Com a chegada do último mês do ano começam também a aparecer os primeiros convites para as festas. Depois de escolher o outfit e de decidir se a maquilhagem vai ser mais arrojada, mais simples e neutra ou mais clássica, está na altura de escolher qual o penteado ideal para completar o conjunto na perfeição.
 
Para ajudar na escolha, o hairstylist Edilson Soares, responsável pelo Unique Hair & Body Clinic, que completou este verão o seu 13.º aniversário, sugere alguns penteados de acordo com as maiores tendências da highstreet e do streetstyle para que dê as boas-vindas ao novo ano com um look inesquecível.
 
Além disso, o hairstylist deixa ainda algumas dicas para que consiga criar o penteado perfeito sem danificar o seu cabelo, e o que deve fazer para o manter cuidado nestes meses mais frios onde, naturalmente, os fios estão mais expostos a algumas agressões. Tome note destes looks e escolha aquele que melhor encaixa no seu estilo!
 
ACESSÓRIOS
 
Se houve tendência que marcou o streetstyle — e até alguns dos maiores desfiles das semanas da moda internacionais — em 2019 foram certamente os ganchos de cabelo e os acessórios. Encontra-os de todas as formas e tamanhos, mas no Ano Novo querem-se looks arrojados, por isso, aposte num conjunto de vários ganchos com brilhantes, que pode utilizar para prender todo o cabelo de um lado, fazendo um risco mais evidenciado do outro.
 
Dica do especialista: “Não deve fazer nenhum apanhado, ou prender os fios de cabelo quanto este não estiver bem seco, para evitar danos na fibra. Prefira também acessórios que não façam muita pressão nos fios.”
RABO DE CAVALO BAIXO
 
É uma das maiores tendências deste inverno e muito simples de fazer. Basta apenas pentear um pouco do cabelo no sentido oposto na zona da raiz, de maneira a dar algum volume — a técnica à qual os especialistas dão o nome de teasing —, aplicar um pouco de laca, idealmente uma que não deixe o cabelo marcado, e pentear sem desfazer o volume.
 
Depois, basta juntar todo o cabelo e apanhar num rabo de cavalo baixo, deixando algumas mechas de fora na parte da frente, para emoldurar o rosto. “Se quiser, pode fazer umas ondas para conferir alguma textura extra.” sugere o especialista.
SEMI-APANHADO COM BEACH WAVES
 
Lembra-se das beach waves que a água salgada fazia naturalmente no seu cabelo? Está na altura de recriá-las para dar um ar descontraído, mas sofisticado, ao seu look de Passagem de Ano. Só precisa de um ferro modelador de cabelo ou de um ferro de alisar para criar as ondas. “Sempre que usar uma ferramenta de calor no cabelo, não se esqueça de passar um protetor térmico para não danificar os fios”, relembra o hairstylist Edilson Soares.
 
Depois de criar as ondas, faça um semi apanhado no cabelo e prenda com um elástico. Se não quiser que fique visível, pode sempre enrolar uma mecha de cabelo à volta e prender com um gancho.
 
Dica do especialista: “Um spray texturizante pode ajudar a conseguir um efeito ainda mais ondulado e messy, mas elegante ao mesmo tempo. Utilize-o para finalizar o penteado para conceder algum movimento e também uma fixação extra”, sugere o responsável pelo Unique Hair & Body Clinic.
BUN
 
Pode ser usado com um look mais descontraído, para uma reunião ou até para uma festa como a de Passagem de Ano. O bun é daqueles penteados transversais, que não tem grande dificuldade em conseguir, mas se quiser um aspeto mais sleek e cuidado, há que lhe dedicar algum tempo.
 
Comece por apanhar todo o cabelo para trás, num rabo de cabelo baixo, deixando a parte da frente bem penteada e sem cabelos à vista. “Pode colocar um pouco de laca na escova quando estiver a pentear, para dar alguma fixação”, sugere Edilson Soares. Depois, pode fazer um pouco de teasing para dar algum volume ao cabelo, enrolar sobre si e prender com ganchos do tom do cabelo por dentro, para que fiquem impercetíveis. No final, não se esqueça de fixar com uma laca. Garanta que utiliza este produto afastado a cerca de 15 cm do cabelo.
 
Dica do especialista: “Para que o cabelo se mantenha bonito e saudável com todo o styling e agressões externas que enfrenta durante os meses mais frios — ferramentas de calor, secador, mudanças de temperatura e vento são algumas delas — utilize um bom champô e condicionador nutritivos, rico em proteína, e um óleo adequado ao seu tipo de cabelo, que o vão manter saudável e bonito e dar um aspeto ainda mais brilhante aos penteados. É importante, ainda, que não se esqueça de fazer uma máscara de hidratação uma vez por semana.”, garante o hairstylist.

Palavras-chave

Já nas bancas!

Assine a ACTIVA e receba dois coffrets da Rituals Assine já

Mais no portal

ASSINE 1 ANO (12 edições) POR 30€ E RECEBA 30€ EM OFERTAS

Assine Já!