Quando o tema é saúde, não é de hoje que as notícias falsas parecem ganhar ainda mais força na sua circulação. 

Desde dezembro de 2019, quando o novo coronavírus foi descoberto e os primeiros casos foram registados na China, informações pouco fidedignas têm sido as grandes responsáveis por causar o pânico desmedido e a negligência em relação às medidas de prevenção para combater o surto. A começar pela definição de descrição dos coronavírus como “uma gripe forte”.

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), a definição correta é “uma família de vírus que podem causar infeções nas pessoas. Normalmente estas infeções afetam o sistema respiratório, podendo ser semelhantes à gripe ou evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia.”

Especificamente falando do novo coronavírus, designado SARS-CoV-2, a entidade diz que “nunca tinha sido identificado anteriormente em seres humanos” e a fonte de infeção é ainda desconhecida. A DGS acrescenta que a via de transmissão ainda está a ser investigada.

Os infetados costumam ter sintomas como tosse, febre e dificuldade respiratória. A intensidade desses sinais varia de pessoa para a pessoa, sendo que indivíduos com mais de 60 anos, pacientes com doenças crónicas e baixa imunidade formam o grupo de risco, ou seja, estão mais vulneráveis e podem ter complicações ao contrair o vírus.

Para esclarecer dúvidas sobre esta o novo coronavírus, que foi declarado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), separámos algumas notícias falsas que andam a correr o mundo.

1. Há um teste caseiro para fazer o diagnóstico

Um dos boatos fala sobre uma espécie de teste caseiro para determinar a contaminação: respirar fundo e  suster a respiração por mais de 10 segundos. Se a pessoa conseguir fazer isso sem tossir, não está infetada.

A desinformação ganhou tamanha proporção que a Organização Mundial de Saúde (OMS) se viu obrigada a desmentir a existência do teste, sendo que o porta-voz Tarik Jasarevic afirmou que não existem provas que corroborem a teoria. O único teste comprovadamente eficaz é realizado em hospitais públicos, privados ou em laboratórios autorizados.

3. O coronavírus causa pneumonia de imediato 

Relembramos que os principais sintomas do novo coronavírus costumam ser febre, tosse e dificuldade respiratória. Porém, não está comprovado que a doença causa imediatamente pneumonia. Em alguns casos, infecções, como pneumonia, podem aparecer, mas isso não é uma regra.

Também é importante sublinhar que existem casos assintomáticos. Aliás, segundo um estudo recente da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, os portadores sem sintomas são responsáveis por dois terços das infecções.

A DGS diz que o SNS24 (808 24 24 24) é o “contacto ideal para os casos suspeitos de COVID-19, porque encaminha os doentes para o local mais adequado”. Este é o contacto mais importante e organizado.

3. O vírus não resiste à temperatura de 26ºC ou 27ºC

Outra das supostas “informações importantes” que corre as redes sociais diz que o “o vírus exposto a uma temperatura de 26 a 27 °C morre”, pelo que se deve “evitar comer gelados ou pratos frios; os alimentos quentes são mais seguros, visto que o calor elimina o vírus”. 

Ester Sabino, a diretora do Instituto de Medicina Tropical, no Brasil, e uma uma das responsáveis por sequenciar o genoma do novo coronavírus, esclarece que o vírus tolera uma temperatura de pelo menos 36ºC no corpo humano. “Portanto, esta afirmação é falsa,” conclui, em ceclarações ao site G1.

Palavras-chave

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Relacionados

Mais no portal

Lifestyle

Um baralho de cartas determinará como será o seu treino

Conheça esta nova e divertida forma de fazer exercício fisico.

Celebridades

Cole Sprouse e Lili Reinhart estão separados

Após alguns altos e baixos na relação, os dois decidiram seguir caminhos distintos. Eis o motivo.

Celebridades

Jennifer Lopez e Alex Rodriguez partilham o treino que fazem em família

Com alguma criatividade, é possível recriá-lo em casa.

Inspirações

Oprah Winfrey não tem filhos, mas é mãe de centenas de meninas sul-africanas

A apresentadora canalizou o seu instinto maternal para outa missão: potencializar as capacidades de meninas carenciadas.

Lifestyle

É por isto que deve (mesmo) evitar deixar álcool gel no carro

Na pior das hipóteses, nem imagina o que pode acontecer.

Beleza e Saúde

Este tratamento caseiro para a celulite é "tiro e queda"

Além disso, só requer ingredientes que, provavelmente, já tem em casa.

Beleza e Saúde

É por este motivo que atrai tantos mosquitos

Não, não é impressão sua.

Lifestyle

É seguro arrendar um Airbnb para passar as férias?

Esclarecemos todas as suas dúvidas.

Beleza e Saúde

Este circuito de treino é perfeito para emagrecer em casa

Transforme a sua segunda-feira num dia de primeira!

Moda

15 calças leves para usar nas idas à praia

Ou nas noites de calor.

Beleza e Saúde

Eis os melhores produtos para cuidar da pele no verão

Aproveite os dias de calor em segurança.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel