food comida fruta alimentos vegetais.jpg

mediaphotos

Já ouviu falar nas ilhas japonesas de Okinawa? Quer a resposta seja positiva ou negativa, eis o que precisa reter: a população das mesmas tem a maior esperança média de vida de todo o mundo, bem como excelente saúde. E se a própria genética, aliada à prática de atividade física, nomeadamente através da agricultura e pesca, e à sociabilização entre habitantes contribui para estes factos, há algo mais a ditar estes factos.

Falamos, claro, da dieta destas pessoas. Vários cientistas se têm interessado pela proporção em que se baseia a alimentação dos habitantes de Okinawa: muitos hidratos de carbono – sobretudo, batata doce – para pouca proteína, numa proporção de 10 para 1, respetivamente. “É exatamente o oposto das atuais dietas da moda, que sugerem muita proteína e poucos hidratos“, nota Samantha Solon-Biet, da Universidade de Sidney, citada pela BBC.

Embora seja precipitado afirmar que esta é a dieta mais saudável, têm sido realizado várias pesquisas e os resultados não poderiam ser mais interessantes. Exemplo disso é a maior proteção do organismo contra doenças associadas ao envelhecimento (cancro, doenças cardiovasculares, alzheimer), quando submetido a este tipo de regime alimentar.

Ao contrário da grande maioria da população japonesa, que tem o arroz como principal fonte de hidratos de carbono, esta baseia-a na batata doce. Além disso, consomem também legumes verdes e amarelos em abundância, vários produtos de soja e uma percentagem mínima de produtos animais, como carnes de porco ou peixe.

Além disto, a ingestão de calorias dos moradores é mais baixa do que o recomendado para um adulto. E alguns cientistas acreditam que este pode ser também um fator importante na longevidade. Até porque desde o início do século XX que várias pesquisas sugerem que as dietas restritas em calorias não só promovem a perda de peso, como podem ajudar a retardar processos de envelhecimento.

Mas esta limitação de proteínas não precisa de ser eterna. De acordo com Karen Ryan, bióloga-nutricionista da Universidade da Califórnia, a partir dos 65 anos de idade, podemos obter benefícios se aumentarmos o consumo de proteínas – já que, até então, foram prevenidos danos no corpo, através da sua limitação. “A nutrição ideal varia de acordo com a história de vida“, afirma.

Por fim, importa notar também que, de acordo com a BBC, um outro estudo apontou para o facto de uma dieta mais rica em proteína vegetal parecer ser melhor do que uma dieta rica em carne ou laticínios, por exemplo. Ou seja, o segredo da longevidade desta população pode também residir no elevado consumo de legumes e frutas, e não só na reduzida porção de proteínas. E como cada organismo é diferente, o segredo é mesmo experimentar e perceber o que melhor funciona para si.

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Relacionados

Beleza e Saúde

4 consequências de (quase) eliminar os hidratos de carbono

Importa não exagerar, mas também não evitar de todo.

Beleza e Saúde

Dietas restritivas de grupos de alimentos nunca são necessárias para a perda de peso, afirma especialista

Jillian Michaels, a antiga treinadora do programa "Biggest Loser", revelou ainda as duas "chaves" para uma perda de peso eficaz.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: aprenda a escolher os melhores cereais de pequeno-almoço

As idas ao supermercado nunca mais serão as mesmas!

Mais no portal

Moda

15 calças leves para usar nas idas à praia

Ou nas noites de calor.

Lifestyle

Diz quem sabe: eis a técnica que a ajudará a alcançar os seus objetivos

Um método simples e bastante útil.

Lifestyle

Duas estreias Netflix para assistir no fim de semana

Uma comédia e uma série para juntar a família no sofá.

Beleza e Saúde

Os segredos de Naomi Campbell para ter a pele e o corpo dos sonhos aos 50 anos

A supermodelo recorre a estes truques!

Beleza e Saúde

O segredo da pele de Priyanka Chopra é esta máscara caseira de três ingredientes

Uma receita com produtos que vai encontrar na dispensa!

Beleza e Saúde

Testei - e rendi-me - a este hidratante de farmácia

Pele radicalmente mais hidratada em poucos dias.

Lifestyle

Passatempo Jordan Dia da Criança: temos 6 kits para oferecer

Participe no passatempo Jordan “dentinhos lindinhos”.

Celebridades

Este vestido de Kate é sustentável e feminista

E ainda está disponível para compra online!

Beleza e Saúde

Esta é a ordem correta para aplicar todos os seus produtos de skincare

Não basta misturar tudo!

Moda

Saiba como tudo aquilo que não diz pode revelar muito sobre si

Explicamos tudo neste episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Vídeos

Como Kady encontrou a sua voz e passou a usá-la para empoderar outras mulheres

"FLAN" é o nome do novo single da artista. Um tema afrosoul que vive das misturas de ritmos africanos com influência do Soul e R&B norte-americanos.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel