woman food makeup batom maquilhagem mulher.jpg

Tempura

Hoje em dia, é bastante difícil distinguirmos a mera especulação da ciência. Afinal, com tanta informação, em quem devemos confiar? E tudo isto se aplica à questão dos químicos que, diariamente, consumimos – quer através da alimentação, quer de produtos para a pele, nomeadamente maquilhagem. É uma “lufada de ar fresco” saber que alguns dos químicos que se têm vindo a tornar grandes inimigos não são, afinal, assim tão perigosos.

O Business Insider reuniu uma lista de seis químicos que, de acordo com várias pesquisas realizadas ao longo do tempo, não representam um grande perigo para a saúde, ao contrário do que temos ouvido. Desde associações ao cancro, problemas reprodutivos ou mesmo autismo, estes ingredientes são, por norma, seguros, à exceção de casos em que já se tenha algum tipo de alergia, por exemplo. No fundo, tem tudo a ver com equilíbrio e nunca exagerar no consumo ou utilização de qualquer potencial perigo para a nossa saúde.

ASPARTAME

Este comum substituto do açúcar tem sido difamado por todo o mundo. Sobretudo, pelo facto de terem sido realizados alguns estudos em ratos que associavam o consumo deste químico a casos de cancro. A americana Food and Drug Administration (FDA), bem como a European Food Safety Authority (EFSA) garantem, ainda assim, que é seguro para consumo. A questão tem mais a ver com os produtos em que é encontrado – por exemplo, refrigerantes light, cujo consumo, a longo prazo, intensifica os nossos desejos por açúcar e pode levar à obesidade.

SACARINA

Tal como os estudos do aspartame, também um estudo associou a sacarina, outro adoçante, ao surgimento de cancro. Mais tarde, o mesmo estudo foi descreditado, quando se descobriu que os ratos analisados já tinham predisposição para desenvolver a doença. Vários estudo vieram a confirmar a ausência de ligação entre este químico e o cancro, e, em 2016, foi retirado da lista de ingredientes causadores de cancro do National Toxicology Program.

ALUMÍNIO

Foi nos anos 90 que surgiu a informação de que o alumínio presente nos desodorizantes anti-transpirantes causava cancro da mama. Entretanto, investigações do Scientific Committee on Consumer Safety e da American Cancer Society não encontraram uma clara ligação entre o químico e a doença. As evidências sugerem que o nosso corpo apenas absorve pequenas quantidades de alumínio – não suficientes para ser considerado perigoso.

PARABENOS

Sem parabenos” – em quantos produtos já viu isto escrito? Pois saiba que este químico ajuda a prevenir que se formem bactérias perigosas na nossa maquilhagem, creme ou mesmo protetor solar. Estudos chegaram a associá-lo a cancro ou mesmo a uma desregulação do sistema hormonal de forma semelhante ao estrogénio. A questão é que esta hormona natural é bastante mais forte que os parabenos comuns. A FDA não encontrou evidências de que estes químicos causem dano à saúde humana.

GLUTAMATO DE SÓDIO

Tambem conhecido por MSG, começou a ser mais falado no final dos anos 60, após um investigador ter sofrido de palpidações e dormência após comer em restaurantes chineses. Chegou então à conclusão que tal se devia ao aditivo químico em questão, que também pode ser encontrado em carnes processadas e enlatados. Em 1990, a FDA declarou a substância segura para consumo e associou os sintomas descritos pelo investigador a pessoas que ingeriam elevadas quantidades do químico com o estômago vazio.

SULFATOS

Caso não tenha qualquer sensibilidade a este químico, este é seguro. Muitos procuram, por exemplo, champôs sem o ingrediente em questão, já que chegou a ser considerado cancerígeno – mas esta informação nunca chegou a ser suportada por estudos científicos. Ainda assim, caso haja algum tipo de sensibilidade à substância, ela pode causar sintomas como irritação da pele.

Já nas bancas!

Assine a ACTIVA por 6 meses a partir de 10 euros Assine já

Relacionados

Beleza e Saúde

Este hábito comum tem sido associado a vários tipos de cancro

E grande parte de nós fá-lo sem ter noção do perigo.

Beleza e Saúde

Quer uma vida mais saudável? Corte já estes 5 alimentos

Só lhe fazem mal.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: Qual o impacto do cancro da mama em mulheres jovens?

Saiba o que esperar após o diagnóstico, as mudanças que irá enfrentar, as reações, bem como a (re)organização necessária.

Mais no portal

Moda

Victoria's Secret vendida a fundo de investimento por quantia milionária

A Victoria's Secret voltará a ser uma empresa privada, com capital fechado.

Inspirações

Quem é a Carolina Deslandes? A cantora responde

Na #VozActiva deste mês.

Celebridades

Tudo o que Meghan vai poder voltar a usar ao deixar a casa real britânica

Unhas coloridas, vestidos curtos ou sandálias abertas são algumas das opções.

Celebridades

"O maior arrependimento da minha vida": é assim que Ben Affleck descreve o seu divórcio com Jennifer Garner

Jennifer Garner e Ben Affleck estão separados desde 2015.

Moda

Letizia usa capa oversize da Zara que é um must-have da estação

A rainha esteve presente na sede da UNICEF em Madrid.

Comportamento

Voz ACTIVA Podcast: Margarida Vieitez e Patrícia Matos revelam-nos o lado menos conhecido de 24 personalidades nacionais

As autoras do livro 'Sucesso Emocional' entrevistaram 24 personalidades para tentar compreender como gerem as emoções.

Celebridades

Aos 16 anos, Millie Bobby Brown faz desabafo sobre hipersexualização

A atriz de "Stranger Things" diz-se frustrada pelo tratamento que recebe da imprensa.

Moda

Meghan Markle e os seus sapatos feitos a partir de garrafas de água

Meghan tem privilegiado o uso de marcas de moda mais sustentáveis.

Moda

Disney lança coleção de vestidos de noiva inspirados nas princesas

É a primeira vez que a Disney faz uma parceria com a marca de vestidos Allure Bridal.

Celebridades

Nova Miss Alemanha tem 35 anos, é empresária e mãe

Leonie Charlotte von Hase foi a grande vencedora desta edição do concurso, que pretende acabar com os estereótipos.

Beleza e Saúde

Esta é a receita caseira perfeita (e deliciosa) para os lábios secos

Só vai precisar de três ingredientes!

Celebridades

Namorada de Al Pacino termina relação e diz que o ator é "velho" e "mesquinho"

Meital Dohan é 39 anos mais nova que Al Pacino.

Assine a ACTIVA por 6 meses a partir de 10 euros

Já nas bancas!

Assine já