iStock-923638866.jpg

GoodLifeStudio

Durante o verão há simultaneamente um aumento da temperatura e uma diminuição da humidade do ar. O nosso “sábio” organismo tenta compensar estas variações pelo aumento da sudorese e das perdas de água pela respiração. Estes fenómenos levam a uma diminuição da quantidade de água corporal com potencial risco de desidratação. Quando estamos desidratados há uma variação negativa do volume sanguíneo com consequente necessidade de aumento dos batimentos cardíacos. Ao mesmo tempo, como forma de “poupar” água, os rins diminuem a sua excreção concentrando a urina. O aumento da probabilidade de vir a desenvolver litíase renal (cálculos renais) e o aumento da tensão arterial com todos os riscos a si associados, devem estar bem presentes na hora de bebermos mais água.

De modo a repor as perdas diárias de água, é recomendável que beba 1,5 L A 2L de água por dia, mas esta quantidade pode ser muito superior dependendo da humidade do ar, das perdas pela sudorese diária, da eventual realização de exercício físico, etc.

Nem só de água se faz esta reposição. É possível ingerir outros líquidos que mantenham uma adequada hidratação ou mesmo alimentos sólidos ricos em água.

Chás, infusões e bebidas de cereais.

O verdadeiro chá, isto é, a bebida feita com Camellia sinensis, assim como infusões de camomila, erva-cidreira, tília, e muitas outras, frias ou com gelo, são boas opções para pessoas com dificuldades em ingerir água. De notar que todos os chás ou misturas com a planta do chá, Camellia sinensis, contêm cafeína em maior ou menor quantidade. Devem ser tomados com moderação e na primeira metade do dia.

Outra opção menos óbvia, são os refrescos de cevada ou de misturas de cereais contendo cevada, chicória ou aveia, com ou sem café, que tal como as infusões podem ser consumidos frios ou com gelo. Caso estas bebidas contenham café e portanto cafeína, a recomendação anterior é igualmente aplicável.

Águas aromatizadas

As águas aromatizadas resultam da combinação de água com frutas, vegetais, ervas, e até especiarias. A adição de sabor conquista quem não gosta de água e/ou não bebe chás ou infusões. É possível prepará-las com água lisa ou com gás e com sumos de fruta, fruta macerada ou simplesmente cortada em pedaços, adicionando posteriormente ervas, especiarias ou vegetais. As combinações são infindas e conseguem satisfazer as preferências de quase todas as pessoas: água aromatizada de limão e hortelã, toranja com gengibre, maracujá com magericão, maçã e canela, etc.

Sumos naturais e sopas

Sumos naturais sem açúcar, além de fornecerem água, trazem consigo os benefícios do consumo de fruta através da ingestão de vitaminas. Tal como as águas aromatizadas, as combinações são incontáveis. O sumo de fruta deve ser consumido imediatamente após a preparação de modo a preservar a sua composição nutricional, e é sem dúvida uma das melhores opções em alternativa à água.

A sopa, apesar de ser rejeitada com frequência no Verão, é um alimento que une igualmente a ingestão de água e de nutrientes. Pode ser consumida fria ou confeccionada já com esse propósito como o gaspacho ou sopas frias de beterraba ou melão.

Frutas e vegetais frescos.

Por último, há alimentos que apesar de sólidos são maioritariamente constituídos por água, como as frutas e os vegetais frescos. O consumo de fruta e de saladas contribui em muito para uma adequada hidratação aliando também a ingestão de vitaminas, minerais e oligoelementos.

Conselhos e cuidados a ter

Não adicione açúcar a qualquer bebida atrás mencionada sob risco de aumentar desnecessariamente o seu valor calórico e em açucares. Rejeite igualmente bebidas açucaradas como refrigerantes, néctares espessos ou Ice Tea, pela tremenda concentração de açúcar.

A melhor forma de ingerir água ou outros líquidos é ter sempre consigo a bebida em causa e ir bebendo ao longo do dia até atingir a sua meta. Pode ainda instalar no telemóvel uma aplicação que o lembre de beber água.

www.inestavares.pt

@ines.tavares.nutricionista on Facebook & Instagram

Já nas bancas!

Assine a ACTIVA e receba dois coffrets da Rituals Assine já

Relacionados

Diz quem sabe: 'mexer' no nariz sem cirurgia estética

Chama-se rinomodelação e pode ser feita à hora de almoço e depois v...

Diz quem sabe: podemos fazer tratamentos de pele durante o verão?

"Contrariamente ao que provavelmente acredita, há vários tratamento...

Diz quem sabe: 7 estratégias para umas férias mais saudáveis

"Ninguém deve ser escravo do que come, muito menos durante um perío...

Mais no portal

Brilho, brilho e mais brilho: o derradeiro shopping de réveillon

Esqueça o minimalisto. No ano novo, mais é mais.

Se não sabe o que calçar na noite da passagem de ano, estas sugestões são para si

Qual é o seu estilo?

Estes são os 10 filmes mais populares de 2019

Consegue adivinhar qual é o primeiro da lista?

5 pantufas fofinhas para aquecer o seu inverno

Não precisa de passar a estação com os pés frios com estas opções!

Por que 11 de dezembro é considerado o dia mais fértil do ano

A constatação é numérica!

Este movimento defende que não precisa de amar o seu corpo para o aceitar

Conheça o "body neutrality".

Restaurante da Semana: Visconti ou quando a 'dolce vita' se mudou para o Chiado

O Visconti mora no Chiado e tem uma carta deliciosa, bem ao estilo ...

A evolução dos visuais da Mulher-Maravilha ao longo dos anos

Uma heroína feminista para alguns e um símbolo de opressão para out...

Quem são as cinco únicas mulheres negras a vencerem o Miss Universo

O concurso demorou 25 anos para coroar Janelle Commissiong, a prime...

10 peças para rechear o seu armário com a cor de 2020

O azul clássico foi a escolha da Pantone.

Veja a receita destas bolachas de Natal saudáveis

A nutricionista Catarina Sofia Correia partilha esta receita delici...

ASSINE 1 ANO (12 edições) POR 30€ E RECEBA 30€ EM OFERTAS

Assine Já!