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MarianVejcik

Se fica às voltas na cama porque tem o estômago colado às costas, saiba que a escolha do seu snack noturno é mais importante do que imagina.

“A comida pode ajudar com o sono, mas também pode prejudicar,” diz a psicóloga Lisa Young ao Refinery29.

No geral, refeições grandes e com proteínas pesadas tendem a manter-nos acordadas durante mais tempo porque levam mais tempo a digerir, o que pode ser desconfortável a nível físico. O álcool e a cafeína também são de evitar.

No que diz respeito aos alimentos que ajudam a adormecer, a Dra. Young diz que variam de pessoa e pessoa. Ou seja, é uma questão de tentativa e erro até encontrar a receita perfeita. Os alimentos que contêm triptofano (salmão e o peru) e melatonina (cerejas) tendem a acalmar-nos, tal como bebidas ou sopas quentes. Além disso, a especialista diz que “uma boa combinação consiste numa pequena quantidade de proteína com hidratos de carbono”.

Veja, abaixo, cinco snacks que pode comer durante a noite e que não lhe vão pesar na consciência.

1. Smoothie de banana

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baibaz

Um smoothie rápido com bananas, leite magro ou bebida de amêndoa seria uma ótima opção para um snack noturno, diz a Dra. Young. O leite (ou bebida vegetal) garante a proteína necessária, sem ser demasiado pesado, e a banana oferece potássio, que vai ajudá-la a adormecer.

2. Bolachas com manteiga de amendoim

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Bartosz Luczak

Bolachas (ou pão) integrais com manteiga de amendoim criam o ratio perfeito de proteína/hidratos de carbono. Além disso, a Dra. Young explica que a manteiga contém magnésio, o que pode aliviar quaisquer cãibras que estejam a mantê-la acordada.

3. Iogurte com cerejas

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manaemedia

As cerejas são dos poucos alimentos que contêm melatonina, conhecida como a hormona do sono, naturalmente, portanto sirva-se à vontade. Mas se quiser algo um pouco mais consistente, a Dra. Young aconselha misturá-las com um iogurte, de preferência grego.

4. Sopa de abóbora

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Anna Pustynnikova

Tudo o que é quente, acalma, portanto uma sopa é sempre uma boa ideia. Mas a Dra. Young não recomenda nada demasiado pesado ou com muita fibra à noite, porque pode ser difícil de digerir. Deixe as lentilhas de lado e opte por uma sopa de abóbora rica em nutrientes.

5. Marinheiras com queijo cottage

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LauriPatterson

Outra excelente combinação de hidratos de carbono e proteínas, as marinheiras com um pouco de queijo cottage vão fazê-la sentir-se satisfeita. Outro bónus? Uma dose saudável de cálcio e triptofano.

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