iStock-1124477597.jpg

bymuratdeniz

A maioria das mulheres é bastante honesta em relação às ‘alegrias’ que vêm com o período como, por exemplo, as câimbras, o inchaço e as dores nas mamas. Contudo, há um efeito colateral da menstruação que raramente é discutido em público: o número dois.

Cada caso é um caso, mas é comum que os movimentos intestinais mudem durante aquela altura do mês, sendo que muitas mulheres vão mais ou menos vezes à casa de banho. Mas porquê? Há uma explicação biológica, e as principais culpadas são as hormonas.

De acordo com a revistaHealth’, que consultou o gastrenterologista Ashkan Farhadi, a prisão de ventre pré-menstrual está relacionada com a progesterona, que começa a aumentar no espaço de tempo entre a ovulação e quando a menstruação aparece. A progesterona pode fazer com que os alimentos se movam mais lentamente pelo intestino, deixando-a obstipada no processo.

Quanto à diarreia, os grandes vilões são substâncias semelhantes às hormonas, chamadas prostaglandinas. As células que compõem o revestimento do útero (conhecidas como células endometriais) produzem essas prostaglandinas, que são liberadas quando o revestimento do útero se decompõe mesmo antes e durante o período. Se o corpo produzir muitas prostaglandinas, elas podem chegar ao músculo que reveste os intestinos. Lá, elas podem causar a contração do intestino, tal como acontece com o útero, e expulsar a matéria fecal rapidamente, causando diarreia no processo, Uma curiosidade: as prostaglandinas também são responsáveis pelas câimbras dolorosas que temos todos os meses.

iStock-1139228493.jpg

TBA

Como lidar?

O mais importante é saber o que é normal para si no período menstrual e fazer os possíveis para minimizar quaisquer ‘gatilhos’ adicionais. Por exemplo, se tem diarreia durante a menstruação e sabe que o café a faz ir mais vezes à casa de banho, talvez seja bom reduzir (ou cortar) a cafeína nesta altura do mês. Também pode tomar Imodium no primeiro dia da menstruação, para se antecipar, ou ter um blister sempre na mala, para não ser apanhada desprevenida caso ela ‘ataque’. Se o seu problema é a prisão de ventre, tente consumir mais fibra e água a meio do seu ciclo, quando os níveis de progesterona que provocam a obstipação começarem a aumentar.

Também é boa ideia evitar ‘gatilhos’ dietéticos, como alimentos doces ou salgados, explica a Dra. Alyssa Dweck, ginecologista, ao site da revista Runner’s World.

Relacionados

Beleza e Saúde

Novo estudo revela quantos dias de trabalho "perdemos" graças à menstruação

Os sintomas desta altura do mês podem afetar (e muito) a nossa produtividade.

Beleza e Saúde

5 coisas que pode fazer para que 'aquela altura do mês' seja mais agradável

Se sofre muito com a menstruação, estas sugestões são capazes de ajudar.

Beleza e Saúde

7 sintomas de endometriose que deve conhecer

Uma condição que pode demorar vários anos a ser diagnosticada.

Mais no portal

Beleza e Saúde

Este óleo promete proteger a pele do rosto do frio

Com a chegada do outono, começamos a ter preocupações diferentes com a nossa pele.

Moda

Não vai acreditar no preço deste casaco

Uma solução cheia de estilo para acrescentar aos seus visuais de outono.

Lifestyle

O novo manifesto da Sport Zone é verdadeiramente inspirador

A marca partilha 5 histórias tocantes, nas quais o desporto é uma fonte de motivação diária.

Beleza e Saúde

Nem imagina o que a canábis pode fazer pela sua pele

Uma nova linha a descobrir.

Moda

Conheça os principais motivos para as mulheres não tirarem partido da imagem

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, identifico as razões pelas quais muitas mulheres não se sentem felizes com a aparência e como ultrapassá-las com a ajuda da moda.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: é possível distinguir uma gripe de Covid-19?

Entenda a explicação, segundo um médico virologista.

Beleza e Saúde

Com esta solução, acabaram-se as idas ao cabeleireiro

Testei dois produtos cujos resultados são dignos de profissional. E quem não quer ter um "cabeleireiro" na própria casa?

Beleza e Saúde

10 formas de fortalecer a nossa saúde em menos de um minuto

Confira estas dicas eficazes (e rápidas) que devem fazer parte da sua rotina.

Lifestyle

Falafels de espinafres no forno: de comer e chorar por mais

A nutricionista Rita Pereira partilha esta receita, passo a passo, para uma refeição (ou um snack) vegetariano, saboroso e que só faz bem à saúde.

Celebridades

Emily Ratajkowski acusa fotógrafo de a assediar quando tinha 20 anos

Desde que a modelo revelou a história ao mundo, uma outra celebridade diz ter vivido um episódio semelhante com a mesma pessoa.

Lifestyle

Clube do Livro Finanças de A a Z: "A Poupança no Feminino"

No novo episódio da rubrica Finanças de A a Z estreio um espaço mensal onde vou deixar algumas sugestões de livros úteis para a educação financeira de miúdos e graúdos.

Lifestyle

Livro da semana: "A Quinta" inspira-se nos sacrifícios que mulheres fazem pelos que mais amam

Um livro de Joanne Ramos, publicado pelas Edições Saída de Emergência.