grey-hair-facts-1532704734.jpg

D.R.

Apesar de algumas mulheres usarem o cabelo grisalho com orgulho, outras temem a chegada dos fios brancos.

Se se insere na última categoria, temos boas notícias: os cientistas estão a trabalhar com afinco numa forma de prevenir o seu aparecimento. Até lá, é sempre bom estar bem informada.

Veja, abaixo, oito verdades sobre os cabelos brancos.

1. O envelhecimento normal é o culpado

Bom, aqui não há surpresas. Os dermatologistas chamam-lhe a regra dos 50-50-50. “Cinquenta por cento da população tem cerca de 50% dos cabelos brancos quando chega aos 50 anos,” diz o Dr. Anthony Oro, professor de dermatologia na Universidade de Stanford, ao site da revista ‘O, The Oprah Magazine’. E, tal como a acontece à pele, o cabelo muda de textura com a idade, explica a Dra. Heather Woolery Lloyd, diretora Escola de Medicina da Universidade de Miami.

2. A etnia faz diferença

Os caucasianos tendem a ter cabelos brancos mais cedo – e, entre eles, os ruivos são os primeiros. Seguem-se os asiáticos e depois os negros. Os cientistas ainda não descobriram porquê.

3. O stress pode ser um fator

“O stress não está diretamente relacionado com o aparecimento de cabelos brancos,” diz o Dr. Roopal Kundu, da Universidade de Northwestern. “Mas o stress está implicado em muitos problemas da pele e do cabelo.”

4. O seu estilo de vida conta

Fumar, por exemplo, causa stress na pele e no cabelo. “Os baixos níveis de vitamina B12 são conhecidos por causarem a perda de pigmento no cabelo,” explica o Dr. Karthik Krishnamurthy, do Centro Médico Montefiore Medical. Os alimentos ricos em certas vitaminas, nutrientes e antioxidantes podem ajudar a proteger as células contra as toxinas, bem como a prevenir doenças cardíacas, cancro e outros problemas.

giphy.gif

Giphy

5. O seu cabelo ‘descolora-se’ sozinho

De acordo com um estudo de 2009, publicado pela Federation of American Societies for Experimental Biology, o peróxido de hidrogénio ocorre naturalmente nos nossos folículos de cabelo e, à medida que envelhecemos, acumula-se. Esta acumulação bloqueia a produção de melanina, ou seja, do pigmento do nosso cabelo.

6. Os cabelos não ficam brancos — eles crescem assim

Um fio de cabelo cresce durante um período que pode ir de um a três anos, depois cai e cresce um novo no seu lugar. À medida que envelhecemos, os novos fios têm uma probabilidade maior de ser brancos. “Sempre que o cabelo se regenera, essas células que formam o pigmento também têm de se regenerar, e elas desgastam-se,” diz o Dr. Oro.

7. Não são mais crespos que os restantes

Na verdade, os cabelos brancos são mais finos, mas parecem mais secos porque as glândulas sebáceas do couro cabeludo produzem menos óleo com o passar do tempo. Outro motivo para parecerem mais crespos, especialmente depois de os arrancar? “Isto acontece porque arrancar os cabelos pode distorcer os folículos, resultando numa textura diferente,” explica o tricologista Philip Kingsley.

8. Podem ser resistentes às colorações

Se optar por pintar o cabelo, pode notar que há alguns fios mais teimosos do que outros, mesmo antes de começar a ter cabelos brancos. “Alguns fios brancos podem ser resistentes à cor,” dizem os especialistas dos salões Madison Reed. “Se esta é a sua verdade, considere baixar um nível de cor ou usar algo mais escuro nas raízes para conseguir ainda mais cobertura.”

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Relacionados

Mais no portal

Lifestyle

Um baralho de cartas determinará como será o seu treino

Conheça esta nova e divertida forma de fazer exercício fisico.

Celebridades

Cole Sprouse e Lili Reinhart estão separados

Após alguns altos e baixos na relação, os dois decidiram seguir caminhos distintos. Eis o motivo.

Celebridades

Jennifer Lopez e Alex Rodriguez partilham o treino que fazem em família

Com alguma criatividade, é possível recriá-lo em casa.

Inspirações

Oprah Winfrey não tem filhos, mas é mãe de centenas de meninas sul-africanas

A apresentadora canalizou o seu instinto maternal para outa missão: potencializar as capacidades de meninas carenciadas.

Lifestyle

É por isto que deve (mesmo) evitar deixar álcool gel no carro

Na pior das hipóteses, nem imagina o que pode acontecer.

Beleza e Saúde

Este tratamento caseiro para a celulite é "tiro e queda"

Além disso, só requer ingredientes que, provavelmente, já tem em casa.

Beleza e Saúde

É por este motivo que atrai tantos mosquitos

Não, não é impressão sua.

Lifestyle

É seguro arrendar um Airbnb para passar as férias?

Esclarecemos todas as suas dúvidas.

Beleza e Saúde

Este circuito de treino é perfeito para emagrecer em casa

Transforme a sua segunda-feira num dia de primeira!

Moda

15 calças leves para usar nas idas à praia

Ou nas noites de calor.

Beleza e Saúde

Eis os melhores produtos para cuidar da pele no verão

Aproveite os dias de calor em segurança.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel