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Tero Vesalainen

Talvez pareça inevitável passar uns dias do ano à base de pijama, lenços de papel, remédios e Netflix. Mas é possível reverter este cenário se der mais atenção ao seu sistema imunológico. Quanto melhor ele trabalhar, maiores são as suas hipóteses de o fazer.

Uma das principais funções desta rede de células, tecidos, órgãos e proteínas especiais é defender o organismo contra agressores externos, mas não a única, Também combate inimigos internos, pondo ‘ordem na casa’ e zelando para que o corpo trabalhe em equilíbrio.

Veja, abaixo, seis formas de reforçar a sua imunidade.

1. Manter o cérebro ativo

As atividades intelectuais que exigem planeamento e exercitam a memória aumentam a resistência, determinou uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Ao analisar jogadores de bridge (um jogo de cartas), o grupo concluiu que as partidas mobilizam uma área do cérebro conectada à glândula timo. Localizada um pouco abaixo do pescoço, é a maior responsável pelo nosso arsenal de defesa: dali partem os linfócitos B (produzem anticorpos), e as células T, chamadas de natural killers (assassinos naturais) pelo modo avassalador como atacam agentes infecciosos.

2. Comer bem

Prepare a lista do supermercado: frutas cítricas, malagueta, brócolos, alho, gengibre, espinafre, iogurte com probióticos, canja, frutos do mar e chá-verde aumentam as defesas. Mas, em vez de insistir apenas num ou noutro, siga uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas e sais minerais – basta “pintar” o prato com vegetais verdes, hortaliças e frutas. Além disso, beba mais água e não abuse do fast-food, que é pobre em nutrientes.

3. Fazer mais sexo

Fazer sexo uma ou duas vezes por semana provoca um aumento de 30% nas taxas do anticorpo IgA, diz um estudo da Universidade Wilkes, na Pensilvânia (EUA), que contou com a participação de 112 voluntários. O IgA impede a fixação e a proliferação de vírus, bactérias e outros micro-organismos nas mucosas do intestino, do estômago e da boca – portanto ajuda a barrar gripes e constipações.

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4. Treinar com frequência

De acordo com um estudo levado a cabo pelas universidades britânicas de King’s College London e de Birmingham, a produção das células protetoras declina de 2 a 3% por ano ano a partir da segunda década de vida. O exercício físico aumenta a oxigenação, e todas as células precisam desse combustível, inclusive as imunológicas. O importante é encontrar um equilíbrio: treinar em excesso pode ter o efeito contrário, debilitando o sistema.

5. Cortar o tabaco

Como se não bastasse o mal que faz ao coração e aos pulmões, o tabaco é inimigo do sistema imunológico. Além de prejudicarem a oxigenação e o metabolismo das células, os cigarros comprometem a função das celhas presentes na mucosa respiratória, que estão em constante movimento para impedir a entrada de invasores. Qualquer bactéria que tente instalar-se é “varrida” por elas, mas não no caso de quem fuma.

6. Lavar mais as mãos

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o hábito reduz em 40% o perigo de infecções (gripes, diarreias, conjuntivites, etc.). E só precisamos de água e sabão para higienizar as mãos, que são o principal ‘meio de transporte’ de vírus e bactérias quando há contato com pessoas doentes ou objetos contaminados. E se levadas aos olhos, nariz ou boca, dificilmente o corpo se livra do contágio. A medida é tão decisiva na prevenção que existe um Dia Mundial de Higienização das Mãos, assinalado no mês de maio.

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