perfume.jpg

Studio Doros

Será que a durabilidade do cheiro do nosso perfume é diretamente proporcional à quantidade que pulverizamos? “Perfurmarmo-nos sete vezes seguidas não faz com que a fragrância dure mais. Cada perfume tem a sua evolução e durará o que tiver de durar sobre a pele. Mais quantidade não implica maior duração“, explica a fundadora do laboratório olfativo Me Mi Mo Lab, Irati Herrero, em conversa com a Vogue. Daniel Figuero, Embaixador Internacional de Fragrâncias Dior acrescenta ainda que “não há um número de vaporizações recomendado“.

Eis cinco dos principais tópicos que queremos ver esclarecidos, no que toca ao mundo das fragrâncias:

Como eleger perfumes que durem mais?

Irati Herrero relembra que cada perfume implica mudança: “É um prazer desfrutar da sua transformação. Se aceitarmos que tudo muda, seremos capazes de apreciar que o perfume é um prazer do efémero“. Ainda assim, a composição do produto poderá influenciar a sua duração na pele.

Por exemplo, perfumes com notas cítricas durarão menos, já que são mais instáveis. Pelo contrário, perfumes com notas dominantes de madeira ou almíscar tendem a permanecer mais tempo sobre a pele. É também essencial que opte por produtos com maior percentagem de fragrância – isto é, preferir eau de parfum ou extratos, em vez de eau de toilette.

O truque para se perfumar por camadas

Ora, esta é a proposta do especialista da Dior: primeiro, ao tomar banho, opte por um gel com fragrância semelhante à do seu perfume. Depois, hidrate a pele com algum creme perfumado e, por último, pulverize-se com o perfume – todos, com notas semelhantes. “Isto fará com que os mesmos ingredientes, em diferentes ‘veículos’, permaneçam mais tempo. Além disso, o aroma será totalmente coerente“, explica Daniel.

Nunca perfumar sobre a pele húmida (mas sim hidratada)

As fragrâncias dissolvem-se na água que ainda está na pele e, em vez de ficarem nela, é provável que se evaporem“, afirma Figuero, referindo-se ao facto de haver quem defenda que pulverizar perfume logo após o banho, com a pele ainda húmida, faz o cheiro durar mais. Por outro lado, fazê-lo sobre uma pele hidratada é o mais recomendado. Além disso, Herrero deixa uma dica: não esfregue os pulsos ao aplicar perfume. “Isto faz com que a pele dessa zona fique mais quente, acelerando a evaporação das moléculas mais voláteis ou mais delicadas, como as notas florais, fazendo com que a fragrância perca nitidez“, diz.

Quando voltar a aplicar perfume?

Quem nunca cometeu o erro de deixar de sentir o cheiro do próprio perfume e voltar a vaporizar sobre a pele? “Que nós próprios não sintamos o nosso perfume não significa que não cheiremos. Quando o nosso olfato está exposto de forma constante ao mesmo estímulo olfativo, chega um momento em que deixamos de o sentir. Por isso, antes de voltar a pulverizar, o melhor truque é perguntar a alguém se ainda sente o cheiro ou não“, sugere Irati.

Cuidado ao pulverizar na roupa

Colocar um pouco de perfume num lenço ou cachecol pode ser uma boa ideia para a fragrância se difundir melhor. Porém, Figuero alerta para o facto de ser aconselhável que pulverize sobre a roupa a uma distância de 30 ou 40 centímetros, mas sempre com cuidado “porque os ingredientes naturais de muitos perfumes de luxo, que são muito concentrados e podem amarelar a roupa ou ter alguma reação com a luz solar. O ideal é fazê-lo sobre a pele“.

perfume.gif

Relacionados

Lifestyle

Quer ser a próxima grande maquilhadora de Portugal?

A Perfumes & Companhia e a NYX PMU têm um desafio para si!

Activa Brand Studio

Sabia que bastam três passos para criar um creme hidratante personalizado?

Chegou Clinique iD, o primeiro sistema de hidratação personalizado que permite criar o hidratante perfeito para cada tipo de pele e para as suas necessidades. Com 15 combinações únicas, ninguém fica de fora!

Beleza e Saúde

As 8 regras de beleza que a princesa Diana seguia à risca

Desde a maquilhagem ao cabelo, tudo tinha de estar (quase) perfeito.

Mais no portal

Comportamento

As nossas posições sexuais favoritas revelam muito sobre nós

Aquilo de que gostamos entre quatro paredes está intrinsecamente ligado ao tipo de pessoa que somos.

Moda

Estes vestidos da Mango são a cara do verão

Curtos ou longos, de cores mais discretas ou em tons mais arrojados, todos eles condizem na perfeição com a estação quente.

Moda

Os tons naturais e terracota vão dominar neste verão

Este shopping promete fazer as delícias das fãs de uma estética mais minimalista.

Lifestyle

No Spot by Fortaleza do Guincho, há pratos deliciosos e uma vista incrível para o mar

Uma sugestão agradável para aproveitar os dias de calor.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: Estratégias para manter o foco numa perda de peso

São 10 e prometem ajudar a manter aquilo que realmente importa em perspetiva

Beleza e Saúde

Ginásio fechado? Dê a volta à situação com este circuito de treino em casa

Mais um dia, mais um circuito de exercícios preparado por Susana Carromeu, personal trainer do CrossFit Cais.

Beleza e Saúde

"No-Makeup Makeup": Maquilhagem fácil e rápida para o dia-a-dia

Hoje estreia mais uma rubrica em Activa.pt. A Beauty Spot será um espaço destinado a tudo o que diz respeito ao mundo da beleza, com dicas simples e práticas que se adaptam à rotina de cada mulher.

Lifestyle

Fomos conhecer um hotel com selo Clean&Safe e isto é o que temos para lhe contar

O que mudou e o que permanece igual nos hotéis em Portugal? Fomos até Évora para tentar descobrir.

Moda

Eis a blusa capaz de dar um toque de classe a qualquer visual

À venda por quase metade do preço original.

Comportamento

Como ser feliz para sempre em apenas quatro passos

Neste artigo da rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, falo sobre como podemos tomar as rédeas da nossa própria felicidade.

Comportamento

Assisti a "365 dias" e achei o filme muito problemático

Aqui estão os motivos.

Celebridades

As cenas bizarras que estão a intrigar os fãs de "Gossip Girl"

Quem se lembra da série protagonizada por Blake Lively e Leighton Meester?

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel