Botões de elevadores, corrimões, puxadores… é impossível evitar superfícies infestadas com germes no nosso dia-a-dia, daí a importância de lavar as mãos de forma minuciosa e com regularidade.

Embora não haja uma maneira de garantir que as superfícies públicas são higienizadas rotineiramente, existe uma que está sempre em contacto com as suas mãos e com o seu rosto, e sobre a qual tem controlo: o seu telemóvel.

Quão sujo pode estar um smartphone? 

De acordo com um estudo de 2017, publicado na revista científica “Germs”, que analisou 27 aparelhos pertencentes a adolescentes, os ecrãs abrigavam vírus e bactérias, incluindo E. coli, Staphylococcus aureus  Streptococcus, entre outros.

É importante sublinhar que os telemóveis não são os principais culpados da disseminação de doenças, mas alguns vírus podem ficar em superfícies inanimadas durante mais tempo do que se pensa. 

“A maioria dos vírus da gripe pode sobreviver desde algumas horas até 9 dias, dependendo da temperatura e humidade relativa,” explica o Dr. Charles Gerba, professor de epidemiologia e bioestatística no departamento de Ciência Ambiental da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, ao site “Good Housekeeping”. “Contudo, os não vírus podem sobreviver nas superfícies até durante quatro semanas. 

E no caso do coronavírus?

Não se sabe com exatidão quanto tempo o novo coronavírus sobrevive em cada tipo de superfície, mas estudos realizados com outros organismos da mesma família — como o Sars-CoV e o Mers-CoV — dão pistas sobre o seu comportamento no ecrã de um telemóvel, por exemplo.

Um documento publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2003 sugere que o Sars-CoV sobrevive cerca de 96 horas (4 dias) no vidro — justamente, um dos materiais mais presentes nos smartphones. A estimativa é corroborada por um estudo mais recente, da autoria de investigadores alemães, publicado em janeiro passado no “Journal of Hospital Infection”.

A investigação analisou os resultados de outros 22 trabalhos científicos e avaliou a resistência do coronavírus em materiais como o vidro, o plástico e o alumínio, entre outros. O resultado? Em alguns casos, nomeadamente em metal, PVC, papel e cerâmica (azulejos, tijoleiras), pode sobreviver até durante 5 dias.

Plano de ação

Dito isto, Carolyn Forte, a diretora do Good Housekeeping Institute Cleaning Lab, diz que desinfetar o telemóvel pode reduzir o risco de contacto com germes, especialmente durante a temporada da gripe, mas a prática não deve tirar-lhe o sono. 

No que diz respeito a limpar o aparelho, o primeiro passo deve ser não usar os mesmos produtos adstringentes que usa para limpar superfícies de plástico e de vidro noutras partes da sua casa, como a lixívia pura, produtos de limpeza de metais ou produtos de limpeza específicos para casas de banho.

“Nunca pulverize nada diretamente no telemóvel e evite saturá-lo com produto, uma vez que não quer que ele fique molhado,” aconselha Forte, acrescentando que também devemos evitar produtos abrasivos.

Similarmente, a Apple adverte os clientes de que os materiais pesados de limpeza comercial podem danificar os revestimentos resistentes às impressões digitais nos ecrãs e, possivelmente, riscar as frentes de vidro, enquanto a Samsung divulgou o mesmo aviso em relação aos populares modelos Galaxy.

Percorra a galeria e veja como desinfetar o seu telemóvel, passo a passo.

Palavras-chave

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Relacionados

Mais no portal

Inspirações

Paulo Pascoal: "Temos de deixar de ver os negros como 'os outros'"

Falámos com o ator Paulo Pascoal sobre o significado do assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, e o impacto que este teve (e continua a ter) em todo o mundo.

Lifestyle

Diz quem sabe: este caso real prova que é possível poupar no crédito habitação

Saiba como, através destas dicas.

Celebridades

Foi revelada a causa da morte de Gregory Tyree Boyce e da namorada

O ator de "Crepúsculo" e a companheira foram encontrados em casa, sem vida, no passado mês de maio.

Celebridades

Meghan reflete sobre as suas experiências com o racismo em vídeo de 2012

Num vídeo viral que ressurgiu online, Meghan, que é fruto de uma relação inter-racial, entra em detalhes sobre como o racismo a afetou pessoalmente.

Celebridades

Atores de "Glee" acusam Lea Michele de racismo durante as gravações

As denúncias são bastante explícitas e algo chocantes.

Beleza e Saúde

Maquilhadora de Kendall Jenner revela os segredos de beleza da modelo

Numa entrevista recente, Mary Phillips ensinou a recriar os momentos de beleza de uma das suas clientes mais famosas, Kendall Jenner.

Comportamento

Diz quem sabe: Vai ficar tudo bem no regresso à escola

Os conselhos de parental coach Carolina Vale Quaresma para esta nova fase.

Beleza e Saúde

Os 5 principais erros cometidos na utilização da máscara de proteção

Veja se está a fazer um uso correto deste produto que se tornou tão importante nas nossas vidas devido à atual pandemia.

Beleza e Saúde

Dois ingredientes, um tratamento incrível para a celulite e a retenção de líquidos

Está é daquelas dicas que vocês vão amar. Quer tenham retenção de líquidos ou celulite, esqueçam. Já foi!

Beleza e Saúde

Os 5 passos que todas as pessoas com pés bonitos seguem

Siga estas dicas e prepare as sandálias e os chinelos!

Lifestyle

Dia de Portugal assinalado com Maratona de Leitura d'Os Lusíadas

Uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II que pode ser assistida online.

Comportamento

Teletrabalho: saiba quantos colaboradores admitem ver conteúdos para adulto nos computadores profissionais

Uma análise à mudança de comportamentos e à dificuldade de separar a vida pessoal da laboral.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel