19.png
iStock-1097360604.jpg

bymuratdeniz

O corpo feminino é composto naturalmente por mais gordura do que o corpo masculino, e as mulheres tendem a armazená-la mais nas ancas e coxas. Além disso, também têm menos tecido conjuntivo para manter tudo no lugar. “Se pensarem num andaime do lado de fora de um prédio que tem aqueles ‘X’, isso é mais ou menos como as câmaras de gordura que os homens têm,” diz o Doutor David McDaniel, diretor do Institute for Anti-Aging, à revista Health. No entanto, de acordo com a publicação, estima-se que cerca de 10% dos homens também tenham celulite.

20.png
iStock-878460480.jpg

miodrag ignjatovic

As hormonas também desempenham um papel no aspeto da celulite. À medida que as mulheres envelhecem, os seus corpos produzem menos estrogéneo – uma hormona que ajuda a otimizar a circulação linfática. Menos estrogénio pode ser sinónimo de problemas de circulação, o que também pode significar uma redução na produção de novo colagénio e a degradação do tecido conjuntivo mais antigo.

21.png
iStock-898065974.jpg

Vasyl Dolmatov

Se a sua mãe ou avó têm celulite, há uma maior probabilidade de você também vir a ter. Contudo, há outros fatores com peso como, por exemplo, a dieta, o exercício e manter um peso saudável.

22.png
iStock-686175600.jpg

Choreograph

A prática regular de exercício físico não cura a celulite – mas, em muitos casos, pode ajudar a prevenir ou até mesmo a reduzir a sua aparência. A celulite ocorre quando as fibras conectivas em baixo da pele ficam fracas ou perdem elasticidade, mas o alongamento e fortalecimento dessas áreas (além de queimar o excesso de gordura, no geral) podem ajudar.” Tonificar esses músculos vai, por sua vez, tonificar a pele, dando a ilusão de que a celulite é menos visível,” diz o Dr. McDaniel à Health.

23.png
iStock-867398442.jpg

Davizro

Preenchimentos injetáveis como, por exemplo Restylane e Radiesse, usados principalmente para definir as maçãs do rosto ou remover rugas, já provaram ter benefícios, embora temporários, nas áreas afetadas pela celulite. “É como colocar cobertura num bolo grumoso para melhorar o seu aspeto,” explica a dermatologista Cheryl Karcher à revista Health. “Especialmente se a pessoa for muito magra e tiver ‘covinhas’ pronunciadas, um preenchimento pode equilibrar muito bem a pele. Contudo, o procedimento pode custar centenas ou até milhares de dólares por perna, e os resultados apenas duram alguns meses.”

24.png
iStock-629593674.jpg

monkeybusinessimages

O laser, a radiofrequência e as técnicas de massagem são usados há vários anos para amenizar aspeto da celulite – e apesar de os resultados não serem permanentes, são eficazes a curto prazo. “Eles funcionam melhor que alguns cremes, e podem valer o investimento se a pessoa tiver tempo e dinheiro,” diz a Dra. Karcher. Alguns, como os tratamentos a laser TriActiv e o VelaSmooth, garantem melhorias significativas na aparência da pele em 10 a 15 sessões, e requerem apenas consultas de manutenção mensais. Outros, como o tratamento de radiofrequência Thermage CL, são mais caros mas os resultados duram entre seis meses a um ano.

25.png
iStock-693893850.jpg

Pitijopo

A dieta sozinha não determina se a pessoa vai ter ou não celulite, mas uma alimentação equilibrada, com muitos legumes, pode reduzir a inflamação no corpo e ajudar a manter um peso saudável. Manter-se hidratada – tanto ao beber água como a consumir alimentos ricos em água – mantém os tecidos conjuntivos fortes e elásticos, e até ajuda a emagrecer. Tente comer muitos pepinos, rabanetes, tomates e pimentos, que são maioritariamente (mais de 90%) constituídos por água.

26.png
iStock-988292110.jpg

oneinchpunch

Fumar cigarros pode diminuir a circulação sanguínea, bem como enfraquecer e perturbar a formação de colagénio, permitindo que os tecidos conjuntivos fiquem danificados com mais facilidade e que a gordura passe através deles. Além disso, fumar dá (literalmente) mau aspeto noutros sentidos: causa rugas e o envelhecimento da pele, deixando-a seca e baça.

Já nas bancas!

Assine a ACTIVA por 6 meses a partir de 10 euros Assine já

Relacionados

Mais no portal

Moda

Victoria's Secret vendida a fundo de investimento por quantia milionária

A Victoria's Secret voltará a ser uma empresa privada, com capital fechado.

Inspirações

Quem é a Carolina Deslandes? A cantora responde

Na #VozActiva deste mês.

Celebridades

Tudo o que Meghan vai poder voltar a usar ao deixar a casa real britânica

Unhas coloridas, vestidos curtos ou sandálias abertas são algumas das opções.

Celebridades

"O maior arrependimento da minha vida": é assim que Ben Affleck descreve o seu divórcio com Jennifer Garner

Jennifer Garner e Ben Affleck estão separados desde 2015.

Moda

Letizia usa capa oversize da Zara que é um must-have da estação

A rainha esteve presente na sede da UNICEF em Madrid.

Comportamento

Voz ACTIVA Podcast: Margarida Vieitez e Patrícia Matos revelam-nos o lado menos conhecido de 24 personalidades nacionais

As autoras do livro 'Sucesso Emocional' entrevistaram 24 personalidades para tentar compreender como gerem as emoções.

Celebridades

Aos 16 anos, Millie Bobby Brown faz desabafo sobre hipersexualização

A atriz de "Stranger Things" diz-se frustrada pelo tratamento que recebe da imprensa.

Moda

Meghan Markle e os seus sapatos feitos a partir de garrafas de água

Meghan tem privilegiado o uso de marcas de moda mais sustentáveis.

Moda

Disney lança coleção de vestidos de noiva inspirados nas princesas

É a primeira vez que a Disney faz uma parceria com a marca de vestidos Allure Bridal.

Celebridades

Nova Miss Alemanha tem 35 anos, é empresária e mãe

Leonie Charlotte von Hase foi a grande vencedora desta edição do concurso, que pretende acabar com os estereótipos.

Beleza e Saúde

Esta é a receita caseira perfeita (e deliciosa) para os lábios secos

Só vai precisar de três ingredientes!

Celebridades

Namorada de Al Pacino termina relação e diz que o ator é "velho" e "mesquinho"

Meital Dohan é 39 anos mais nova que Al Pacino.

Assine a ACTIVA por 6 meses a partir de 10 euros

Já nas bancas!

Assine já