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1. Mau hálito

A salivação é uma das primeiras coisas a sofrer alterações quando falta água no organismo. Com a boca mais seca, os ácidos produzidos pelas placas bacterianas na língua fazem questão de deixar a sua marca: o odor desagradável.

2. Confusão mental

O nosso cérebro, como o resto do corpo, precisa de água para funcionar corretamente. “Quando ocorre a desidratação, o nosso sistema nervoso central começa a trabalhar ‘aos tropeços’, causando desorientação e dor de cabeça,”, explica o nutricionista Alan Tiago Scaglione à revista ‘Boa Forma’.

3. Ataques de fome

A água auxilia na sensação de saciedade porque se mistura com as fibras consumidas e forma uma espécie de gel no estômago. Uma vontade desenfreada de comer constantemente – mesmo que se alimente bem durante as refeições e snacks pode significar que falta água no organismo para inflar as fibras e fazer com que se sinta satisfeita.

4. Desgaste da pele

A nossa pele é extremamente sensível e precisa de muita água para se manter hidratada. Se se esquecer de encher (e beber!) a garrafinha durante o dia, não vai demorar muito para que ela perca a elasticidade e fique ressecada.

5. Ausência de transpiração, mesmo com esforço físico

Se notar que não transpira enquanto pratica uma atividade física intensa, pare e vá beber água. “Isso significa que o seu corpo está a poupar o pouco líquido que ainda tem para usá-lo noutras funções. Sem a transpiração para regular a sua temperatura, podem surgir problemas graves, como a taquicardia,” alerta Scaglione.

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D.R.

A solução

Provavelmente já conhece a velha recomendação: beba entre dois a três litros de água por dia. Mas, além disso, também é necessário que esteja atenta aos horários em que o faz.

“O ideal é que aconteça, principalmente, entre as refeições e antes e após a prática de atividades físicas,” explica o doutor Alan Tiago Scaglione. “Mas a água não é a única opção para hidratar o corpo. Também pode apostar nos repositores hidroeletrolíticos, nas frutas e nas hortaliças,” continua. “Para evitar esquecimentos, faça o download de aplicações que enviam notificações durante o dia e avisam que está na hora de beber água ou de consumir algum alimento rico em H2O,” sugere o nutricionista.

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