iStock-1094905364.jpg

Doucefleur

Ao contrário do que muitos pensam, a queda de cabelo é perfeitamente normal. De acordo com a dermatologista e tricologista Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é comum que cada pessoa perca entre 60 a 100 fios de cabelo por dia. Porém, se o número de fios que caem diariamente for superior, algo pode estar errado. Para tirar a dúvida, a especialista sugere o teste da tração.

“Para realizá-lo, basta unir os cabelos e numa mecha com cerca de 60 fios e puxar, deslizando as mãos até às pontas. Se neste processo saírem mais de seis fios, é sinal de que deve procurar um tricologista,” epxlica ao site ‘O Repórter’.

Mas, afinal, por que acontece a queda excessiva do cabelo? Veja, abaixo, as principais causas selecionadas pela especialista.

2.png

“Existe a possibilidade de ser geneticamente predisposta a sofrer de afinamento e queda capilar, o que significa que ocorrerá uma redução progressiva do volume dos cabelos com o passar do tempo. Nestes casos, o que acontece é que os folículos, devido à sensibilidade às hormonas masculinas adquiridas geneticamente, passam a diminuir de forma gradual, produzindo assim fios menores e mais finos a cada ciclo de crescimento do cabelo,” explica a Dra. Kédima.

3.png

Os desequilíbrios hormonais podem causar alterações em todo o organismo, inclusive nos cabelos. Isto porque as hormonas têm um papel fundamental na regulação do ciclo do crescimento capilar. “Enquanto as hormonas femininas ajudam a manter o cabelo na fase de crescimento pelo tempo necessário, as hormonas masculinas podem encurtar o ciclo de crescimento capilar, fazendo com que os fios cheguem à fase de queda mais rapidamente,” afirma a médica.

Este problema também está relacionado com a genética, visto que o desequilíbrio hormonal afeta muito mais os cabelos das pessoas que têm predisposição a sensibilidade folicular.

4.png

De acordo com a Dra. Kédima, uma das principais e mais comuns causas da queda de cabelo nas mulheres é a deficiência de ferro no sangue, bvisto que o nutriente é fundamental para a produção de proteína para as células capilares.

5.png

“A deficiência de vitamina B12 está diretamente relacionada com a queda capilar, pois o nutriente é fundamental para garantir a saúde dos glóbulos vermelhos do sangue, responsáveis por carregar o oxigénio para nutrir os mais diferentes tecidos do corpo, incluindo os folículos capilares. Este problema é muito comum nos veganos, já que a vitamina B12 é obtida através de fontes proteicas animais,” esclarece a especialista.

6.png

A tiroide ajuda a regular o metabolismo do corpo, controlando a produção de proteínas e o uso de oxigénio pelos tecidos. “Logo, qualquer desequilíbrio nesta glândula pode afetar os folículos capilares. Além disso, o hipotiroidismo pode levar a um quadro anémico do paciente, o que, devido à deficiência de ferro, também pode afetar o cabelo,” explica a Dra. Nassif.

7.png

Quando estamos stressados, há um aumento dos níveis de cortisol, o que pode causar a queda capilar. Além disso, o stress pode promover o aparecimento de problemas no couro cabeludo, como a caspa, o que também tem um impacto negativo nos cabelos.

8.png

É importante ter em mente que à medida que envelhecemos, os nossos cabelos também envelhecem, tornando-se naturalmente mais finos e, consequentemente, caem. É uma parte completamente normal do processo de envelhecimento. “Quando a mulher entra na menopausa, por exemplo, começam a ocorrer mudanças no organismo que também afetam o cabelo. Sendo assim, a queda de cabelo torna-se mais prevalente após este período,” avisa a médica.

De salientar que a queda de cabelo não ocorre repentinamente, porque os fios crescem em ciclos, podendo levar até três meses para que o cabelo comece a cair devido aos motivos acima mencionados.

“Sendo assim, é importante que não se desespere ao notar a queda excessiva do cabelo. O ideal é acompanhar este processo e consultar um tricologista sempre que houver suspeita de uma queda aumentada,” diz a Dra. Nassif.

Segundo a Dra. Kédima, o especialista poderá fazer uma avaliação e diagnóstico, bem como indicar o melhor tratamento para cada caso.

Já nas bancas!

Assine a ACTIVA por 6 meses a partir de 10 euros Assine já

Relacionados

Mais no portal

Moda

Victoria's Secret vendida a fundo de investimento por quantia milionária

A Victoria's Secret voltará a ser uma empresa privada, com capital fechado.

Inspirações

Quem é a Carolina Deslandes? A cantora responde

Na #VozActiva deste mês.

Celebridades

Tudo o que Meghan vai poder voltar a usar ao deixar a casa real britânica

Unhas coloridas, vestidos curtos ou sandálias abertas são algumas das opções.

Celebridades

"O maior arrependimento da minha vida": é assim que Ben Affleck descreve o seu divórcio com Jennifer Garner

Jennifer Garner e Ben Affleck estão separados desde 2015.

Moda

Letizia usa capa oversize da Zara que é um must-have da estação

A rainha esteve presente na sede da UNICEF em Madrid.

Comportamento

Voz ACTIVA Podcast: Margarida Vieitez e Patrícia Matos revelam-nos o lado menos conhecido de 24 personalidades nacionais

As autoras do livro 'Sucesso Emocional' entrevistaram 24 personalidades para tentar compreender como gerem as emoções.

Celebridades

Aos 16 anos, Millie Bobby Brown faz desabafo sobre hipersexualização

A atriz de "Stranger Things" diz-se frustrada pelo tratamento que recebe da imprensa.

Moda

Meghan Markle e os seus sapatos feitos a partir de garrafas de água

Meghan tem privilegiado o uso de marcas de moda mais sustentáveis.

Moda

Disney lança coleção de vestidos de noiva inspirados nas princesas

É a primeira vez que a Disney faz uma parceria com a marca de vestidos Allure Bridal.

Celebridades

Nova Miss Alemanha tem 35 anos, é empresária e mãe

Leonie Charlotte von Hase foi a grande vencedora desta edição do concurso, que pretende acabar com os estereótipos.

Beleza e Saúde

Esta é a receita caseira perfeita (e deliciosa) para os lábios secos

Só vai precisar de três ingredientes!

Celebridades

Namorada de Al Pacino termina relação e diz que o ator é "velho" e "mesquinho"

Meital Dohan é 39 anos mais nova que Al Pacino.

Assine a ACTIVA por 6 meses a partir de 10 euros

Já nas bancas!

Assine já