thinkstockphotos-514687517.jpg

D.R.

1. Gordura essencial

Como o nome indica, precisamos dela para viver. Ela regula a temperatura do corpo, a absorção de vitaminas, a estrutura celular e a produção de uma série de hormonas. Para gozar de uma boa saúde, o nosso corpo necessita de entre 10% e 13% desse tipo de gordura – números abaixo disso causam, entre outras coisas, uma queda drástica nos níveis hormonais (algo muito comum entre atletas profissionais).

2. Gordura branca

Este tipo de gordura está relacionado com aquele pneuzinho chato que teima em sair para fora das calças e tem esse nome devido à sua baixa densidade de mitocôndrias e vasos sanguíneo. A sua principal função é transformar as calorias em células adiposas, enchendo assim os reservatórios de energia do corpo. A sua existência em excesso compromete os mecanismos de saciedade do organismo, porque aumenta a resistência à leptina, a hormona que ajuda a controlar a fome.

3. Gordura Castanha

Ao contrário de sua irmã branca, esse tipo de gordura estimula o corpo a usar energia, queimando calorias para gerar calor. Um estudo realizado pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, descobriu que ambientes frios aumentam a atividade da gordura castanha, fazendo com que ela queime as reservas da branca mais rapidamente.

iStock-969666006.jpg

KittisakJirasittichai

4. Gordura bege

Assim como a gordura castanha, a bege queima calorias para manter a temperatura corporal. A diferença é que a bege origina a partir da branca quando o corpo sofre algum stress, como a prática de atividade física. Isso significa que ela tem o potencial de ser uma arma contra o excesso de peso e a obesidade não só por esvaziar as reservas de energia como por reduzir a quantidade de células adiposas que acumulam calorias em forma de gordura.

5. Gordura subcutânea

Este tipo é aquele que fica localizado diretamente sob a pele. No que à saúde diz respeito, geralmente, a gordura subcutânea não é tão nociva quanto os outros tipos de gordura. Para manter os níveis sob controlo, é necessário praticar exercício físico e consumir menos calorias do que o número que queima durante o dia.

6. Gordura visceral

Trata-se da gordura branca que se deposita entre os órgãos. A sua existência em excesso está associada ao aumento do risco de diabetes, de hipertensão, de colesterol elevado, de enfarte e de AVC. Para combater este inimigo número um da balança e da saúde, além de controlar a ingestão diária de calorias e de apostar em produtos integrais e em gorduras insaturadas, é necessário evitar alimentos processados.

Relacionados

Beleza e Saúde

Glúten 'free', sem lactose, zero gordura: o que há de mito e de verdade nas novas 'tendências' da alimentação

As prateleiras dos supermercados enchem-se de novos produtos e o que é certo é que a forma dos portugueses comerem está a mudar. O que aconteceu à dieta mediterrânea? E qual o valor real de muitas das 'modas' que surgem no que a diz respeito à alimentação? A nutricionista Alexandra Bento responde.

Beleza e Saúde

3 sinais de que está a perder músculo, em vez de gordura

Quer preservar a massa magra? Então repense a sua estratégia de emagrecimento

Beleza e Saúde

Este truque pode evitar que a casca do ovo parta na cozedura

Saiba ainda como conservar este alimento no frio e a única altura em que o deve lavar.

Mais no portal

Moda

Parfois: 10 malas a menos de 20 euros

Confira algumas das melhores opções para combinar com os seus visuais.

Celebridades

Emily Ratajkowski acusa fotógrafo de a assediar quando tinha 20 anos

Desde que a modelo revelou a história ao mundo, uma outra celebridade diz ter vivido um episódio semelhante com a mesma pessoa.

Lifestyle

Clube do Livro Finanças de A a Z: "A Poupança no Feminino"

No novo episódio da rubrica Finanças de A a Z estreio um espaço mensal onde vou deixar algumas sugestões de livros úteis para a educação financeira de miúdos e graúdos.

Woman washing her hair in shower
Beleza e Saúde

4 motivos pelos quais não devemos lavar o rosto no duche

Dermatologista explica o porquê e ainda deixa algumas dicas.

Lifestyle

Livro da semana: "A Quinta" inspira-se nos sacrifícios que mulheres fazem pelos que mais amam

Um livro de Joanne Ramos, publicado pelas Edições Saída de Emergência.

Beleza e Saúde

Pasta de dentes nas borbulhas: sim ou não?

Será este um mito ou haverá algum fundamento?

Celebridades

Kelly Clarkson diz que o divórcio a apanhou de surpresa

A artista foi casada com Brandon Blackstock durante sete anos.

LONDON, UNITED KINGDOM - NOVEMBER 09: (EMBARGOED FOR PUBLICATION IN UK NEWSPAPERS UNTIL 48 HOURS AFTER CREATE DATE AND TIME) Prince Andrew, Duke of York attends the opening the Francis Crick Institute by Queen Elizabeth II on November 9, 2016 in London, England. The Francis Crick Institute will be a world leading centre of biomedical research. (Photo by Max Mumby/Indigo/Getty Images)
Celebridades

Príncipe André é "viciado em sexo", alega livro

A obra contém testemunhos de várias mulheres que afirmam ter mantido relações com o membro da realeza britânica, através do contacto de Jeffrey Epstein.

Moda

Tezenis lança coleção cápsula inspirada em famosa série da Netflix

Várias peças com um toque de 'nuestros hermanos'.

Moda

Nova marca de moda sustentável chega ao Porto

A aposta é na seda e no tingimento natural.

Inspirações

Alba Batista e a beleza interior: "reflete-se no olhar"

A atriz é a estrela da produção de capa da ACTIVA de setembro.

Beleza e Saúde

Nutrição: 5 mitos que podem estar a arruinar a sua saúde

Saiba como adotar uma dieta mais "descomplicada".