thinkstockphotos-514687517.jpg

D.R.

1. Gordura essencial

Como o nome indica, precisamos dela para viver. Ela regula a temperatura do corpo, a absorção de vitaminas, a estrutura celular e a produção de uma série de hormonas. Para gozar de uma boa saúde, o nosso corpo necessita de entre 10% e 13% desse tipo de gordura – números abaixo disso causam, entre outras coisas, uma queda drástica nos níveis hormonais (algo muito comum entre atletas profissionais).

2. Gordura branca

Este tipo de gordura está relacionado com aquele pneuzinho chato que teima em sair para fora das calças e tem esse nome devido à sua baixa densidade de mitocôndrias e vasos sanguíneo. A sua principal função é transformar as calorias em células adiposas, enchendo assim os reservatórios de energia do corpo. A sua existência em excesso compromete os mecanismos de saciedade do organismo, porque aumenta a resistência à leptina, a hormona que ajuda a controlar a fome.

3. Gordura Castanha

Ao contrário de sua irmã branca, esse tipo de gordura estimula o corpo a usar energia, queimando calorias para gerar calor. Um estudo realizado pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, descobriu que ambientes frios aumentam a atividade da gordura castanha, fazendo com que ela queime as reservas da branca mais rapidamente.

iStock-969666006.jpg

KittisakJirasittichai

4. Gordura bege

Assim como a gordura castanha, a bege queima calorias para manter a temperatura corporal. A diferença é que a bege origina a partir da branca quando o corpo sofre algum stress, como a prática de atividade física. Isso significa que ela tem o potencial de ser uma arma contra o excesso de peso e a obesidade não só por esvaziar as reservas de energia como por reduzir a quantidade de células adiposas que acumulam calorias em forma de gordura.

5. Gordura subcutânea

Este tipo é aquele que fica localizado diretamente sob a pele. No que à saúde diz respeito, geralmente, a gordura subcutânea não é tão nociva quanto os outros tipos de gordura. Para manter os níveis sob controlo, é necessário praticar exercício físico e consumir menos calorias do que o número que queima durante o dia.

6. Gordura visceral

Trata-se da gordura branca que se deposita entre os órgãos. A sua existência em excesso está associada ao aumento do risco de diabetes, de hipertensão, de colesterol elevado, de enfarte e de AVC. Para combater este inimigo número um da balança e da saúde, além de controlar a ingestão diária de calorias e de apostar em produtos integrais e em gorduras insaturadas, é necessário evitar alimentos processados.

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Relacionados

Beleza e Saúde

Glúten 'free', sem lactose, zero gordura: o que há de mito e de verdade nas novas 'tendências' da alimentação

As prateleiras dos supermercados enchem-se de novos produtos e o que é certo é que a forma dos portugueses comerem está a mudar. O que aconteceu à dieta mediterrânea? E qual o valor real de muitas das 'modas' que surgem no que a diz respeito à alimentação? A nutricionista Alexandra Bento responde.

Beleza e Saúde

3 sinais de que está a perder músculo, em vez de gordura

Quer preservar a massa magra? Então repense a sua estratégia de emagrecimento

Beleza e Saúde

Este truque pode evitar que a casca do ovo parta na cozedura

Saiba ainda como conservar este alimento no frio e a única altura em que o deve lavar.

Mais no portal

Lifestyle

Passou a #BlackOutTuesday. E agora?

Saiba como pode continuar a fazer a diferença na luta antirracista.

Moda

Estes são os dois truques que me ajudam a encontrar o visual perfeito

Conheçam-nos e vejam os cinco 'looks' que recriei com roupa que tinha em casa.

Moda

Steve Madden e Winnie Harlow juntos numa coleção de fazer perder a cabeça

A marca de acessórios juntou-se à famosa modelo internacional para criar uma coleção de sandálias arrojada e cheia de cor.

Inspirações

Quem é Ella Jones? Conheça a nova presidente da Câmara de uma cidade americana marcada pelo racismo

Ella Jones será a primeira pessoa negra a liderar Ferguson, uma cidade que se tornou símbolo de protestos antirracismo em 2014, após a morte de um jovem de 18 anos pela polícia.

Beleza e Saúde

7 coisas que deve desinfetar em casa para evitar ficar doente

Numa altura em que estamos mais conscientes para a importância de higienizar tudo aquilo em que tocamos e o que nos rodeia, saiba por onde deve começar dentro de casa.

Beleza e Saúde

Médicos explicam os riscos de ir à praia durante a pandemia

Embora possa parecer seguro, esta atividade requer alguns cuidados.

Moda

4 tendências de calçado da Mango que queremos já

Reunimos algumas propostas da marca espanhola para quem já está a preparar o regresso ao trabalho.

Celebridades

Esta celebridade acabou de se assumir bissexual

Após se saber, recentemente, que o namoro que vivia há cerca de três anos tinha chegado ao fim.

Beleza e Saúde

Faça este exercício para melhorar a sua vida sexual

Hilaria Baldwin partilhou a demonstração de um exercício simples, que pode ser feito em qualquer lugar e tem benefícios para a vida sexual.

Moda

O vestido que pode levar ao próximo evento especial custa menos de 16 euros

Simplicidade e elegância: os elementos-chave para arrasar.

Lifestyle

As viseiras divertidas que as crianças não se vão importar de usar

Tem a opção 'Pirata' e 'Unicórnio', entre outras.

Inspirações

Paulo Pascoal: "Temos de deixar de ver os negros como 'os outros'"

Falámos com o ator Paulo Pascoal sobre o significado do assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, e o impacto que este teve (e continua a ter) em todo o mundo.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel