1. Não coma em frente à TV

Jantar em frente à televisão desvia a sua atenção das porções ingeridas. O hábito também distrai o cérebro e, sem registar que comeu o suficiente, a sensação de fome vai aparecer brevemente. Além disso, quanto mais envolvente for a programação, pior. Um estudo publicado na revista científica “JAMA Internal Medicine” concluiu que as pessoas que viam filmes de ação comiam mais calorias do que aquelas que acompanhavam um programa de entrevistas.

2. Prepare as suas refeições

Além de proporcionar uma refeição mais saudável, preparar a sua própria comida, em vez de comer fora, também ajuda a controlar o peso. Um estudo de 2015, publicado na revista científica “Public Health Nutrition”, mostrou que as pessoas que cozinhavam seis ou sete noites na semana consumiam cerca de menos 150 calorias por dia do que aquelas que punham o hábito em prática apenas num dia ou menos.

3. Mantenha a cozinha organizada

Num estudo de 2018, publicadona revista científica “Environment and Behavior”, investigadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, avaliaram dois grupos de mulheres colocadas no mesmo ambiente durante 10 minutos, mas em situações diferentes: num momento, ele estava limpo e organizado; no outro, completamente desorganizado. As participantes do segundo grupo comeram duas vezes mais bolachas e ingeriram, em média, 53 calorias a mais.

4. Peça comida antes de sentir fome

Se é fã de aplicações de entrega de comida, saiba que quando encomendar é tão importante quanto o que comer. Um estudo publicado na revista científica “Journal of Marketing Research” diz que quem faz pedidos pelo menos uma hora antes de comer tende a escolher itens com menos calorias, ao contrário do que acontece com aqueles que encomendam na hora da refeição. De acordo com os autores, esperar até sentir fome para escolher o menu aumenta as hipóteses de cometer excessos.

5. Aposte nas proteínas

Ingerir refeições e snacks ricos em proteínas – macronutriente encontrado nas castanhas, sementes, carne, soja e laticínios – pode controlar a sensação de fome durante a tarde. Além disso, uma revisão de estudos publicada na revista científica “Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics” chegou à conclusão de que os pratos ricos em proteína têm um efeito maior na sensação de saciedade, especialmente quando comparados aos que contêm uma pequena porção do nutriente.

6. Beba chá e café puros

Um estudo recente, publicado na revista científica “Public Health”, concluiu o seguinte: aqueles que bebem café puro consomem certa de menos 69 calorias por dia do que aqueles que acrescentam açúcar e outros extras na chávena. Para quem gosta de chá, dizer não a acompanhamentos como, por exemplo, o leite, poupa a ingestão de 43 calorias diárias.

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