vinagre maçã apple.jpg

katerinakorovina

Se já procurou, na internet, dicas para emagrecer, com certeza já se deparou com o milagroso vinagre de maçã, certo? Ora, embora este não seja, por si só, pouco saudável, usá-lo consistentemente pode trazer várias consequências indesejáveis. “O vinagre de maçã não é um elixir mágico que irá resolver todos os nossos problemas“, afirma a nutricionita Amanda Baker Lemein, citada pela Women’s Health.

Além disto, parece que qualquer tipo de vinagre – e não só o de maçã – tem efeitos positivos, no que toca à perda de alguns quilos, à regulação do colesterol ou mesmo dos níveis de açúcar no sangue. O problema é que, usado diariamente, pode também levar a sérios problemas digestivos. Conheça 9 das principais consequências de consumir este produto todos os dias!

Simpson.gif

1 – Graves problemas de estômago. “Porque o vinagre é ácido, há quem não o tolere nada bem“, afirma a nutricionista Leslie Bonci. Se sofre com colite ulcerativa, inflamação do sistema digestivo ou se, simplesmente, tem tendência a ter dores de estômago, evite o vinagre.

2 – Alterações nos movimentos dos intestinos. Sendo que o vinagre de maçã é feito com estes frutos já fermentados, contém pectina. E isto significa que pode ajudar nas idas à casa de banho (boas notícias para quem em prisão de ventre), mas, consumido todos os dias, também promove casos de diarreia.

sleeping bathroom.gif

3 – Problemas nos rins. Lemein afirma: “Tem havido alguma pesquisa que mostra que, se temos algum tipo de sensibilidade ou condição médica renal, consumir algo altamente ácido não é recomendado”. A nutricionista Eliza Savage refere ainda que o vinagre deve ser sempre diluído em água.

4 – Inchaço abdominal, gases e náuseas. Se o vinagre pode ser um aliado na perda de alguns quilos, a verdade é que também pode causar inchaço. Isto porque atrasa o esvaziamento do estômago.

Sheldon.gif

5 – Refluxo ácido. Se já sofre com a famosa azia, o vinagre não será um grande aliado à sua dieta, já que pode piorar os sintomas. Se quer evitar a sensação de estômago ou garganta a arder, evite este produto.

6 – Fraqueza. O consumo de vinagre em demasia pode fazer com que fique com poucas calorias para gastar, levando a uma grande perda de energia, sensação de fraqueza e desequilíbrio geral. De modo a evitar estes sintomas, não o ingira às colheres (ou da garrafa), mas sim como tempero de uma refeição.

Tired baby.gif

7 – Sistema imunitário debilitado. Alimentos fermentados podem levar a uma maior formação de bactérias nos intestinos, levando a um sistema imunitário mais debilitado. Além disso, o consumo exagerado de vinagre pode fazer com que o organismo não absorva bem alguns nutrientes essenciais, contribuindo, igualmente, para este cenário.

8 – Perda de peso temporária. Os resultados animadores na balança, graças ao vinagre, não duram muito. E o motivo é simples: grande parte do peso perdido constituía água, pelo que, ao repormos os níveis de água no corpo, voltaremos ao normal. E mais: uma perda de peso rápida pode desacelerar o metabolismo e fazer com que tenha mais dificuldades em emagrecer, no futuro.

9 – Aumento do apetite. Bonci afirma que pessoas que consumam demasiado vinagre diluído podem deparar-se com maiores níveis de apetite, dadas as poucas calorias do produto. “Sentimo-nos cheios no momento em que o ingerimos, já que consumimos bastante água, mas, após urinar, sentir-nos-emos com mais fome“, diz.

hungry.gif

Relacionados

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: Qual o interesse das algas marinhas na alimentação humana

A nossa especialista explica.

Beleza e Saúde

O tipo de alimentos que mais evita pode ser, na verdade, o segredo para a longevidade

Basta olhar para a população da ilha com a maior esperança média de vida do mundo.

Celebridades

Simon Cowell mostra os efeitos da dieta em recente aparição pública

O júri do X Factor diminuiu o consumo de carnes vermelhas, lacticínios, açúcar, glúten e álcool.

Mais no portal

Beleza e Saúde

Experiementei a receita de dois ingredientes que dizem ser muito saciante

Se o desafio envolve comida, não há como recusar, não é?

Lifestyle

2021 irá trazer uma boa dose de funk a Portugal

O próximo ano ficará marcado pela 1ª edição do Kondzilla Festival em Lisboa. Kevinho e David Carreira já estão confirmados.

Beleza e Saúde

7 motivos pelos quais não consegue ter um orgasmo

Se não é o seu caso, com certeza já ouviu as queixas de alguma amiga, certo? Entenda por que algumas mulheres sentem esta dificuldade.

Celebridades

Ex-namorada de Drake Bell acusa-o de violência doméstica

A atriz conta que o companheiro a chegou a arrastar pelas escadas de casa.

Celebridades

Angelina Jolie acredita que está a acontecer algo estranho no divórcio com Brad Pitt

Apesar de já estarem oficialmente divorciados, os dois ainda têm algumas questões a decidir, nomeadamente sobre os filhos e finanças.

Celebridades

Pippa Middleton não queria convidar Meghan para o casamento

Rumores de que a irmã de Kate sentia alguma inveja da companheira de Harry parecem ter sido confirmados numa obra recente.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: truques para comer gelados sem engordar

Não precisa de eliminar este tipo de alimento por completo, mas sim saber as melhores dicas para o consumir com moderação.

Celebridades

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger dão as boas-vindas ao primeiro filho

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger celebraram o primeiro aniversário de casamento em junho e assinalam agora a chegada do primeiro filho.

Moda

Estes são os ténis que vão dar um novo fôlego à sua corrida

O regresso de um clássico, em novas cores.

Celebridades

Simon Cowell no hospital após acidente de bicicleta

O jurado do 'America´s Got Talent' está no hospital.

Lifestyle

Unique Sushi Lab: onde comer é sempre uma (boa) surpresa

O restaurante que os amantes de sushi têm de conhecer e que ér capaz de converter mesmo os mais desconfiados em fãs da culinária japonesa. A culpa é do chef Johnny Keep.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel