Há pessoas que o adoram, e pessoas que não vivem sem ele. Certo é que o café está nas bocas do mundo e  pode ajudar alguns a afastar o sono pela manhã, mas também atrapalha os que desejam uma boa noite de sono.

A bebida levanta, desde sempre, discussões acerca dos benefícios e problemas que pode trazer à saúde. Os últimos meses foram um reflexo disso: dois estudos internacionais deram muito que falar. O primeiro defende que tomar até 25 chávenas diárias de café não prejudica em nada a saúde do coração. Já o segundo menciona uma potencial correlação entre o café e a queima de gordura.

A close-up of a woman standing by the window holding a cup of coffee, smelling it. Copy space.

Um trabalho publicado na revista científica “American Journal of Clinical Nutrition”, no início de março, analisou o consumo de café de mais de 8500 participantes. Eles foram divididos em três grupos: os que ingeriam uma chávena por dia, os que não passavam de três, e os que bebiam entre três a 25 (duas pessoas relataram consumir essa quantidade) diariamente. O resultado? A ingestão do café não altera em quase nada a rigidez arterial do organismo — uma condição relacionada com pressão alta, AVC e doenças cardíacas.

É claro que, por ser uma análise recente, ainda são necessárias outras conclusões. Alguns investigadores até criticaram o fato de o artigo se concentrar em apenas uma característica da saúde cardíaca, e não em como a cafeína afeta exatamente o órgão.

O segundo estudo alegrou aqueles que querem diminuir as medidas. Publicado no “Scientific Reports” no final de junho, diz que a bebida é capaz de estimular as reservas de gordura castanha, responsáveis pela queima de calorias e produção de calor. Contudo, é importante ter atenção às quantidades, visto que elas podem afetar outras partes do corpo.

“Neste o momento, a tendência é considerar que o consumo moderado da bebida seja inócuo sobre o risco de problemas cardiovasculares. Não há desvantagens em beber até quatro chávenas pequenas (de 50ml) por dia. Mas quantidades excessivas podem, sim, prejudicar os rins devido à presença de oxalato,” explica a nutricionista Bianca Naves à revista “Boa Forma”.

Isto para não falar no facto de que o café também influencia o desenvolvimento de gastrite, uma vez que pode enfraquecer a mucosa que reveste o estômago, aumentar a sua vulnerabilidade a bactérias e causar irritação.

Palavras-chave

Relacionados

Lifestyle

Beber café pode ser o segredo para uma vida mais longa

Esta é uma das principais conclusões de um estudo recente.

Beleza e Saúde

As bebidas que pode pedir na sua cafetaria favorita sem arruinar a dieta

Para quando quiser mimar-se.

Beleza e Saúde

Sinais de que anda a beber demasiado café

A popularidade do café continua a aumentar em Portugal, tal como o número de pessoas que sentem os efeitos secundários do seu consumo excessivo. Aqui ficam alguns sinais subtis de que pode estar a exagerar nas doses.

Mais no portal

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Comportamento

Como lidar com a frustração sexual?

Existem várias causas para a insatisfação com a vida íntima, que pode afetar a qualidade de vida em geral.

Moda

Saiba como fazer uma mala de férias sem complicações

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para escolher os derradeiros essenciais de viagem.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

Celebridades

O interior do frigorífico de Selena Gomez revela muito sobre a cantora

A estrela norte-americana mostrou o que armazena neste eletrodoméstico, bem como no congelador.

Beleza e Saúde

5 produtos de skincare que testei há um ano e agora fazem parte da minha rotina

O mais barato custa menos de 3 euros.

Moda

Criei 5 visuais diferentes com uma peça de roupa que todas temos no roupeiro

Por vezes - e falo por experiência própria -, só precisamos de um pouco de originalidade para não nos cansarmos daquilo que vestimos.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel