iStock-1124477597.jpg

bymuratdeniz

A maioria das mulheres é bastante honesta em relação às ‘alegrias’ que vêm com o período como, por exemplo, as câimbras, o inchaço e as dores nas mamas. Contudo, há um efeito colateral da menstruação que raramente é discutido em público: o número dois.

Cada caso é um caso, mas é comum que os movimentos intestinais mudem durante aquela altura do mês, sendo que muitas mulheres vão mais ou menos vezes à casa de banho. Mas porquê? Há uma explicação biológica, e as principais culpadas são as hormonas.

De acordo com a revistaHealth’, que consultou o gastrenterologista Ashkan Farhadi, a prisão de ventre pré-menstrual está relacionada com a progesterona, que começa a aumentar no espaço de tempo entre a ovulação e quando a menstruação aparece. A progesterona pode fazer com que os alimentos se movam mais lentamente pelo intestino, deixando-a obstipada no processo.

Quanto à diarreia, os grandes vilões são substâncias semelhantes às hormonas, chamadas prostaglandinas. As células que compõem o revestimento do útero (conhecidas como células endometriais) produzem essas prostaglandinas, que são liberadas quando o revestimento do útero se decompõe mesmo antes e durante o período. Se o corpo produzir muitas prostaglandinas, elas podem chegar ao músculo que reveste os intestinos. Lá, elas podem causar a contração do intestino, tal como acontece com o útero, e expulsar a matéria fecal rapidamente, causando diarreia no processo, Uma curiosidade: as prostaglandinas também são responsáveis pelas câimbras dolorosas que temos todos os meses.

iStock-1139228493.jpg

TBA

Como lidar?

O mais importante é saber o que é normal para si no período menstrual e fazer os possíveis para minimizar quaisquer ‘gatilhos’ adicionais. Por exemplo, se tem diarreia durante a menstruação e sabe que o café a faz ir mais vezes à casa de banho, talvez seja bom reduzir (ou cortar) a cafeína nesta altura do mês. Também pode tomar Imodium no primeiro dia da menstruação, para se antecipar, ou ter um blister sempre na mala, para não ser apanhada desprevenida caso ela ‘ataque’. Se o seu problema é a prisão de ventre, tente consumir mais fibra e água a meio do seu ciclo, quando os níveis de progesterona que provocam a obstipação começarem a aumentar.

Também é boa ideia evitar ‘gatilhos’ dietéticos, como alimentos doces ou salgados, explica a Dra. Alyssa Dweck, ginecologista, ao site da revista Runner’s World.

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Relacionados

Beleza e Saúde

Novo estudo revela quantos dias de trabalho "perdemos" graças à menstruação

Os sintomas desta altura do mês podem afetar (e muito) a nossa produtividade.

Beleza e Saúde

5 coisas que pode fazer para que 'aquela altura do mês' seja mais agradável

Se sofre muito com a menstruação, estas sugestões são capazes de ajudar.

Beleza e Saúde

7 sintomas de endometriose que deve conhecer

Uma condição que pode demorar vários anos a ser diagnosticada.

Mais no portal

Moda

Steve Madden e Winnie Harlow juntos numa coleção de fazer perder a cabeça

A marca de acessórios juntou-se à famosa modelo internacional para criar uma coleção de sandálias arrojada e cheia de cor.

Inspirações

Quem é Ella Jones? Conheça a nova presidente da Câmara de uma cidade americana marcada pelo racismo

Ella Jones será a primeira pessoa negra a liderar Ferguson, uma cidade que se tornou símbolo de protestos antirracismo em 2014, após a morte de um jovem de 18 anos pela polícia.

Beleza e Saúde

7 coisas que deve desinfetar em casa para evitar ficar doente

Numa altura em que estamos mais conscientes para a importância de higienizar tudo aquilo em que tocamos e o que nos rodeia, saiba por onde deve começar dentro de casa.

Beleza e Saúde

Médicos explicam os riscos de ir à praia durante a pandemia

Embora possa parecer seguro, esta atividade requer alguns cuidados.

Celebridades

Cantor de "Dream Street" morre aos 34 anos

Chris Trousdale foi mais uma das vítimas da Covid-19.

Moda

4 tendências de calçado da Mango que queremos já

Reunimos algumas propostas da marca espanhola para quem já está a preparar o regresso ao trabalho.

Celebridades

Esta celebridade acabou de se assumir bissexual

Após se saber, recentemente, que o namoro que vivia há cerca de três anos tinha chegado ao fim.

Beleza e Saúde

Faça este exercício para melhorar a sua vida sexual

Hilaria Baldwin partilhou a demonstração de um exercício simples, que pode ser feito em qualquer lugar e tem benefícios para a vida sexual.

Moda

O vestido que pode levar ao próximo evento especial custa menos de 16 euros

Simplicidade e elegância: os elementos-chave para arrasar.

Lifestyle

As viseiras divertidas que as crianças não se vão importar de usar

Tem a opção 'Pirata' e 'Unicórnio', entre outras.

Inspirações

Paulo Pascoal: "Temos de deixar de ver os negros como 'os outros'"

Falámos com o ator Paulo Pascoal sobre o significado do assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, e o impacto que este teve (e continua a ter) em todo o mundo.

Celebridades

Seth Rogen perdeu a paciência com aqueles que afirmam "todas as vidas importam"

No âmbito do movimento "Black Lives Matter".

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel