A prática regular de exercício físico pode contribuir para a diminuição de sintomas negativos característicos do ciclo menstrual como, por exemplo, as cólicas, dores nos seios, fadiga, alterações de humor e fome excessiva. Esta foi a resposta de 78% das mais de 14 mil mulheres que participaram num inquérito realizado pela FitrWoman (aplicação de monitorizção do ciclo menstrual e de desporto) em parceria com a Universidade de St Mary’s, no Reino Unido.

Com idade média de 40 anos e ativas, as mulheres do Reino Unido, França, Alemanha, Irlanda, Espanha, Estados Unidos e Brasil relataram ter notado uma diminuição dos sintomas com as atividades consideradas moderadas (aquelas que nos deixam ofegantes, mas ainda é possível conversar ao realizá-las). Isto acontece porque o desporto tem uma relação direta com a regulação das hormonas.

“Os benefícios de uma vida ativa incluem não só os efeitos positivos para a respiração, coração e metabolismo, como também a libertação de hormonas e neurotransmissores associados com o bem-estar e os níveis de humor,” explica a ginecologista Bianca Franco, de São Paulo, à revista “Boa Forma”.

Entre eles, a médica cita a dopamina, relacionada ao controlo do humor, a adrenalina, a serotonina, muito ligada à sensação de felicidade, e insulina, que gera saciedade ao cérebro. Se a vida ativa for associada a uma alimentação equilibrada, então, os resultados são ainda melhores ainda.

TPM, menstruação e treino

Mas calma. Mesmo com todos os hábitos saudáveis, não é incomum ficar mais cansada, desanimada e com cólicas durante algum período do seu ciclo menstrual. Quase todas (88%) as mulheres que responderam ao inquérito sentem o mesmo — 69% delas já tiveram que mudar o treino por causa disso. As “culpadas” são duas hormonas sexuais femininas: o estrogénio e a progesterona, que são os controladores do nosso ciclo menstrual e variam as suas concentrações no organismo durante o mês.

“No início do ciclo, os níveis hormonais são baixos e o desempenho físico costuma ser pior. Após a ovulação, a concentração de progesterona é alta, mas a de estrogénio é baixa, causando fadiga, irritabilidade, dores de cabeça retenção de líquidos e outros sintomas,” explica a Dra. Franco.

O período após a menstruação é aquele em que o estrogénio atinge o seu pico e, por conseguinte, é uma altura em que costumamos ter mais resistência e sentir mais ânimo.

Então, o que fazer quando está “naqueles dias”? O segredo é respeitar os limites do seu corpo. Isso não quer dizer que tem de fugir do ginásio; basta fazer alguns ajustes ao treino, que variam de pessoa para pessoa.

Palavras-chave

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Relacionados

Mais no portal

Lifestyle

Passou a #BlackOutTuesday. E agora?

Saiba como pode continuar a fazer a diferença na luta antirracista.

Moda

Estes são os dois truques que me ajudam a encontrar o visual perfeito

Conheçam-nos e vejam os cinco 'looks' que recriei com roupa que tinha em casa.

Moda

Steve Madden e Winnie Harlow juntos numa coleção de fazer perder a cabeça

A marca de acessórios juntou-se à famosa modelo internacional para criar uma coleção de sandálias arrojada e cheia de cor.

Inspirações

Quem é Ella Jones? Conheça a nova presidente da Câmara de uma cidade americana marcada pelo racismo

Ella Jones será a primeira pessoa negra a liderar Ferguson, uma cidade que se tornou símbolo de protestos antirracismo em 2014, após a morte de um jovem de 18 anos pela polícia.

Beleza e Saúde

7 coisas que deve desinfetar em casa para evitar ficar doente

Numa altura em que estamos mais conscientes para a importância de higienizar tudo aquilo em que tocamos e o que nos rodeia, saiba por onde deve começar dentro de casa.

Beleza e Saúde

Médicos explicam os riscos de ir à praia durante a pandemia

Embora possa parecer seguro, esta atividade requer alguns cuidados.

Moda

4 tendências de calçado da Mango que queremos já

Reunimos algumas propostas da marca espanhola para quem já está a preparar o regresso ao trabalho.

Celebridades

Esta celebridade acabou de se assumir bissexual

Após se saber, recentemente, que o namoro que vivia há cerca de três anos tinha chegado ao fim.

Beleza e Saúde

Faça este exercício para melhorar a sua vida sexual

Hilaria Baldwin partilhou a demonstração de um exercício simples, que pode ser feito em qualquer lugar e tem benefícios para a vida sexual.

Moda

O vestido que pode levar ao próximo evento especial custa menos de 16 euros

Simplicidade e elegância: os elementos-chave para arrasar.

Lifestyle

As viseiras divertidas que as crianças não se vão importar de usar

Tem a opção 'Pirata' e 'Unicórnio', entre outras.

Inspirações

Paulo Pascoal: "Temos de deixar de ver os negros como 'os outros'"

Falámos com o ator Paulo Pascoal sobre o significado do assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, e o impacto que este teve (e continua a ter) em todo o mundo.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel