grey-hair-facts-1532704734.jpg

D.R.

Apesar de algumas mulheres usarem o cabelo grisalho com orgulho, outras temem a chegada dos fios brancos.

Se se insere na última categoria, temos boas notícias: os cientistas estão a trabalhar com afinco numa forma de prevenir o seu aparecimento. Até lá, é sempre bom estar bem informada.

Veja, abaixo, oito verdades sobre os cabelos brancos.

1. O envelhecimento normal é o culpado

Bom, aqui não há surpresas. Os dermatologistas chamam-lhe a regra dos 50-50-50. “Cinquenta por cento da população tem cerca de 50% dos cabelos brancos quando chega aos 50 anos,” diz o Dr. Anthony Oro, professor de dermatologia na Universidade de Stanford, ao site da revista ‘O, The Oprah Magazine’. E, tal como a acontece à pele, o cabelo muda de textura com a idade, explica a Dra. Heather Woolery Lloyd, diretora Escola de Medicina da Universidade de Miami.

2. A etnia faz diferença

Os caucasianos tendem a ter cabelos brancos mais cedo – e, entre eles, os ruivos são os primeiros. Seguem-se os asiáticos e depois os negros. Os cientistas ainda não descobriram porquê.

3. O stress pode ser um fator

“O stress não está diretamente relacionado com o aparecimento de cabelos brancos,” diz o Dr. Roopal Kundu, da Universidade de Northwestern. “Mas o stress está implicado em muitos problemas da pele e do cabelo.”

4. O seu estilo de vida conta

Fumar, por exemplo, causa stress na pele e no cabelo. “Os baixos níveis de vitamina B12 são conhecidos por causarem a perda de pigmento no cabelo,” explica o Dr. Karthik Krishnamurthy, do Centro Médico Montefiore Medical. Os alimentos ricos em certas vitaminas, nutrientes e antioxidantes podem ajudar a proteger as células contra as toxinas, bem como a prevenir doenças cardíacas, cancro e outros problemas.

giphy.gif

Giphy

5. O seu cabelo ‘descolora-se’ sozinho

De acordo com um estudo de 2009, publicado pela Federation of American Societies for Experimental Biology, o peróxido de hidrogénio ocorre naturalmente nos nossos folículos de cabelo e, à medida que envelhecemos, acumula-se. Esta acumulação bloqueia a produção de melanina, ou seja, do pigmento do nosso cabelo.

6. Os cabelos não ficam brancos — eles crescem assim

Um fio de cabelo cresce durante um período que pode ir de um a três anos, depois cai e cresce um novo no seu lugar. À medida que envelhecemos, os novos fios têm uma probabilidade maior de ser brancos. “Sempre que o cabelo se regenera, essas células que formam o pigmento também têm de se regenerar, e elas desgastam-se,” diz o Dr. Oro.

7. Não são mais crespos que os restantes

Na verdade, os cabelos brancos são mais finos, mas parecem mais secos porque as glândulas sebáceas do couro cabeludo produzem menos óleo com o passar do tempo. Outro motivo para parecerem mais crespos, especialmente depois de os arrancar? “Isto acontece porque arrancar os cabelos pode distorcer os folículos, resultando numa textura diferente,” explica o tricologista Philip Kingsley.

8. Podem ser resistentes às colorações

Se optar por pintar o cabelo, pode notar que há alguns fios mais teimosos do que outros, mesmo antes de começar a ter cabelos brancos. “Alguns fios brancos podem ser resistentes à cor,” dizem os especialistas dos salões Madison Reed. “Se esta é a sua verdade, considere baixar um nível de cor ou usar algo mais escuro nas raízes para conseguir ainda mais cobertura.”

Relacionados

Mais no portal

Beleza e Saúde

COVID-19: usar duas máscaras protege-nos mais?

Algumas pessoas adotaram este método. Mas será que é necessário?

Lifestyle

Assine 9 revistas por apenas €9,90 por mês e garanta boa informação, em sua casa

Beleza e Saúde

Esperam-se menos nascimentos em 2021

Entenda o motivo.

Imagem de Sucesso

O fator essencial para construir uma Imagem de Sucesso em 2021

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, explico-vos como podem comunicar de forma assertiva através da vossa imagem e, assim, conquistar objetivos no novo ano.

Comportamento

Este truque curioso pode aliviar o stress durante o confinamento

Só precisa de um telemóvel ou computador - e deixá-lo fazer magia.

Moda

A psicologia por trás das cores românticas que vão estar em alta na primavera

Não só explicamos a origem da popularidade, como deixamos algumas sugestões de visuais para os dias mais quentes.

Beleza e Saúde

Pode haver uma inesperada cura para a acne

Pelo menos, para um dos tipos do problema. Saiba qual.

Moda

Revelado o próximo nome da alta-costura que irá colaborar com a H&M

Todos os anos, a gigante sueca lança uma coleção de edição limitada, que é fruto da colaboração com um estilista ou marca de renome.

Beleza e Saúde

3 acessórios para o cabelo que as mulheres nórdicas adoram

Estas sugestões são perfeitas para ter sempre no nécessaire e transformam qualquer visual num instante.

Beleza e Saúde

Saiba como manter um estilo de vida saudável em regime de teletrabalho

Aqui ficam seis sugestões para continuar a cuidar da sua saúde física e mental no novo confinamento.

15 Perguntas A...

Tânia Ribas de Oliveira: "O meu estilo é casual, confortável e descontraído"

Lançámos questionários com 15 perguntas a várias celebridades sobre temas como, por exemplo, estilo pessoal e rotinas de beleza. A apresentadora da RTP foi a primeira a aceitar o desafio.