Um “orgasmo de pele”: eis como Ainsley Hawthorn, especialista em estudos sensoriais, caracteriza o fenómeno frisson, isto é, os arrepios ou formigueiros que sentimos no corpo quando ouvimos uma música que nos emociona ou uma história impressionante. Mas não se fica por aí. Hawthorn decidiu investigar o modo como as personalidades das pessoas que os sentem são diferentes daquelas que nunca tiveram esta sensação.

Ora, comecemos por analisar aquilo que acontece no nosso corpo quando temos um “orgasmo de pele”. De acordo com as experiências de vários cientistas, dá-se um aumento do ritmo cardíaco e da atividade cerebral nos centros de recompensa, também associados ao prazer sexual ou alimentar, libertando dopamina. Ou seja, o nosso organismo reage de forma semelhante quando temos um orgasmo deste tipo e quando desempenhamos atividades básicas de sobrevivência.

Mas, afinal, o que diz sobre a nossa personalidade? Investigadores de Harvard analisaram os cérebros de 10 pessoas que costumavam experienciar o frisson de forma intensa com o de outras 10 que nunca tinham tido tal sensação. Os resultados mostraram que o primeiro grupo tinha um muito maior volume de conexões entre o córtex auditivo, onde se processa o som, e as áreas do cérebro responsáveis pela recompensa e emoções.

Além disto, descobriu-se que as pessoas que sentem os “orgasmos de pele” partilham um traço de personalidade: abertura à experiência. Segundo o psicólogo Mitchell Colver, “as pessoas que possuem este traço têm imaginação muito ativa, apreciam a beleza e a natureza, procuram novas experiências, refletem sobre os próprios sentimentos e gostam da diversidade“.

Por fim, o referido especialista sugere que o frisson não tem tanto a ver com a profundidade da emoção da pessoa num determinado momento, mas sim com o quão “imersos” estão em alguma experiência artística. No fundo, quanto mais concentrados estivermos na experiência, mais hipóteses teremos de ver o nosso corpo reagir à mesma através da famosa pele de galinha.

Palavras-chave

Mais no portal

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Comportamento

Como lidar com a frustração sexual?

Existem várias causas para a insatisfação com a vida íntima, que pode afetar a qualidade de vida em geral.

Moda

Saiba como fazer uma mala de férias sem complicações

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para escolher os derradeiros essenciais de viagem.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

Celebridades

O interior do frigorífico de Selena Gomez revela muito sobre a cantora

A estrela norte-americana mostrou o que armazena neste eletrodoméstico, bem como no congelador.

Beleza e Saúde

5 produtos de skincare que testei há um ano e agora fazem parte da minha rotina

O mais barato custa menos de 3 euros.

Moda

Criei 5 visuais diferentes com uma peça de roupa que todas temos no roupeiro

Por vezes - e falo por experiência própria -, só precisamos de um pouco de originalidade para não nos cansarmos daquilo que vestimos.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel