabem que são aquelas pequenas rotinas – desde o café da manhã às pausas no trabalho – que tornam esta uma tarefa ainda mais difícil. E por isso mesmo, a Health Communities reuniu 10 hábitos que funcionam como um “gatilho” para a vontade de fumar – e truques para os evitar. Espreite!

1 – CONDUZIR

Para muitos, fumar no carro, enquanto conduz, é um grande prazer. De modo a evitar este tipo de situações, experimente ter uma pastilha ou rebuçado na boca sempre que for conduzir, e cante bem alto ao som do rádio, como forma de se distrair. Se nenhuma destas opções resultar, utilizar mais os transportes públicos pode ser um dos primeiros passos.

2 – CAFÉ DA MANHÃ

Se o primeiro café do dia é aquele momento em que sente uma maior vontade de fumar – ou mesmo se a primeira coisa que lhe apetece ao acordar é um cigarro -, uma das formas de o contornar é manter-se o mais ocupado possível durante a manhã (seja a preparar o pequeno-almoço, a arrumar roupa, a limpar – o que seja!) e substitua o café por chá, por exemplo. O verde ou preto são boas opções.

3 – EVENTOS SOCIAIS

Celebrar algo ou, simplesmente, ter um jantar com amigos ou colegas – sobretudo quando há alcoól -, é uma das principais situações que tornam a tarefa de deixar de fumar mais difícil. Nesses casos, se não puder mesmo (ou não quiser) ficar em casa, faça questão de dizer a toda a gente que deixou de fumar e, sempre que possível, converse com não-fumadores ou evite estar presente nos momentos em que outros vão fumar.

4 – STRESS

O exercício físico e a melhoria da alimentação são duas das estratégias que ajudam a reduzir o stress – sobretudo quando tenta deixar de fumar. Informe-se sempre com um médico antes de fazer alterações, mas saiba que, além daquilo que coloca no prato, começar a prestar mais atenção à forma como respira – ou mesmo fazer meditação ou yoga – podem ajudar bastante.

5 – MOMENTOS DE LAZER

Sobretudo nas folgas ou fins-de-semana, é fácil “deixar-se levar” pela preguiça e ficar no sofá a ver séries ou filmes, a ler, a jogar cartas, jogos de tabuleiro e a comer snacks pouco saudáveis. E estes momentos podem levá-la a ter vontade de fumar. Se tal acontecer, experimente beber água, comer uma maçã (ou outro snack saudável) ou ter uma pastilha sem açúcar na boca.

6 – PAUSAS NO TRABALHO

Tal como nos eventos sociais, nestas situações deve dizer aos seus colegas que deixou de fumar e evitar estar com aqueles que fumam nestes momentos de pausa. Tente optar pela companhia de um não fumador, dê um pequeno passeio, ou aproveite a pausa para comer e beber água.

7 – ALIMENTAÇÃO

Há certos tipos de pratos que levam a que muitos tenham mais vontade de fumar. Quer seja um rodízio de pizzas ou uma ida ao sushi, experimente evitar estes “gatilhos” quando se sentir menos motivada para deixar os cigarros. Uma boa estratégia é também aumentar o número de refeições ao longo do dia, diminuindo a quantidade de cada uma, para se manter sempre ocupada. E nos momentos pós-almoço ou jantar, distraia-se com a limpeza da mesa ou uma ida à casa de banho, por exemplo.

8 – EMOÇÕES NEGATIVAS

Irritação, raiva, ansiedade ou, simplesmente, aborrecimento são algumas das emoções que levam a um aumento da vontade de fumar. Nestas situações, apoie-se em amigos ou familiares, desabafe e foque-se em todos os benefícios que não fumar lhe trará. E, claro, sempre que possível, tente distrair-se de alguma forma – a música pode ajudar.

9 – AMIGOS/ FAMILIARES FUMADORES

Aqui, a comunicação é essencial. Aqueles que realmente compreenderem os seus motivos, irão fazer de tudo para que não se desvie do seu caminho. Se for mesmo difícil para si estar na sua presença enquanto fumam, explique-lhes a situação e, juntos, procurem a melhor solução.

10 – PÓS-SEXO

Fale com o seu companheiro. Se ele não for fumador, a tarefa torna-se mais simples. Caso seja e não pretenda ainda deixar de fumar, uma boa solução é que não estejam na mesma divisão da casa quando tal acontecer. Ficar mais uns minutos na cama a conversar, beber água ou comer uma peça de fruta são hábitos que, a longo prazo, lhe permitirão deixar de pensar num cigarro assim que terminar a relação sexual.

Relacionados

Mais no portal

Moda

Conheça a Maria por trás da marca portuguesa de bodies Maria.Bodyline

A marca encantou várias "It-girls", incluindo a italiana Francesca ...

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: Como comer de forma saudável fora de casa

Momentos esporádicos de diversão com família e amigos são desejávei...

Beleza e Saúde

6 maneiras simples de cortar calorias durante o dia

Pequenas mudanças na forma de comer e cozinhar vão diminuir a sua i...

Moda

Tezenis x Mr. Wonderful: é impossível resistir a estes pijamas!

Diversão e originalidade são as palavras de ordem nesta colaboração.

Celebridades

People's Choice Awards: Kim e Kourtney Kardashian protagonizam momento constrangedor na red carpet

Nas redes sociais, os fãs acusaram Kim de querer protagonismo.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: como incluir as casatanhas na alimentação?

Hoje é dia de São Martinho!

Comportamento

Crianças e higiene: 7 ideias para colocar em prática

Uma para cada dia da semana.

Beleza e Saúde

Atenção, fãs de Madonna: estes kits são perfeitos para recriar as maquilhagens da cantora

Trata-se de uma colaboração exclusiva com a Too Faced.

Moda

Vestidos de noiva: Inspiração anos 40 para as propostas de Gio Rodrigues

Um universo inspirado no filme 'Casablanca' dos anos 40.

Moda

Conheça as 30 peças da irreverente coleção de Luís Borges

Esta é uma marca de roupa e acessórios definida como cool, sport, c...

Beleza e Saúde

5 coisas que as mulheres devem saber sobre a saúde do coração

Cuidar da saúde do corpo e da mente é muito importante para manter ...

Tous
Moda

Joias: escolha a sua letra e crie o seu estilo