iStock-965507220.jpg

pixinoo

Tem uma alimentação cuidada, pratica exercício, mas mesmo assim não consegue perder peso? A culpa pode ser do seu metabolismo.

Da mesma forma que alguns alimentos podem acelerar o ritmo do nosso corpo, outros são responsáveis por deixá-lo mais lento, o que causa cansaço, desânimo e acúmulo de calorias, impedindo a perda de peso.

O primeiro passo para descobrir o que está atrasar o seu organismo é fazer um teste clínico para intolerâncias alimentares e alterações hormonais, porque se o seu corpo não digere um alimento, ele vai ficar inchado e desacelerar o metabolismo. Este é o caso do leite e do trigo para algumas pessoas. De sublinhas que antes de cortar qualquer item, devem consultar um médico.

Descartadas as doenças e os desequilíbrios hormonais, pode alterar estes hábitos inimigos do metabolismo acelerado:

1. Açúcares

O açúcar proporciona um pico de energia quase instantâneo após o consumo, mas não se engane: a sensação dura pouco e transforma-se logo em gordura. Ele também causa compulsão: quanto mais comer, mais vai querer comer.

Para acelerar o metabolismo, corte o açúcar que adiciona ao café ou aos sumos. Alimentos que têm o ingrediente na sua composição, como iogurtes e granolas, devem ser consumidos com moderação.

2. Óleos

Se pensa que é só o óleo vegetal que traz problemas, desengane-se. Se forem demasiado aquecidos, até mesmo os óleos saudáveis, como o de abacate ou o de coco, podem oxidar e atrasar o metabolismo.

3. produtos industrializados

No caso de alimentos industrializados, é importante ter atenção aos rótulos. O excesso de conservantes inflama o organismo, já que as células não sabem o que são esses ingredientes – elas só reconhecem vitaminas, minerais e proteínas. Quanto mais natural for a sua alimentação, melhor.

4. Dormir pouco

Não é só a comida que afeta o metabolismo. Durante o sono, o organismo prodz hormonas essenciais para o emagrecimento. É necessário dormir bem para manter o organismo acelerado.

Relacionados

Mais no portal

Moda

Parfois: 10 malas a menos de 20 euros

Confira algumas das melhores opções para combinar com os seus visuais.

Celebridades

Emily Ratajkowski acusa fotógrafo de a assediar quando tinha 20 anos

Desde que a modelo revelou a história ao mundo, uma outra celebridade diz ter vivido um episódio semelhante com a mesma pessoa.

Lifestyle

Clube do Livro Finanças de A a Z: "A Poupança no Feminino"

No novo episódio da rubrica Finanças de A a Z estreio um espaço mensal onde vou deixar algumas sugestões de livros úteis para a educação financeira de miúdos e graúdos.

Woman washing her hair in shower
Beleza e Saúde

4 motivos pelos quais não devemos lavar o rosto no duche

Dermatologista explica o porquê e ainda deixa algumas dicas.

Lifestyle

Livro da semana: "A Quinta" inspira-se nos sacrifícios que mulheres fazem pelos que mais amam

Um livro de Joanne Ramos, publicado pelas Edições Saída de Emergência.

Beleza e Saúde

Pasta de dentes nas borbulhas: sim ou não?

Será este um mito ou haverá algum fundamento?

Celebridades

Kelly Clarkson diz que o divórcio a apanhou de surpresa

A artista foi casada com Brandon Blackstock durante sete anos.

LONDON, UNITED KINGDOM - NOVEMBER 09: (EMBARGOED FOR PUBLICATION IN UK NEWSPAPERS UNTIL 48 HOURS AFTER CREATE DATE AND TIME) Prince Andrew, Duke of York attends the opening the Francis Crick Institute by Queen Elizabeth II on November 9, 2016 in London, England. The Francis Crick Institute will be a world leading centre of biomedical research. (Photo by Max Mumby/Indigo/Getty Images)
Celebridades

Príncipe André é "viciado em sexo", alega livro

A obra contém testemunhos de várias mulheres que afirmam ter mantido relações com o membro da realeza britânica, através do contacto de Jeffrey Epstein.

Moda

Tezenis lança coleção cápsula inspirada em famosa série da Netflix

Várias peças com um toque de 'nuestros hermanos'.

Moda

Nova marca de moda sustentável chega ao Porto

A aposta é na seda e no tingimento natural.

Inspirações

Alba Batista e a beleza interior: "reflete-se no olhar"

A atriz é a estrela da produção de capa da ACTIVA de setembro.

Beleza e Saúde

Nutrição: 5 mitos que podem estar a arruinar a sua saúde

Saiba como adotar uma dieta mais "descomplicada".