Se costuma ser a amiga que não sai de casa no dia seguinte a uma noite de copos, saiba que não está sozinha. Para uns, é como se nada se tivesse passado, enquanto que, para outros, a sanita torna-se uma grande amiga. Mas, afinal porque é que os sintomas diferem tanto de pessoa para pessoa e como podemos melhorá-los (ou evitá-los)? Vamos pôr alguns pontos nos i’s.

Porque temos ressacas?

O grande culpado das ressacas é a desidratação: “O álcool é diurético, o que significa que ajuda o corpo a eliminar fluidos. Quando temos uma ressaca severa, por norma, estamos altamente desidratados e o corpo não se consegue livrar dos subprodutos da metabolização do álcool, os metabólitos. E estes causam irritação“, revelou o médico Brandon Browne, à HealthDay.

Além da desidratação, a ingestão excessiva de álcool irrita as paredes do estômago, relaxa os músculos do esófago – o refluxo é-lhe familiar? -, tem um efeito negativo nas células cerebrais, podendo levar a falta de coordenação dos movimentos, lentidão de resposta e tonturas, e ainda diminui o nível de açúcar no sangue, contribuindo para a sensação de fraqueza.

Porque é que ficamos pior que os nossos amigos, bebendo o mesmo?

Se acorda cheio de náuseas, dores de cabeça, fatiga, ou até vómitos, e os seus amigos parecem estar prontos para outra, saiba que há uma explicação (ou mais). Em primeiro lugar, a genética pode ter um papel importante, já que há, de facto, pessoas com maior tendência que outras a recuperar mais lentamente de uma grande ingestão de álcool. Tudo porque reagem de forma diferente ao químico etanal.

A composição corporal também pode ser culpada, bem como o metabolismo, já que, quando é mais rápido, normalmente conduz a uma metabolização mais rápida do álcool e subprodutos. Mas há mais: um estudo americano descobriu que os micróbios intestinais podem ter (e muito) a ver com a forma como nos sentimos no dia seguinte a uma embriaguez.

Neste, foi dado um copo de vodka a 25 voluntários saudáveis que não bebiam regularmente. As respostas foram várias: aqueles que tiveram sintomas mais severos e alterações nos testes sanguíneos registaram maiores níveis de toxinas oriundas das paredes das células dos micróbios intestinais, resultado da inflamação produzida pelo álcool.

Ou seja, a ingestão de álcool produziu um grande aumento das espécies de micróbios pro-inflamação, estimulando o sistema imunitário, como se este estivesse sob ataque. O resultado? Um mau-estar geral e todos os sintomas típicos de uma ressaca que não se deseja a ninguém.

Testes realizados em ratos mostraram também que aqueles que eram alimentados com dietas ricas em fibra, bem como com probióticos (encontrados no iogurte ou queijo), não mostravam consequências negativas óbvias nos fígados. Até as gorduras saturadas mostraram prevenir os efeitos negativos do álcool nos micróbios. Portanto, já sabe: o queijo e alimentos ricos em fibra podem ser boas opções antes de beber.

Como evitá-la?

O truque óbvio é prevenir a desidratação extrema. Intercalar a bebida alcoólica com um copo de água pode fazer milagres. Além disso, o que come (e quanto come) são fatores importantes. Aposte em alimentos ricos em fibra e probióticos, como referido acima. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde britânico, evitar bebidas de tom mais escuro também ajuda, já que estas contêm “químicos naturais chamados , que irritam os vasos sanguíneos e os tecidos cerebrais, podendo tornar uma ressaca pior“.

Dormir o suficiente também ajuda a que os sintomas não sejam tão agressivos, bem como tomar um pequeno-almoço rico em açúcar. Curiosamente, os pickles também são uma boa opção – durante a noite e no dia seguinte – já que os sucos do alimento são cheios de sais, açúcares, água e vinagre, que ajudaraão a equilibrar os eletrólitos.

Uma outra forma para evitar os sintomas agressivos de uma noite em cheio podem ser os medicamentos já elaborados, precisamente, para o efeito. Basta informar-se com o seu médico ou numa farmácia.

Sabia que…

Um recente estudo da University of Salford revelou que, caso esteja habituado a ter ressacas severas, a ansiedade que sente quando se aproxima uma noite de copos pode, na realidade, piorar os sintomas? “Esta descoberta alerta para a importância de aqueles que costumam sofrer de ressacas desenvolverem estratégias cognitivas para melhor lidar com a ansiedade“, ressalvou o investigador principal, Sam Royle.

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