É oficial. Nesta quarta-feira, 11 de março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o novo coronavírus como uma pandemia.

De acordo com a entidade, o termo descreve a “propagação global de uma nova doença”, que é, de facto, o que tem vindo a acontecer. A decisão surgiu duas semanas depois de o vírus chegar a todos os continentes – o número de contágios já ultrapassou os 118 mil casos, sendo que 2.291 foram fatais, em 114 países. 

A definição genérica ganha contornos específicos no caso de pandemias que são derivadas de gripes, como é o caso do Covid-19, sendo que o seu grau de seriedade é maior, porque, sublinha a OMS, “a maior parte das pessoas não tem imunidade” em relação a estes novos vírus. 

Dito isto, são muitas as questões que se colocam sobre os ambientes mais propícios para a propagação do vírus. Num mundo cada vez mais globalizado, em que cada vez mais pessoas cruzam oceanos e continentes por diversos motivos, meios de transporte como os aviões são recorrentemente utilizados por adultos, crianças e jovens.

Com isto em mente, tentámos perceber que medidas preventivas estão a ser tomadas por três companhias aéreas no sentido de proteger clientes e funcionários.

Confira, abaixo.

A TAP disponibiliza todo um conjunto de recomendações para os seus passageiros, assim como algumas indicações sobre as medidas adotadas no interior das aeronaves, numa altura em que o número de diagnósticos por Covid-19 tende a aumentar.

Para prevenir contaminações, a companhia aérea portuguesa efetua limpezas rigorosas nos aviões e espaços de trabalho, “implementando procedimentos adicionais de limpeza e desinfeção específicos para o coronavírus”. Estas são realizadas com “produtos biocidas homologados”, conforme indicações da Direção Geral da Saúde (DGS).

Acresce às medidas extraordinárias de limpeza o facto de os sistemas de filtragem das aeronaves renovarem o ar da cabine frequentemnete, a cada 3 minutos. Os filtros HEPA são semelhantes aos existentes em blocos operatórios, extraindo 99,9% dos vírus. Em permanente contacto com unidades de saúde, as tripulações da companhia, receberam formação extraordinária para estarem aptos e atentos, de modo a atuarem durante e depois dos voos, cumprindo assim todos os requisitos de higiene e segurança.

As companhias IBERIA e Azul não disponibilizam qualquer informação sobre os planos de contingência ou medidas excecionais adotadas para controlar o vírus.

A crise económica provocada pelo Covid-19 levou a que algumas companhias, como é o caso da brasileira Azul, comunicassem somente o reembolso de viagens, a redução de salários e a existência de licenças sem vencimento para os trabalhadores. A TAP também já avançou que vai recorrer ao sistema de licenças sem vencimento para combater a crise provocada pela pandemia. 

Palavras-chave

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Relacionados

Beleza e Saúde

Como explicar o Coronavirus às crianças?

A Yoopies criou um guia infantil para ajudar pais e educadores a falarem sobre o assunto com os mais novos.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: cuidados a ter com o Coronavírus

A enfermeira Céline Machado explica.

Beleza e Saúde

Morreu o médico que foi silenciado pela polícia após alertar para o surgimento do coronavírus

O oftalmologista foi contagiado por um doente.

Mais no portal

Inspirações

Paulo Pascoal: "Temos de deixar de ver os negros como 'os outros'"

Falámos com o ator Paulo Pascoal sobre o significado do assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, e o impacto que este teve (e continua a ter) em todo o mundo.

Lifestyle

Diz quem sabe: este caso real prova que é possível poupar no crédito habitação

Saiba como, através destas dicas.

Celebridades

Foi revelada a causa da morte de Gregory Tyree Boyce e da namorada

O ator de "Crepúsculo" e a companheira foram encontrados em casa, sem vida, no passado mês de maio.

Celebridades

Meghan reflete sobre as suas experiências com o racismo em vídeo de 2012

Num vídeo viral que ressurgiu online, Meghan, que é fruto de uma relação inter-racial, entra em detalhes sobre como o racismo a afetou pessoalmente.

Celebridades

Atores de "Glee" acusam Lea Michele de racismo durante as gravações

As denúncias são bastante explícitas e algo chocantes.

Beleza e Saúde

Maquilhadora de Kendall Jenner revela os segredos de beleza da modelo

Numa entrevista recente, Mary Phillips ensinou a recriar os momentos de beleza de uma das suas clientes mais famosas, Kendall Jenner.

Comportamento

Diz quem sabe: Vai ficar tudo bem no regresso à escola

Os conselhos de parental coach Carolina Vale Quaresma para esta nova fase.

Beleza e Saúde

Os 5 principais erros cometidos na utilização da máscara de proteção

Veja se está a fazer um uso correto deste produto que se tornou tão importante nas nossas vidas devido à atual pandemia.

Beleza e Saúde

Dois ingredientes, um tratamento incrível para a celulite e a retenção de líquidos

Está é daquelas dicas que vocês vão amar. Quer tenham retenção de líquidos ou celulite, esqueçam. Já foi!

Beleza e Saúde

Os 5 passos que todas as pessoas com pés bonitos seguem

Siga estas dicas e prepare as sandálias e os chinelos!

Lifestyle

Dia de Portugal assinalado com Maratona de Leitura d'Os Lusíadas

Uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II que pode ser assistida online.

Comportamento

Teletrabalho: saiba quantos colaboradores admitem ver conteúdos para adulto nos computadores profissionais

Uma análise à mudança de comportamentos e à dificuldade de separar a vida pessoal da laboral.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel