A prática regular de exercício físico pode contribuir para a diminuição de sintomas negativos característicos do ciclo menstrual como, por exemplo, as cólicas, dores nos seios, fadiga, alterações de humor e fome excessiva. Esta foi a resposta de 78% das mais de 14 mil mulheres que participaram num inquérito realizado pela FitrWoman (aplicação de monitorizção do ciclo menstrual e de desporto) em parceria com a Universidade de St Mary’s, no Reino Unido.

Com idade média de 40 anos e ativas, as mulheres do Reino Unido, França, Alemanha, Irlanda, Espanha, Estados Unidos e Brasil relataram ter notado uma diminuição dos sintomas com as atividades consideradas moderadas (aquelas que nos deixam ofegantes, mas ainda é possível conversar ao realizá-las). Isto acontece porque o desporto tem uma relação direta com a regulação das hormonas.

“Os benefícios de uma vida ativa incluem não só os efeitos positivos para a respiração, coração e metabolismo, como também a libertação de hormonas e neurotransmissores associados com o bem-estar e os níveis de humor,” explica a ginecologista Bianca Franco, de São Paulo, à revista “Boa Forma”.

Entre eles, a médica cita a dopamina, relacionada ao controlo do humor, a adrenalina, a serotonina, muito ligada à sensação de felicidade, e insulina, que gera saciedade ao cérebro. Se a vida ativa for associada a uma alimentação equilibrada, então, os resultados são ainda melhores ainda.

TPM, menstruação e treino

Mas calma. Mesmo com todos os hábitos saudáveis, não é incomum ficar mais cansada, desanimada e com cólicas durante algum período do seu ciclo menstrual. Quase todas (88%) as mulheres que responderam ao inquérito sentem o mesmo — 69% delas já tiveram que mudar o treino por causa disso. As “culpadas” são duas hormonas sexuais femininas: o estrogénio e a progesterona, que são os controladores do nosso ciclo menstrual e variam as suas concentrações no organismo durante o mês.

“No início do ciclo, os níveis hormonais são baixos e o desempenho físico costuma ser pior. Após a ovulação, a concentração de progesterona é alta, mas a de estrogénio é baixa, causando fadiga, irritabilidade, dores de cabeça retenção de líquidos e outros sintomas,” explica a Dra. Franco.

O período após a menstruação é aquele em que o estrogénio atinge o seu pico e, por conseguinte, é uma altura em que costumamos ter mais resistência e sentir mais ânimo.

Então, o que fazer quando está “naqueles dias”? O segredo é respeitar os limites do seu corpo. Isso não quer dizer que tem de fugir do ginásio; basta fazer alguns ajustes ao treino, que variam de pessoa para pessoa.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: Como comer de forma saudável fora de casa

Momentos esporádicos de diversão com família e amigos são desejávei...

Beleza e Saúde

6 maneiras simples de cortar calorias durante o dia

Pequenas mudanças na forma de comer e cozinhar vão diminuir a sua i...

Moda

Tezenis x Mr. Wonderful: é impossível resistir a estes pijamas!

Diversão e originalidade são as palavras de ordem nesta colaboração.

Celebridades

People's Choice Awards: Kim e Kourtney Kardashian protagonizam momento constrangedor na red carpet

Nas redes sociais, os fãs acusaram Kim de querer protagonismo.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: como incluir as casatanhas na alimentação?

Hoje é dia de São Martinho!

Comportamento

Crianças e higiene: 7 ideias para colocar em prática

Uma para cada dia da semana.

Beleza e Saúde

Atenção, fãs de Madonna: estes kits são perfeitos para recriar as maquilhagens da cantora

Trata-se de uma colaboração exclusiva com a Too Faced.

Moda

Vestidos de noiva: Inspiração anos 40 para as propostas de Gio Rodrigues

Um universo inspirado no filme 'Casablanca' dos anos 40.

Moda

Conheça as 30 peças da irreverente coleção de Luís Borges

Esta é uma marca de roupa e acessórios definida como cool, sport, c...

Beleza e Saúde

5 coisas que as mulheres devem saber sobre a saúde do coração

Cuidar da saúde do corpo e da mente é muito importante para manter ...

Tous
Moda

Joias: escolha a sua letra e crie o seu estilo

Beleza e Saúde

O truque de Meghan para combater os sinais do passar do tempo

"Por mais tonto que possa parecer, juro que funciona."