iStock-1041785574.jpg

Motortion

A maioria das pessoas só dá valor à qualidade do sono quando passa a perde. A verdade é que nascemos com a capacidade de dormir, mas, com o passar do tempo, muitas pessoas perdem essa habilidade, quer seja por causas clínicas ou por por motivos comportamentais.

Conheça três motivos que atrapalham o seu descanso noturno e aprenda a driblar cada um deles:

1. Ingerir cafeína em excesso

As bebidas estimulantes, como o café, o chá preto e as energéticas, enviam um recado ao corpo, dizendo que ele tem de ficar ‘ligado’ para desempenhar alguma atividade. Logo, se quiser dormir, tem de passar a mensagem correta: a de ‘desligar’. Como não temos um interruptor que faça isso por nós, devemos desacelerar os nossos pensamentos e atividades aproximadamente três horas antes de ir para a cama, diz a revista “Boa Forma”.

Solução: algumas pessoas são mais sensíveis à cafeína e a outros estimulantes, mas, no geral, o recomendado é beber, no máximo, três chávenas pequenas de café por dia, antes das 16h.

2. Ser sedentária

O exercício físico é um remédio natural: dá maior resistência física, diminui a incidência de dor e regula o humor, porque produz endorfinas. Na falta dele, não é só o seu corpo que sofre para se manter na linha: a sua mente também fica agitada, dificultando o relaxamento.

Solução: inicie uma atividade ainda hoje. Que tal subir as escadas do prédio, em vez de apanhar o elevador, ou dar uma caminhada pela sua rua? Viver com um maior equilíbrio físico e mental vai auxiliar o sono. Contudo, é importante avaliar como o seu organismo reage à adrenalina, já que algumas pessoas ficam muito despertas ao realizar exercícios à noite. Se for esse o seu caso, treine de manhãzinha ou até três horas antes de dormir, e aposte em atividades relaxantes no período noturno, como uma massagem, um banho de imersão ou a popular meditação.

3. Ficar colada a ecrãs durante a noite

O telemóvel, a televisão e o computador são aparelhos que acionam o raciocínio e a tomada de decisão, e trazem-nos uma infinidade de informações. Tudo isto é ótimo, mas quando lidamos com eles no período noturno, o nosso organismo tem dificuldades em desacelerar.

Solução: use o quarto para dormir, descansar e ter prazer. O ideal é deixar o telemóvel e o computador de lado pelo menos duas ou três horas antes de ir para a cama. Se isso for muito difícil, escolha uma série, filme ou programa mais tranquilo (nada de suspense) e assista na sala de estar.

Relacionados

Mais no portal

Beleza e Saúde

Esta é a atividade física que nos deixa com mais fome

Estudo concluiu que pessoas que a praticam ingerem mais calorias.

Celebridades

5 celebridades que taparam tatuagens relativas aos "ex"

Quando o amor chegou ao fim, estas caras conhecidas decidiram dar uma nova vida às memórias que tinham pintadas no corpo.

Beleza e Saúde

Coronavírus: Casados há 53 anos, morreram de mãos dadas, no mesmo dia

Falamos de um casal do Texas, de 80 e 79 anos, internados por pouco mais de uma semana.

Celebridades

Atriz portuguesa estreia-se como protagonista em série da Netflix

Após Nuno Lopes dar que falar em "White Lines", voltamos a vez uma cara portuguesa num papel de destaque no serviço de streaming.

Beleza e Saúde

O mundo é um lugar estranho, portanto experimentei fazer Reiki — e acabei em lágrimas

Aqui, a cura faz-se pelas mãos e, mesmo sem toques, é impossível não nos sentirmos tocados por esta experiência libertadora.

Lifestyle

Livro da semana: "Uma Gaiola de Ouro", uma história que é um grito feminista

Um livro de Camilla Läckberg, publicado pela Suma de Letras.

Inspirações

10 inventoras negras que tornaram as nossas vidas bem mais fáceis

Sem o espírito de inovação e de empreendedorismo de cada uma destas mulheres, estas 10 invenções poderiam nunca ter existido.

Lifestyle

Vídeo viral mostra como picar um dente de alho em 10 segundos

Quer a cozinha seja ou não o seu forte, esta técnica promete facilitar o processo.

Lifestyle

4 dicas de poupança financeira para mulheres empreendedoras

No primeiro episódio da rubrica Finanças de A a Z, deixo algumas sugestões para criar um negócio e potenciar o seu crescimento.

Celebridades

Em tempos de pandemia, foi assim que Khloé Kardashian celebrou o aniversário

O evento teve direito a máscaras personalizadas - mas não só.

Celebridades

"Arranjem um quarto" - Olivia Culpo responde à letra a comentário da mãe do namorado

A modelo publicou uma fotografia em que surge a beijar o companheiro e a resposta que deu à sogra já se tornou viral.

Inspirações

Normalizar corpos normais: o movimento que se tornou viral

Pessoas de todo o mundo têm partilhado imagens dos respetivos corpos, de modo a provar que é normal sermos diferentes.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel