iStock-825151662.jpg

Tratamentos podem (e devem!) ser realizados durante o verão. Chegou o calor, o sol, os dias de praia e as tão ansiadas férias! Mas se, para a maioria de nós, o verão é sinónimo de férias e dias de descanso, para a nossa pele é sinónimo de maior agressão pela exposição solar, desidratação e stress oxidativo.

Se a timidez da primavera que passou fez com que deixasse a preparação da sua pele para a última hora, não desespere! Contrariamente ao que provavelmente acredita, há vários tratamentos no âmbito da Dermatologia Estética que podem ser feitos de forma segura e eficaz neste período do ano.

A mesoterapia é uma técnica médica, minimamente invasiva, que consiste na administração de substâncias na derme através de microinjeções. Durante os meses de verão opta-se habitualmente por complexos vitamínicos, ácido hialurónico, minerais e outros compostos que aumentam a hidratação cutânea, combatem a oxidação provocada pelos raios solares e estimulam a síntese de colagénio e elastina. É o tratamento recomendado para quem deseja uma pele luminosa, hidratada e preparada para enfrentar o sol!

De uma forma semelhante, mas utilizando os fatores de crescimento do próprio organismo, o plasma rico em plaquetas também pode ser utilizado durante o verão. É necessária uma pequena quantidade de sangue do próprio paciente e, após um delicado processo de centrifugação e seleção dos elementos sanguíneos, é obtida a fração desse sangue com a maior concentração de fatores de crescimento que é posteriormente injetada na pele. O resultado: a regeneração celular e o rejuvenescimento cutâneo.

A toxina botulínica é outra ótima aliada para enfrentar o verão, podendo ser aplicada de forma segura em qualquer estação do ano. A maior intensidade da radiação UV nesta época do ano contribui para uma maior degradação do colagénio da pele. Este facto, juntamente com a contração dos músculos faciais que utilizamos para franzir os olhos e testa ao encarar o sol favorece o aparecimento e agravamento das rugas na testa e perioculares (os “pés de galinha”).

A toxina botulínica, ao atenuar a contração muscular, previne e alivia essas rugas! Outro benefício muito apreciado nesta altura do ano é a redução da oleosidade da pele. A toxina botulínica é capaz de reduzir a atividade das glândulas sebáceas, favorecendo a redução da oleosidade e dos poros cutâneos. Para obter este efeito, podem ser administradas pequenas quantidades nas camadas superficiais da pele sob a forma de mesoterapia.

Outra aplicação muito popular da toxina botulínica nesta estação é para o tratamento da transpiração excessiva. Quem nunca se sentiu embaraçado com as manchas de transpiração que teimam em arruinar qualquer look de verão? A toxina botulínica é uma ótima solução para este problema. As axilas são o local mais frequente de aplicação, mas a face e as mãos também podem ser tratadas.

Os preenchimentos com ácido hialurónico também podem ser realizados durante o verão. Para além das aplicações comuns na correção de rugas e alterações de volume nalgumas áreas da face, existem formulações de ácido hialurónico skinbooster que promovem a hidratação, luminosidade, firmeza e elasticidade cutânea, perfeitas para deixarem a sua pele pronta para o verão.

Finalmente, e se aquilo que pretende é melhorar a textura da pele e algumas imperfeições superficiais, não hesite em procurar um peeling superficial. Alguns peelings superficiais têm efeito anti-inflamatório o que os torna seguros para esta época do ano. Podem ainda ser importantes cúmplices nos tratamentos anti-acne, substituindo alguns medicamentos que, por regra, tendem a ser descontinuados durante esta estação. Mas atenção, nem todos os peelings podem ser realizados nesta época do ano, por isso procure o conselho do seu médico dermatologista.

Palavras-chave

Relacionados

Beleza e Saúde

Testámos os gadgets de beleza que conquistaram 20 milhões de pessoas

Os dispositivos LUNA não saem dos nossos feeds de Instagram. Mas será que valem mesmo a pena? Esta é a experiência de duas jornalistas da ACTIVA.

Beleza e Saúde

Estes são os produtos que quererá incluir na sua rotina de beleza

Para uma pele irrepreensível!

Celebridades

Isto ou aquilo? Cristina Ferreira revela-nos os seus essenciais de beleza

No dia em que foi apresentada como a nova embaixadora da L'Oréal Paris, a apresentadora revelou-nos, em exclusivo, algumas das suas preferências no que à beleza diz respeito.

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

#SairParaVotar. Fotógrafa portuguesa lança campanha online de apelo ao voto

"É um projeto fotográfico e a decisão do futuro", escreveu Inês Costa Monteiro nas redes sociais.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é skinimalism?

Esta será uma das grandes tendências de cuidados de pele para 2021.

Moda

Estas bailarinas provam que o calçado vegan está na moda

Estes três novos modelos, que fazem parte da coleção vegan de uma marca nacional, são criados à mão por mestres sapateiros portugueses e feitos a partir de faux leather.

Lifestyle

Home staging: como (bem) decorar uma casa para vender ou arrendar

Com a ajuda do Habitissimo, explicamos como pode preparar um imóvel em apenas cinco passos.

Faits Divers

O simbolismo da onda roxa que vimos na tomada de posse de Joe Biden

A cor que marcou a cerimónia no Capitólio serviu para transmitir várias mensagens importantes.

Moda

Lily Collins mostra como usar um cardigã com muito estilo

A protagonista de "Emily in Paris" foi fotografada a usar uma peça acessível de uma marca que conhecemos bem.

Moda

Conheça três tendências que já chamam pela primavera

Diz Quem Sabe

Barriga inchada depois das festas? O motivo pode não ser assim tão óbvio

Um artigo de opinião assinado por Rita Verdasca, nutricionista nos Laboratórios SYNLAB.

Finanças de A a Z

Tudo o que deve saber antes de contrair um crédito pessoal

Este é o tema do novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Faits Divers

A relação das mulheres com o batom vermelho está enraizada na História

A cor é conhecida por aumentar instantaneamente a confiança de muitas mulheres, mas também é um símbolo histórico de poder.

Beleza e Saúde

Eis um grande aliado da libido e fertilidade

É natural, acessível e rico em nutrientes essenciais ao nosso bem-estar.