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bymuratdeniz

A celulite não discrimina. Independentemente da fisionomia, estatura, etnia e até do género, deixa sempre o mesmo tipo de marca: ‘furinhos’ e textura de casca de laranja na pele.

Alterações hormonais, flacidez, gordura localizada, retenção de líquidos e má circulação são apenas alguns dos fatores que desencadeiam o problema. Por isso, na hora de combatê-lo, é preciso atacar em várias frentes.

1. Alimentação

Os bons hábitos à mesa são o primeiro passo para quem quer um corpo mais saudável. No que à celulite diz respeito, essa também é a máxima a adotar. Apostar numa alimentação com muitos legumes ricos em potássio, verduras repletas de magnésio, sementes com selénio e frutas diuréticas, entre outros, é o caminho para o sucesso. Porquê? Porque compõem uma dieta antioxidante, que ajuda a eliminar toxinas e a rejuvenescer a pele, O ideal é incluir diariamente pelo menos dois desses ingredientes no prato, sem mergulhá-los em óleo ou salgá-los demasiado – o sal contém sódio, que retém água no organismo e incha as células.

2. Hidratação

Grande parte das toxinas é expulsa do nosso organismo através da urina e do suor. Por dia, eliminamos 1,5 L de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo e a sua saúde ficam comprometidos. Tudo isto, aliado à melhoria na circulação sanguínea, acaba por prevenir o aparecimento de celulite.

3. Intestino saudável

Ao contrário do que se imagina, a função do intestino vai muito além de livrar os nossos corpos dos “lixos”. É lá que acontece a separação do que deve entrar no nosso organismo (nutrientes) e aquilo que deve ser dispensado (restos alimentares e detritos), e o pleno funcionamento desse sistema tem tudo a ver com a celulite: um intestino sempre saudável é um dos passos para manter os furinhos o mais longe possível. E para garantir a saúde do seu, tem de beber muita água e consumir alimentos ricos em fibras.

4. Exercício físico

Não é por nada que o exercício físico é considerado um poderoso aliado na luta contra a celulite: a prática de desporto ajuda a queimar as reservas de gordura e ainda melhora o sistema circulatório, ambos diretamente ligados ao surgimento da ‘casca de laranja’. Por isso, mexer o corpo deve ser um dos passos para exterminar a celulite. Considere fazer atividades aeróbicas, como caminhar, pedalar ou danças, mas não deixe a ginástica localizada e a musculação de lado (conforme a musculatura aumenta, a celulite é atenuada).

5. Cortar os cigarros

Quem fuma perde muitos pontos no combate à celulite. Essa é a conclusão de um estudo sobre a eficácia de cremes anticelulite, apresentado numa das edições do Congresso Brasileiro de Dermatologia. As fumadoras que participaram no trabalho apresentaram uma melhoria muito pequena: depois de 30 dias a aplicar o creme, perderam menos de meio centímetro na circunferência da coxa. Jás as mulheres que não fumavam tiveram ótimos resultdos: 45% delas perderam pelo menos 1 cm nas coxas. E muitas delas saíram-se melhor ainda, sendo que 15% perderam entre 2,5 a 5,5 cm.

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