iStock-959720152.jpg

CoffeeAndMilk

Independentemente do seu tipo de cabelo, o processo de deixá-lo crescer pode ser… frustrante, para dizer o mínimo.

O importante a ter em mente é que existem muitos fatores que podem influenciar quão rápido – ou devagar – o seu cabelo cresce. Em média, o cabelo deve crescer 1 cm por mês. Mas, se não está nem sequer perto disso, não se preocupe: podemos controlar muitos desses fatores.

Com isso em mente, o site da publicação ‘O, The Oprah Magazine’ consultou especialistas no assunto e reuniu dicas sobre como fazer com que o cabelo cresça mais rápido e de forma saudável.

Confira, abaixo.

giphy (1).gif

Giphy

1. O cabelo longo e saudável começa com uma dieta equilibrada

A saúde e força do seu cabelo estão diretamente relacionadas com o que se passa dentro do seu corpo. “O cabelo cresce a diferentes velocidades para diferentes pessoas. As alturas de stress ou as doenças podem abrandar o crescimento do cabelo e causar uma perda percetível,” explica a dermatologista Jenny Sobrera. Se notou mudanças súbitas, marque uma consulta para o despiste de deficiência de vitaminas e do mau funcionamento das glândulas da tiroide. “Os alimentos saudáveis, tais como as gorduras boas, ricas em Ómega-3, frutas e vegetais, contêm as vitaminas e nutrientes necessários para um cabelo saudável,” acrescenta a Dra. Sobrera.

2. Use champô regularmente – mas não demasiado

Existe uma grande confusão sobre a frequência com que devemos lavar o cabelo. Algumas pessoas fazem-no todos os dias, enquanto outras o fazem uma vez por semana. A verdade é que, se deixar passar muito tempo entre lavagens, pode obstruir os poros e atrofiar o crescimento dos fios. Por outro lado, lavar o couro cabeludo em demasia resseca-o e faz com que os folículos produzam mais sebo para combater esta condição.

Resumindo: tudo depende da quantidade de óleo que o seu couro cabeludo produz, aconselha a Academia Americana de Dermatologia. O que é sempre boa ideia é usar um champô clarificante entre uma a duas vezes por mês, para limpar o couro cabeludo em profundidade e abrir os poros.

3. Diga adeus ao champô seco

O uso ocasional do champô seco não tem problema nenhum, mas não deve fazer parte da sua rotina diária, diz a cabeleireira de celebridades Lana Grand. “O sebo, a sujidade e as impurezas acumulam-se diariamente e têm de ser removidas para garantir que o couro cabeludo e os folículos continuam límpidos e equilibrados, e que conseguem respirar. O champô seco pode absorver alguma oleosidade, fazendo com que o cabelo *pareça* mais limpo, mas na verdade não remove as impurezas.

4. Use uma fronha de seda

Dormir sobre uma fronha de seda é uma das formas mais fáceis de melhorar a saúde do seu cabelo. “A diminuição da fricção pode ajudar a reduzir a quebra e melhorar a qualidade do cabelo, no geral, “explica a Dra. Sobrera.

slip-silk-pillowcase.jpg

5. Corte as pontas com frequência

É claro que cortar o cabelo não faz com que ele cresça mais rápido, mas cortar as pontas com frequência é um fator essencial para mantê-lo saudável, o que, por sua vez, pode ajudar quando tiver um comprimento maior. “Quando um fio de cabelo fica espigado na ponta, o dano só vai progredir. Se ficar intocada, a ponta espigada vai continuar a subir, danificando todo o fio até um ponto sem retorno,” diz a Dra. Grand. “Portanto, mesmo que os cortes frequentes não façam com que o cabelo cresça mais rápido, vão ajudar a eliminar algo que impede manter o comprimento,” acrescenta.

Se está a deixar o seu cabelo crescer, a especialista recomenda cortar, pelo menos, 1 cm a cada três meses.

6. Não use muito o secador

Permitir que o cabelo seque naturalmente é sempre melhor, especialmente se estiver a deixá-lo crescer. Mas, se tiver de usar o secador, certifique-se de que prepara o cabelo com um produto protetor e use a temperatura mais baixa possível. “Os danos provocados pelo calor podem partir os fios, o que afeta o comprimento pelo qual se esforçou tanto,” diz a Dra. Grand.

7. Evite as colorações

Pode sentir-se tentada a ficar loira platinada para o verão ou a apostar num tom mais escuro no outono, mas avançar com essas ideias pode sabotar os seus objetivos a longo prazo. Isto graças aos danos que vêm com os processos químicos. Se quiser mesmo pintar o cabelo, a Academia Americana de Dermatologia diz que deve apostar entre três tons próximos do seu natural, e que é preferível uma coloração mais escura do que uma mais clara, porque, geralmente, é menos prejudicial.

8. Hidrate e proteja o seu cabelo com uma máscara

Além de usar champô e amaciador regularmente, Grand sugere incorporar máscaras de hidratação profunda na sua rotina entre uma a duas vezes por semana. Porquê? Para repor a hidratação, o que vai manter as pontas mais fortes e saudáveis, para que possa manter o comprimento.

Já nas bancas!

Assine a ACTIVA e receba dois coffrets da Rituals Assine já

Relacionados

Mais no portal

5 pantufas fofinhas para aquecer o seu inverno

Não precisa de passar a estação com os pés frios com estas opções!

Por que 11 de dezembro é considerado o dia mais fértil do ano

A constatação é numérica!

Jordyn Woods passa por detetor de mentiras e responde se se envolveu com Tristan Thompson

A jovem quis pôr um ponto final na polémica!

Este 'look' de Kylie Jenner está a fazer sucesso no Instagram

As calças de corte original são o elemento mais elogiado.

Restaurante da Semana: Visconti ou quando a 'dolce vita' se mudou para o Chiado

O Visconti mora no Chiado e tem uma carta deliciosa, bem ao estilo ...

O motivo para esta influenciadora vegan ter decidido iniciar uma dieta 100% carnívora

Depois de quase cinco anos a comer apenas alimentos de origem veget...

40 presentes para quem gosta de moda

No Natal oferecem-se muitos presentes, mas indiscutivelmente alguns...

A evolução dos visuais da Mulher-Maravilha ao longo dos anos

Uma heroína feminista para alguns e um símbolo de opressão para out...

Quem são as cinco únicas mulheres negras a vencerem o Miss Universo

O concurso demorou 25 anos para coroar Janelle Commissiong, a prime...

10 peças para rechear o seu armário com a cor de 2020

O azul clássico foi a escolha da Pantone.

Veja a receita destas bolachas de Natal saudáveis

A nutricionista Catarina Sofia Correia partilha esta receita delici...

ASSINE 1 ANO (12 edições) POR 30€ E RECEBA 30€ EM OFERTAS

Assine Já!