iStock-1094905364.jpg

Doucefleur

Ao contrário do que muitos pensam, a queda de cabelo é perfeitamente normal. De acordo com a dermatologista e tricologista Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é comum que cada pessoa perca entre 60 a 100 fios de cabelo por dia. Porém, se o número de fios que caem diariamente for superior, algo pode estar errado. Para tirar a dúvida, a especialista sugere o teste da tração.

“Para realizá-lo, basta unir os cabelos e numa mecha com cerca de 60 fios e puxar, deslizando as mãos até às pontas. Se neste processo saírem mais de seis fios, é sinal de que deve procurar um tricologista,” epxlica ao site ‘O Repórter’.

Mas, afinal, por que acontece a queda excessiva do cabelo? Veja, abaixo, as principais causas selecionadas pela especialista.

2.png

“Existe a possibilidade de ser geneticamente predisposta a sofrer de afinamento e queda capilar, o que significa que ocorrerá uma redução progressiva do volume dos cabelos com o passar do tempo. Nestes casos, o que acontece é que os folículos, devido à sensibilidade às hormonas masculinas adquiridas geneticamente, passam a diminuir de forma gradual, produzindo assim fios menores e mais finos a cada ciclo de crescimento do cabelo,” explica a Dra. Kédima.

3.png

Os desequilíbrios hormonais podem causar alterações em todo o organismo, inclusive nos cabelos. Isto porque as hormonas têm um papel fundamental na regulação do ciclo do crescimento capilar. “Enquanto as hormonas femininas ajudam a manter o cabelo na fase de crescimento pelo tempo necessário, as hormonas masculinas podem encurtar o ciclo de crescimento capilar, fazendo com que os fios cheguem à fase de queda mais rapidamente,” afirma a médica.

Este problema também está relacionado com a genética, visto que o desequilíbrio hormonal afeta muito mais os cabelos das pessoas que têm predisposição a sensibilidade folicular.

4.png

De acordo com a Dra. Kédima, uma das principais e mais comuns causas da queda de cabelo nas mulheres é a deficiência de ferro no sangue, bvisto que o nutriente é fundamental para a produção de proteína para as células capilares.

5.png

“A deficiência de vitamina B12 está diretamente relacionada com a queda capilar, pois o nutriente é fundamental para garantir a saúde dos glóbulos vermelhos do sangue, responsáveis por carregar o oxigénio para nutrir os mais diferentes tecidos do corpo, incluindo os folículos capilares. Este problema é muito comum nos veganos, já que a vitamina B12 é obtida através de fontes proteicas animais,” esclarece a especialista.

6.png

A tiroide ajuda a regular o metabolismo do corpo, controlando a produção de proteínas e o uso de oxigénio pelos tecidos. “Logo, qualquer desequilíbrio nesta glândula pode afetar os folículos capilares. Além disso, o hipotiroidismo pode levar a um quadro anémico do paciente, o que, devido à deficiência de ferro, também pode afetar o cabelo,” explica a Dra. Nassif.

7.png

Quando estamos stressados, há um aumento dos níveis de cortisol, o que pode causar a queda capilar. Além disso, o stress pode promover o aparecimento de problemas no couro cabeludo, como a caspa, o que também tem um impacto negativo nos cabelos.

8.png

É importante ter em mente que à medida que envelhecemos, os nossos cabelos também envelhecem, tornando-se naturalmente mais finos e, consequentemente, caem. É uma parte completamente normal do processo de envelhecimento. “Quando a mulher entra na menopausa, por exemplo, começam a ocorrer mudanças no organismo que também afetam o cabelo. Sendo assim, a queda de cabelo torna-se mais prevalente após este período,” avisa a médica.

De salientar que a queda de cabelo não ocorre repentinamente, porque os fios crescem em ciclos, podendo levar até três meses para que o cabelo comece a cair devido aos motivos acima mencionados.

“Sendo assim, é importante que não se desespere ao notar a queda excessiva do cabelo. O ideal é acompanhar este processo e consultar um tricologista sempre que houver suspeita de uma queda aumentada,” diz a Dra. Nassif.

Segundo a Dra. Kédima, o especialista poderá fazer uma avaliação e diagnóstico, bem como indicar o melhor tratamento para cada caso.

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Relacionados

Mais no portal

Moda

15 calças leves para usar nas idas à praia

Ou nas noites de calor.

Lifestyle

Diz quem sabe: eis a técnica que a ajudará a alcançar os seus objetivos

Um método simples e bastante útil.

Lifestyle

Duas estreias Netflix para assistir no fim de semana

Uma comédia e uma série para juntar a família no sofá.

Beleza e Saúde

Os segredos de Naomi Campbell para ter a pele e o corpo dos sonhos aos 50 anos

A supermodelo recorre a estes truques!

Beleza e Saúde

O segredo da pele de Priyanka Chopra é esta máscara caseira de três ingredientes

Uma receita com produtos que vai encontrar na dispensa!

Beleza e Saúde

Testei - e rendi-me - a este hidratante de farmácia

Pele radicalmente mais hidratada em poucos dias.

Lifestyle

Passatempo Jordan Dia da Criança: temos 6 kits para oferecer

Participe no passatempo Jordan “dentinhos lindinhos”.

Celebridades

Este vestido de Kate é sustentável e feminista

E ainda está disponível para compra online!

Beleza e Saúde

Esta é a ordem correta para aplicar todos os seus produtos de skincare

Não basta misturar tudo!

Moda

Saiba como tudo aquilo que não diz pode revelar muito sobre si

Explicamos tudo neste episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Vídeos

Como Kady encontrou a sua voz e passou a usá-la para empoderar outras mulheres

"FLAN" é o nome do novo single da artista. Um tema afrosoul que vive das misturas de ritmos africanos com influência do Soul e R&B norte-americanos.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel