Há pessoas que o adoram, e pessoas que não vivem sem ele. Certo é que o café está nas bocas do mundo e  pode ajudar alguns a afastar o sono pela manhã, mas também atrapalha os que desejam uma boa noite de sono.

A bebida levanta, desde sempre, discussões acerca dos benefícios e problemas que pode trazer à saúde. Os últimos meses foram um reflexo disso: dois estudos internacionais deram muito que falar. O primeiro defende que tomar até 25 chávenas diárias de café não prejudica em nada a saúde do coração. Já o segundo menciona uma potencial correlação entre o café e a queima de gordura.

A close-up of a woman standing by the window holding a cup of coffee, smelling it. Copy space.

Um trabalho publicado na revista científica “American Journal of Clinical Nutrition”, no início de março, analisou o consumo de café de mais de 8500 participantes. Eles foram divididos em três grupos: os que ingeriam uma chávena por dia, os que não passavam de três, e os que bebiam entre três a 25 (duas pessoas relataram consumir essa quantidade) diariamente. O resultado? A ingestão do café não altera em quase nada a rigidez arterial do organismo — uma condição relacionada com pressão alta, AVC e doenças cardíacas.

É claro que, por ser uma análise recente, ainda são necessárias outras conclusões. Alguns investigadores até criticaram o fato de o artigo se concentrar em apenas uma característica da saúde cardíaca, e não em como a cafeína afeta exatamente o órgão.

O segundo estudo alegrou aqueles que querem diminuir as medidas. Publicado no “Scientific Reports” no final de junho, diz que a bebida é capaz de estimular as reservas de gordura castanha, responsáveis pela queima de calorias e produção de calor. Contudo, é importante ter atenção às quantidades, visto que elas podem afetar outras partes do corpo.

“Neste o momento, a tendência é considerar que o consumo moderado da bebida seja inócuo sobre o risco de problemas cardiovasculares. Não há desvantagens em beber até quatro chávenas pequenas (de 50ml) por dia. Mas quantidades excessivas podem, sim, prejudicar os rins devido à presença de oxalato,” explica a nutricionista Bianca Naves à revista “Boa Forma”.

Isto para não falar no facto de que o café também influencia o desenvolvimento de gastrite, uma vez que pode enfraquecer a mucosa que reveste o estômago, aumentar a sua vulnerabilidade a bactérias e causar irritação.

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