19.png
iStock-1097360604.jpg

bymuratdeniz

O corpo feminino é composto naturalmente por mais gordura do que o corpo masculino, e as mulheres tendem a armazená-la mais nas ancas e coxas. Além disso, também têm menos tecido conjuntivo para manter tudo no lugar. “Se pensarem num andaime do lado de fora de um prédio que tem aqueles ‘X’, isso é mais ou menos como as câmaras de gordura que os homens têm,” diz o Doutor David McDaniel, diretor do Institute for Anti-Aging, à revista Health. No entanto, de acordo com a publicação, estima-se que cerca de 10% dos homens também tenham celulite.

20.png
iStock-878460480.jpg

miodrag ignjatovic

As hormonas também desempenham um papel no aspeto da celulite. À medida que as mulheres envelhecem, os seus corpos produzem menos estrogéneo – uma hormona que ajuda a otimizar a circulação linfática. Menos estrogénio pode ser sinónimo de problemas de circulação, o que também pode significar uma redução na produção de novo colagénio e a degradação do tecido conjuntivo mais antigo.

21.png
iStock-898065974.jpg

Vasyl Dolmatov

Se a sua mãe ou avó têm celulite, há uma maior probabilidade de você também vir a ter. Contudo, há outros fatores com peso como, por exemplo, a dieta, o exercício e manter um peso saudável.

22.png
iStock-686175600.jpg

Choreograph

A prática regular de exercício físico não cura a celulite – mas, em muitos casos, pode ajudar a prevenir ou até mesmo a reduzir a sua aparência. A celulite ocorre quando as fibras conectivas em baixo da pele ficam fracas ou perdem elasticidade, mas o alongamento e fortalecimento dessas áreas (além de queimar o excesso de gordura, no geral) podem ajudar.” Tonificar esses músculos vai, por sua vez, tonificar a pele, dando a ilusão de que a celulite é menos visível,” diz o Dr. McDaniel à Health.

23.png
iStock-867398442.jpg

Davizro

Preenchimentos injetáveis como, por exemplo Restylane e Radiesse, usados principalmente para definir as maçãs do rosto ou remover rugas, já provaram ter benefícios, embora temporários, nas áreas afetadas pela celulite. “É como colocar cobertura num bolo grumoso para melhorar o seu aspeto,” explica a dermatologista Cheryl Karcher à revista Health. “Especialmente se a pessoa for muito magra e tiver ‘covinhas’ pronunciadas, um preenchimento pode equilibrar muito bem a pele. Contudo, o procedimento pode custar centenas ou até milhares de dólares por perna, e os resultados apenas duram alguns meses.”

24.png
iStock-629593674.jpg

monkeybusinessimages

O laser, a radiofrequência e as técnicas de massagem são usados há vários anos para amenizar aspeto da celulite – e apesar de os resultados não serem permanentes, são eficazes a curto prazo. “Eles funcionam melhor que alguns cremes, e podem valer o investimento se a pessoa tiver tempo e dinheiro,” diz a Dra. Karcher. Alguns, como os tratamentos a laser TriActiv e o VelaSmooth, garantem melhorias significativas na aparência da pele em 10 a 15 sessões, e requerem apenas consultas de manutenção mensais. Outros, como o tratamento de radiofrequência Thermage CL, são mais caros mas os resultados duram entre seis meses a um ano.

25.png
iStock-693893850.jpg

Pitijopo

A dieta sozinha não determina se a pessoa vai ter ou não celulite, mas uma alimentação equilibrada, com muitos legumes, pode reduzir a inflamação no corpo e ajudar a manter um peso saudável. Manter-se hidratada – tanto ao beber água como a consumir alimentos ricos em água – mantém os tecidos conjuntivos fortes e elásticos, e até ajuda a emagrecer. Tente comer muitos pepinos, rabanetes, tomates e pimentos, que são maioritariamente (mais de 90%) constituídos por água.

26.png
iStock-988292110.jpg

oneinchpunch

Fumar cigarros pode diminuir a circulação sanguínea, bem como enfraquecer e perturbar a formação de colagénio, permitindo que os tecidos conjuntivos fiquem danificados com mais facilidade e que a gordura passe através deles. Além disso, fumar dá (literalmente) mau aspeto noutros sentidos: causa rugas e o envelhecimento da pele, deixando-a seca e baça.

Relacionados

Mais no portal

Lifestyle

FISHFISH SUSHI: o melhor do Japão à mesa, com vista para o mar

Ainda não comeu o melhor sushi da cidade até conhecer este novo "hotspot" na Baía dos Golfinhos.

Moda

Sienna Miller rendida a calças de verão da Mango

Leves e fluidas, estas calças são um must-have na estação quente.

Lifestyle

Confirma-se: É possível passar férias em família com segurança e sem medo

Numa altura em que só pensamos em ir para fora cá dentro, decidi fazer uma escapadinha e rumar até Sagres.

Comportamento

5 hábitos que transformam sonhos em objetivos

Neste artigo da rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, partilho algumas táticas para passar do sonho à ação, convertendo-o em objetivo.

Beleza e Saúde

#ActivaEmCasa. O treino da semana do CrossFit Cais

Mais uma segunda-feira, mais um circuito de exercícios preparado pela personal trainer Susana Carromeu.

Beleza e Saúde

O guia para encontrar o batom nude perfeito!

Na rubrica Beauty Spot desta semana, deixo alguns conselhos para que procurar este produto não seja uma grande dor de cabeça.

Beleza e Saúde

Qual a quantidade adequada de fruta para quem quer emagrecer?

Confira a explicação de uma nutricionista.

Beleza e Saúde

Especialistas revelam os 3 hábitos essenciais para fortalecer o sistema imunitário

E ainda partilham alguns truques que usam para os seguir e evitar ficar doentes.

Comportamento

13 tipos de orgasmos que as mulheres podem ter

Em honra do Dia Nacional do Orgasmo, que se assinala a 31 de julho, exploramos este aspeto tão importante da sexualidade feminina.

Moda

5 truques de styling para disfarçar a zona da barriga

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para que se sinta confiante com qualquer visual.

Beleza e Saúde

La Mer Blue Heart. Pelos oceanos, com amor

No evento de apresentação de mais uma edição limitada Blue Heart Crème de la Mer, a marca reforçou o compromisso de proteger os mares.

Inspirações

Conheça Becki, a blogger que mostrou que o tamanho das calças vale zero

A mulher comprou três pares de jeans de marcas diferentes e ficou em choque quando se apercebeu que o tamanho 40 da Zara é mais pequeno que um 36 da ASOS.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel